fbpx

El Al faz história e opera primeiro voo de Israel aos Emirados Árabes

Notícias

Por Equipe | Passageiro de Primeira

A El Al fez história ao operar, pela primeira vez, um voo comercial de Israel para os Emirados Árabes. A companhia israelense chegou ao “mundo árabe” após um acordo bilateral entre os dois países, que está muito próximo de ser selado.

Israel voo Emirados Árabes


Sobre a operação

O voo direto entre o Aeroporto Ben Gurion de Tel Aviv e a capital política dos Emirados Árabes Unidos, Abu Dhabi, levou uma delegação israelense e assessores do presidente dos EUA, Donald Trump, que intermediou o acordo de 13 de agosto. O conselheiro sênior de Trump, Jared Kushner, está entre as autoridades americanas na operação da El Al do dia de hoje, disse uma autoridade americana. Para celebrar a operação histórica, foi adesivado no Boeing 737-900ER da companhia israelense a palavra “paz” em hebraico, árabe e inglês.

A volta foi agendada para ocorrer amanhã terça-feira (01). O número da operação para o trecho de ida como “LY 971” e o trecho de volta como “LY 972”, uma referência aos respectivos códigos de país dos Emirados Árabes Unidos e Israel. “Na próxima semana, pela primeira vez, haverá um voo comercial para Abu Dhabi. É exatamente assim que é a iniciativa paz pela paz ”, tuitou o primeiro-ministro israelense Benjamin Netanyahu na sexta-feira.


Acordo entre Israel e Emirados Árabes

O acordo faz com que Israel renuncie, por enquanto, seus planos de anexar territórios palestinos, para se preocupar em melhorar seus laços com o restante do mundo árabe. O tratado, além de ser bom para os dois países, também pode ajudar no longo impasse que Israel possui com seus vizinhos, potencialmente levando outras nações árabes a seguirem o exemplo.

No entanto, este acordo ainda aguarda negociações sobre detalhes como a abertura de embaixadas, comércio e ligações de viagens antes de ser oficialmente assinado. Assim que for assinado, o acordo fará com que os Emirados Árabes seja o terceiro país árabe a estabelecer relações diplomáticas com Israel, junto com o Egito, que assinou um acordo de paz histórico em 1979, e Jordânia, que assinou um tratado em 1994.


Primeiro voo entre Israel e Emirados Árabes

Recentemente publicamos que a Israir era a mais cotada para iniciar os voos entre os dois países. Contudo, quem saiu na frente foi a El Al, a principal companhia aérea de Israel.  Apesar do voo histórico, a El Al não foi a primeira companhia a realizar uma operação entre os dois países. Ainda esse ano, a Etihad realizou um voo para Israel levando insumos médicos para a Palestina – território autônomo e que não possui um aeroporto próprio.

Newsletter

O maior portal de Programas de Fidelidade do Brasil.
Tudo sobre milhas e pontos, avaliação de voos, salas vip, hotéis, cartão de crédito e promoções.