fbpx

Da Flórida ao Havaí, 10 praias acessíveis para PCD’s nos Estados Unidos

Notícias

Por Felipe Alimari

Oi, pessoal! Para quem ainda não me conhece, meu nome é Luis Felipe Alimari e faço parte da equipe do PP. Hoje eu vim contar para vocês sobre as 10 praias acessíveis para PCD’s nos Estados Unidos.

Cadeira de rodas praia

Com a chegada do inverno no hemisfério sul, nada melhor do que dar uma escapadinha para o Hemisfério Norte. Aqui no PP tem diversas dicas de como acumular milhas e trocar por passagens aéreas e, para quem pretende fazer isso, trago hoje uma seleção de 10 praias acessíveis para PCD’s nos Estados Unidos.


Praias com acessibilidade nos Estados Unidos

Praia de Waikiki, Havaí

Oahu é uma das ilhas mais acessíveis do Havaí e quando se trata de seus destinos de praia, Waikiki é inigualável. Composto por algumas praias, incluindo Fort DeRussy Beach e Sans Souci Beach, este trecho de três km de costa tem uma mistura de trilhas pavimentadas, áreas com gramados, trechos de areia compactados e lagoas rasas artificiais.

Lá é possível reservar e alugar cadeiras de rodas anfíbias e aquela plataforma (Mobi-mats) que é tipo um tapete que facilita a circulação de cadeirantes como eu na areia. Estes equipamentos estão disponíveis para aluguel em locais ao redor da ilha, com a maioria delas permitindo que você utilize a cadeira de rodas por até duas horas gratuitamente.

Baía de Hanauma, Havaí

Formada dentro de um cone vulcânico, a Baía de Hanauma é um ecossistema marinho intocado repleto de peixes tropicais. Como é uma reserva natural protegida, os visitantes precisam reservar a entrada online (que custa cerca de US$ 25) com antecedência.

Só é permitida a entrada de um número muito limitado de pessoas por dia, então não fica aquela aglomeração. A água é super calma e, portanto, fácil flutuar na cadeira de rodas anfíbia sem ser sacudido pelas ondas. Embora não haja tapetes de acesso, as cadeiras de rodas de praia estão disponíveis gratuitamente e o bonde entre os níveis superior e inferior é acessível a cadeiras de rodas.

Huntington Beach, Califórnia

Os entusiastas do surf há muito se reúnem em Huntington Beach, em Orange County. Agora, a praia icônica está fazendo mudanças para se tornar ainda mais acessível, incluindo a estreia de seu primeiro programa de surf adaptável com o McKinnon Surf & SUP.

Um tapete de acesso (mobi-mat) de 45 metros de comprimento conecta uma trilha pavimentada ao oceano. O Mobi- mat permite que eu leve minha cadeira de rodas pessoal na praia e na água com meus amigos, sem despesas adicionais de alugar uma cadeira na praia.

Panama City Beach, Flórida

44 km de praias e abundante vida marinha, Panama City Beach é um dos destinos mais pitorescos da Costa Esmeralda da Flórida. Felizmente, é também um dos mais acessíveis. S. Andrews State Park é um dos meus lugares favoritos em Panama City Beach porque vários Mobi-mats estão disponíveis.

O parque também tem cadeiras de rodas manuais de praia gratuitas disponíveis para uso, incluindo cadeiras de rodas de praia anfíbias que podem rolar na areia ou flutuar na água. Também é possível alugar cadeira de rodas motorizada de praia da Beach Powered Mobility e rodar para cima e para baixo na praia de forma independente. É uma ótima sensação!

Costas do Golfo, Alabama

Com quatro esteiras de acesso na praia e planos para tornar sua passarela costeira ainda mais acessível com um calçadão de concreto de 6 metros de largura, a cidade de Gulf Shores está se aproximando de sua meta de acessibilidade completa. Gulf Shores certamente é um dos destinos de praia mais acessíveis dos EUA.

Cadeiras de rodas motorizadas de praia estão disponíveis para aluguel em algumas empresas diferentes, incluindo Beach Power Rentals , Sand Helper e Beach’N Buggy’s. Não há nada melhor do que ter total independência na areia.

Miami Beach, Flórida

Junto com banheiros acessíveis e caminhos Mobi-mat, Miami Beach oferece a opção de emprestar gratuitamente cadeiras de rodas motorizadas de praia (assim como cadeiras de rodas manuais) na sede da Ocean Rescue. Para aqueles (tipo eu 😊) que necessitam de ajuda extra para entrar na água, a Fundação Sabrina Cohen organiza o Adaptive Beach Days , um programa que oferece serviço completo de acesso ao oceano com a ajuda de funcionários treinados e voluntários, além de decks de acesso, cadeiras de rodas e outros equipamentos aquáticos adaptativos.

A organização está agora trabalhando no desenvolvimento de um centro de fitness e recreação adaptável de 83km quadrados na Collins Avenue, que será o primeiro de seu tipo na costa leste.

