fbpx

Dicas para ajudar quem tem medo de voar

Notícias

Por Equipe | Passageiro de Primeira

Muitas pessoas gostam de viajar, mas o fato de ter que voar as deixa apreensivas. Mas o medo de voar não precisa te impedir de conhecer o mundo, então trouxemos algumas dicas para ajudar quem fica ansioso ao entrar na aeronave.


Dicas para quem tem medo de voar

Confira abaixo as dicas para te ajudar a enfrentar o medo de avião:

  • Entenda seu medo

O que você sente é apenas uma insegurança ou é um pânico? Se for pânico e você não suporta nem pensar na ideia de embarcar em um avião, a coisa certa a fazer é procurar ajuda médica. Somente um profissional será capaz de te ajudar de uma forma eficiente.

Mas, se o que você sente é apenas um desconforto ou certa apreensão antes ou durante um voo, essas dicas podem te ajudar a se acalmar.

  • Entenda mais sobre o avião

Informar-se sobre o funcionamento de uma aeronave vai te ajudar a descobrir o quanto ela é segura.

Por exemplo: caso haja falha em algum sistema, sempre haverá um segundo para substituí-lo. Ou ainda, para que uma queda ocorra, é preciso que vários erros se alinhem, o que acontece muito raramente, em casos isolados.

Segundo dados da TAP, a probabilidade de ter um acidente de avião é muito baixa, atualmente na porcentagem de 0,000014 %, ou seja, bem baixa mesmo.

Além disso, a probabilidade de acidentes é maior durante decolagem e pouso do que durante o voo em si e, nestes casos, é sempre possível solucionar o problema de forma rápida e eficiente, contando ainda com os devidos equipamentos de segurança.

E o mais importante: turbulências são normais e não afetam em nada a segurança do voo, já que os aviões são feitos para suportá-las. Então, não precisa ter medo quando elas acontecem. A única recomendação é  estar com o cinto afivelado para não se machucar com os movimentos bruscos da aeronave.

Uma dica muito útil, para sentir menos medo durante voos turbulentos, é se sentar sobre a asa, que costuma ser a parte que menos balança durante as turbulências.

Vale lembrar ainda que as asas da aeronave balançam normalmente e que o motor diminui o ruído em alguns momentos durante a viagem. Não se preocupe.

  • Prepare-se para o voo

Deixar tudo organizado com antecedência evita estresse ou dor de cabeça na hora do embarque e pode te deixar mais tranquilo. Use roupas confortáveis e caso já tenha problemas com ansiedade tome os medicamentos indicados pelo seu médico ou faça exercícios para se acalmar.

Pensamentos positivos sempre ajudam. Então, concentre-se no momento de chegada e no seu objetivo com a viagem. Imagine quão incrível será os dias conhecendo um destino novo.

A alimentação antes do voo também é importante para evitar transtornos. Ingira comidas leves e beba bastante água para manter seu corpo hidratado. Antes de viajar, reduza o consumo de café, pois a cafeína pode aumentar a ansiedade.

Não deixe assuntos pendentes, resolva tudo o que for possível antes da viagem para poder ficar tranquilo e relaxar.

Descanse bem na noite anterior, mas não durma demais. Estar um pouco cansado pode te ajudar a dormir mais rápido quando entrar no avião, e a viagem vai passar mais rápido.

  • Escolha um bom assento

Se você tem medo de altura, a melhor maneira de conseguir um voo tranquilo é se sentando no corredor ou mantendo as janelas fechadas para não ter que lidar com a visão do mundo lá embaixo, minúsculo e bem distante dos seus pés. Ao sentar-se no corredor, você também tem mais tranquilidade para levantar para ir ao banheiro ou caminhar pela aeronave.

Mas se você fica mais tranquilo vendo a vista bonita lá de fora, escolher um assento na janela pode te ajudar a se distrair vendo as nuvens e paisagens.

  • Se distraia

Encontrar uma maneira de se distrair durante o voo pode ajudar o tempo a passar mais rápido e você nem lembrar do seu medo.

Conversar com os comissários de bordo, ler um livro, ouvir música, assistir a um filme ou série ou dormir podem ser ótimos passa-tempos. Assim, o voo vai passar mais rápido e você não vai ter tempo para se preocupar ou ficar alimentando o medo de que algo ruim possa acontecer.

Quando você se der conta, estará no aeroporto, esperando sua bagagem.

  • Evite bebidas alcoólicas

Algumas companhias vendem ou oferecem cerveja e vinho para seus passageiros, mas é melhor evitar este tipo de bebida. A pressão do ar dentro do avião potencializa os efeitos do álcool, fazendo com que a pessoa fique bêbada mais rapidamente. Isso pode causar um desconforto ainda maior, já que o passageiro que tem medo de voar estará ainda mais exaltado.

E em vez de relaxar, que é o propósito de quem vai bebericar algo dentro da aeronave, o viajante vai conseguir apenas se estressar ou causar constrangimento entre os demais passageiros.


Esperamos que essas dicas possam te ajudar a ficar mais tranquilo na hora de viajar. Você tem alguma outra dica para quem tem medo de voar?

Newsletter

O maior portal de Programas de Fidelidade do Brasil.
Tudo sobre milhas e pontos, avaliação de voos, salas vip, hotéis, cartão de crédito e promoções.