A Emirates está fazendo uma homenagem ao Dia Internacional do Café, destacando em sua página oficial a relação da bebida em seus voos. Na publicação, a companhia levantou dados sobre o volume consumido pelos passageiros, além da sua variedade.
Aceita um café?
Celebrando o Dia Internacional do Café em 1º de outubro, a Emirates liberou dados a respeito da variedade e volume consumidos pelos passageiros em seus lounges e voos. Ao todo, mais de 17 toneladas da bebida foram servidas durante o último ano, valor esse que se mantém na média anual de consumo.
A companhia também destaca a variedade servida em suas cabines. Considerados parte das refeições na Classe Econômica e na Premium Economy, cafés selecionados estão à sua disposição dos passageiros. Já quem voa na Business e First tem acesso a um menu inteiramente dedicado a cafés, podendo pedir a qualquer hora opções descafeinadas, cappuccino, iced Americano, espresso e macchiato, além do café Árabe com açafrão e cardamomo. Entusiastas de café podem apreciar um affogato al café – café quente sobre sorvete gelado – como sobremesa.
A Emirates também aproveitou para enaltecer sua parceria com a iniciativa Coffee Planet, dos Emirados Árabes Unidos, responsável por criar cafés dedicados a ocasiões especiais. Fornecendo grãos de 23 países, é a responsável pela elaboração de drinks para o Natal e Dia dos Namorados nos voos, como o rose-kissed mocha e o orange crush latte.
No lounge da Primeira Classe no Aeroporto Internacional de Dubai, há uma seção especial para a bebida onde visitantes podem escolher entre uma variedade de três blends preparados por baristas. Cada mistura contém uma variedade de aromas, acidez e amargor, e o time de solo foi treinado para sugerir o melhor deles após compreender o gosto pessoal de quem irá beber.
A seleção muda a cada dois meses para que viajantes frequentes possam experimentar variedades do mundo inteiro em sua época específica. Na seleção, destaca o café Brasileiro Vale do Sol e seu corpo médio com aromas frutados, acidez cítrica e notas de amêndoas, baunilha, chocolate e grapefruit. Destaque também para o Colombiano Huila Belavista, o Nyagishiru, do Burundi e o Costa Coffee, dos Emirados Árabes Unidos.
Comissários de bordo com treinamento em café
A Emirates também aproveita para ressaltar a capacitação especializada em cafés que seus comissários de bordo recebem durante o treinamento, onde aprendem sobre origens, diferentes blends e como preparar a bebida perfeita para cada passageiro. Em sessões práticas, a cabin crew aprende a apresentar e servir cada tipo específico de café e são assessorados na preparação do tradicional Café Árabe. Além disso, a qualidade da água usada para o preparo da bebida é constantemente monitorada.
Comentário
É raro ter acesso a dados de consumo de passageiros em companhias aéreas e números assim sempre despertam a curiosidade da comunidade de entusiastas da aviação. Tratando-se de uma companhia que se esforça para ter o café como item importante na criação de sua cadeia de valor à bordo, é interessante ter noção da escala utilizada.
Alguém aqui é apreciador de café e gosta de saber sobre estas curiosidades? Para ter acesso à matéria completa, acesse o site da Emirates.