Hermosa Beach, Califórnia

Neste ano, a Hermosa Beach, com três quilômetros de extensão, em Los Angeles, tornou-se ainda mais acessível, com a instalação de mais dois Mobi-mats (na 2nd Street e 22nd Street), além do tapete de acesso existente na 11th Street. Esses caminhos nos levam bem perto da água. Cada vez mais praias no sul da Califórnia estão adicionando rampas acessíveis na areia.

Santa Mônica, Califórnia

Santa Monica é conhecida por ser uma cidade acesssível e sua principal praia, a Santa Monica State Beach, é uma extensão dessa acessibilidade. Existem vários caminhos acessíveis para a água descritos no mapa Accessible Santa Monica Beach.

O mapa também marca os locais de playgrounds acessíveis, banheiros públicos com barracas acessíveis, estacionamento acessível gratuito e cadeiras de rodas, que estão disponíveis para empréstimo gratuito em três locais do Perry’s Cafe na Ocean Front Walk.

Podermos pegar uma cadeira de rodas de praia em uma variedade de locais ao longo da costa faz toda diferença e mostra que toda a praia é realmente para todos. O Ocean Front Walk e o píer se torna de fácil acesso e muito divertido de curtir. As lojas e restaurantes da cidade são todos no nível da rua e fáceis de acessar.

Virginia Beach, Virgínia

Projetado intencionalmente para pessoas de todas as habilidades (com e sem deficiência), os recursos de acessibilidade de Virginia Beach vão além dos Mobi- mats e cadeiras de rodas de praia (embora também estejam disponíveis para empréstimo por ordem de chegada nas ruas 17 e 24 – gratuitamente).

Localizado na areia em frente ao Rudee Loop, o Grommet Island Park , o primeiro parque de diversões de praia do país, é totalmente acessível. Já a 10 minutos de carro, você chegará ao Camp Grom com tema de praia e com 70 hectares, um centro aquático e parque ao ar livre desenvolvido especificamente para crianças e adultos com diferentes habilidades físicas (com e sem deficiência). O interessante é que esta praia tem uma quantidade perfeita de coisas para fazer ao redor da área, além de uma trilha na praia que é acessível pra cadeirantes (uhuuu 😊).

Fora da praia, mas nas proximidades, você encontrará museus de arte, aquários e parques acessíveis a cadeiras de rodas também. O estacionamento é gratuito para nós PCD’s em qualquer local com parquímetro por até quatro horas e o VB Wave também oferece um serviço de transporte acessível ao longo da praia para a maioria das principais atrações.

Sebastian Street Beach, Flórida

Fort Lauderdale oferece quilômetros de praias, mas Sebastian State Beach, a praia LGBTQIAPN+ da cidade, é de longe a mais acessível para nós PCD’s o que a torna totalmente diversa e inclusiva.

Cadeiras de rodas de praia podem ser emprestadas gratuitamente diariamente das 10h às 16h30 no posto de salva-vidas, e possui um tapete de acesso que fornece um caminho para a costa. Estacionamento acessível e banheiros com chuveiros também estão disponíveis.


Comentário

Nos Estados Unidos, não há escassez de belas praias para escolher. Mas para PCD’s, mais específicamente para cadeirantes como é o meu caso ou qualquer pessoa com mobilidade reduzida, que utilize andador ou scooter, as opções geralmente são limitadas a alguns lugares que priorizam a acessibilidade. Felizmente, graças aos novos padrões arquitetônicos para espaços ao ar livre , esse cenário está se expandindo.

Nos últimos anos, mais praias públicas instalaram Mobi-mats (caminhos de lançamento portáteis que fornecem uma superfície suave e estável para cadeiras de rodas) e ofereceram cadeiras de rodas de praia com rodas maiores e mais largas que podem rolar facilmente pela areia e cadeira de rodas anfíbias.

Alguns destinos levaram as coisas a um passo adiante, oferecendo atrações adicionais, como playgrounds para todas as habilidades e programas de surf adaptáveis. Isto sim podemos chamar de praia acessível 😊

E aí, algum de vocês já foi ou vai para algumas destas praias? Comenta aqui embaixo!

Felipe Alimari
Instagram: @rodasvoadoras

Seguro Viagem
Seguro Viagem
4 pontos Livelo por real gasto + 25% de desconto!
Hotéis
Hotéis
5% de desconto + selos no Rewards em estadias até 31 de março de 2023!
Hotéis
Hotéis
8% de desconto em estadias até 31 de março de 2023!
Cartão Pão de Açúcar Itaú
Cartão Pão de Açúcar Itaú
Ganhe 1 ponto por R$ 1 gasto!
Gerencie suas Milhas
Gerencie suas Milhas
6 meses grátis do AwardWallet Plus para novos usuários!
Clube de Milhas
Clube de Milhas
Receba 1.000 milhas por mês + 7.000 milhas bônus na hora!
Ver todos os cupons

Baixe o app do Passageiro de Primeira

google-play
app-store

O maior portal de programas de fidelidade do Brasil.
Tudo sobre milhas e pontos, voos e salas VIP, hotéis e lazer, cartão de crédito e promoções.