fbpx

Embraer abre processo de arbitragem após rescisão de contrato da Boeing

Notícias

Por Equipe | Passageiro de Primeira

Após receber a notícia da rescisão de contrato da Boeing, a Embraer decidiu abrir um processo de arbitragem para evitar perdas de dinheiro devido à rescisão contratual. Apenas no ano passado, foi investido cerca de R$485 milhões para preparar a venda parcial da empresa à Boeing.

A Embraer está renegociando contratos com fornecedores e tem acordos com os sindicatos de trabalhadores sobre corte de jornada e salários, pretendendo economizar 1 bilhão de reais neste ano. O objetivo é preservar o caixa durante este período crítico e sem precedente.

A arbitragem é um mecanismo usado na solução de conflitos em negociações sem envolver a Justiça. O modelo é mais rápido e dispensa alguns protocolos do judiciário. Por exemplo, ao invés de um juiz, o processo é julgado por uma pessoa eleita pelos envolvidos e especialista na área, que no caso é a aviação.

Conforme apurado pelo G1, o CEO da Embraer, Francisco Gomes Neto, afirmou que a fabricante aérea brasileira segue atraente para outras empresas, mas deve focar inicialmente em uma reestruturação interna. “Nós vamos fazer primeiro a lição de casa, e nós precisamos de algum tempo para isso. Vamos pensar sobre próximos passos estratégicos para nossa aviação comercial”, disse ele.


Fato Relevante


O acordo entre as duas empresas havia sido firmado ainda no ano de 2018. Aliás, publicamos recentemente que, devido às restrições de viagens e a situação do mundo com o coronavírus, a Embraer solicitou que o acordo com a Boeing fosse postergado para um período mais propício. No entanto, a rescisão contratual feita pela fabricante americana pegou todos de surpresa, fazendo com que as ações da empresa brasileira caíssem em até 15%.

O presidente Jair Bolsonaro afirmou que o governo acompanha os desdobramentos do cancelamento do negócio entre a Boeing e Embraer. E que, caso for realmente desfeito, é possível que uma nova negociação seja iniciada – dessa vez com outra empresa.

Newsletter

O maior portal de Programas de Fidelidade do Brasil.
Tudo sobre milhas e pontos, avaliação de voos, salas vip, hotéis, cartão de crédito e promoções.