A Emirates acaba de anunciar o lançamento de “L’art du vin”, cursos personalizados sobre vinhos voltados para a tripulação de cabine. O intuito é aprimorar a experiência a bordo, onde os tripulantes convidam os clientes para degustar a coleção de vinhos da companhia aérea. Veja mais a seguir!
Aprendizado sobre vinhos
Com intenção de elevar a experiência com os vinhos oferecidos a bordo, a Emirates lançou os cursos personalizados “L’art du vin”, voltados para sua tripulação de cabine, como uma forma de aumentar o conhecimento sobre o programa de vinhos da companhia.
Os conteúdos foram projetado pela equipe de treinamento da tripulação da Emirates e lançados oficialmente em junho desse ano, no Emirates Cabin Crew Training College em Dubai. Eles foram realizados em uma sala de aula específica que reproduz o ambiente de um lounge sofisticado.
A sala conta com música ambiente e iluminação específica, além de champanhes, vinhos, taças e uma seleção de livros sobre enologia e viticultura. A equipe é convidada a se sentar no bar em formato de ferradura, inspirado no lounge da aeronave A380 da Emirates, para começar a experiência de aprendizado.
Cada curso leva até 8 horas em sala, que é complementado por estudos em casa, usando um aplicativo interativo com aulas detalhadas sobre degustação. Em cada nível do curso, a tripulação de cabine da companhia prova a seleção oferecida a bordo.
Os participantes recebem um certificado após concluírem o curso, e podem se candidatar ao próximo nível durante a carreira na Emirates. Os cursos são comandados por um grupo de membros da tripulação de cabine considerados embaixadores do vinho, com certificações oficiais WSET níveis 2 e 3 fornecidas pelo The Wine & Spirit Education Trust.
Segundo a empresa, mais de 1.000 tripulantes já concluíram ao menos um dos cursos, e a pretensão é de fornecer os treinamentos para mais de 22 mil pessoas até 2026.
Um curso para cada nível de experiência
São três cursos intensivos de vinho adaptados a diferentes níveis de conhecimento, e cada um deles conta com suporte para vários níveis de conhecimento e experiência. Conheça mais sobre:
- L’art du vin – Introdução: voltado para a tripulação de cabine recém recrutada, e abrange o investimento da Emirates em vinhos, fatos sobre eles, seu processo de fabricação e, claro, degustação de vinho branco e tinto, além de uma introdução aos espumantes. O curso também ensina a recomendar e servir os vinhos;
- L’art du vin – Business Class: o público-alvo são os membros da equipe de cabine mais experientes, que primeiro provam águas saborizadas para aprender a reconhecer acidez, secura, doçura e sabor frutado, para depois saberem sobre as diferenças entre a polpa e a casca da uva. Eles também aprendem sobre a adega da Emirates, as regiões vinícolas do mundo, como o clima afeta a bebida, e exploram os principais vinhos tintos e brancos da Emirates.
- L’art du vin – First Class: o conteúdo se baseia no conhecimento adquirido no módulo anterior, e oferece uma imersão mais profunda no mundo dos vinhos Premier e Grand Cru Classè. O curso se concentra na classificação de Bordeaux de 1855, com aulas detalhadas sobre as propriedades da classe premier cru, e os vinhedos Grand Cru da Borgonha, mas vai além dos dois, explorando vinhos icônicos do mundo todo. A tripulação aprende sobre as principais produções da Espanha, Itália e Califórnia, além de ter uma introdução sobre o champanhes refinados e vinhos do Porto vintage envelhecidos.
Com o curso, os tripulantes aprendem sobre o equilíbrio complexo entre acidez, salinidade, doçura e umami, além de aprender a recomendar aos viajantes o vinho perfeito para acompanhar cada tipo de queijo.
Vinhos especiais em cada cabine da Emirates
Os passageiros da Primeira Classe da Emirates contam com grande variedade de vinhos vintage a bordo, de regiões famosas da França, Austrália, Espanha, Itália e Estados Unidos. Em rotas selecionadas, é possível provar vinhos como Louis Latour Chevalier-Montrachet Grand Cru Les Demoiselles 2014, M. Chapoutier Ermitage Rouge Le Pavillon 2012, Penfolds Yattarna Chardonnay 2019, Vega Sicilia Unico 2006 Ribera del Duero, Ornellaia – Bolgheri Tuscany 2012 e Opus One Napa Valley 2012.
Para quem voa na Classe Executiva, há diversos Bordeaux maduros da safra 2009, incluindo les Tourelles de Longueville 2009 nas rotas no Reino Unido e nas Américas, Sociando-Mallet 2009 nas rotas na Europa, Château Lagrange 2009 nas rotas no Oriente Médio e Larrivet Haut-Brion 2009 nas rotas no Extremo Oriente. A companhia adquire vinhos da Borgonha, como Chassagne-Montrachet, Saint-Aubin e Pouilly-Fuissé, e Chablis Premier Cru de uma variedade de produtores. Além disso, há os espanhóis como o Crognolo 2021, e o Terre à Terre Cabernet-Shiraz, da Austrália, servidos em voos selecionados.
Já a Premium Economy recebe uma seleção de espumantes vintage, vinho tinto premium e vinho branco premium, incluindo Chablis 2022 de Albert Bichot, Woodcutters Shiraz 2021 de Torbreck em Barossa e Domaine Chandon 2017, um espumante exclusivo.
Para fechar, na Classe Econômica da Emirates podem ser encontrados um vinho tinto e um branco. Passageiros de todas as rotas podem provar o Penfolds Koonunga Hill Shiraz Cabernet 2021, e com as adições recentes, há também vinhos AOP e Biodinâmicos de Chapoutier, Domaines Baron de Rothschild, um Sauvignon Blanc da África do Sul campeão de sustentabilidade da Gabb Family e um vinho tinto Cabernet Sauvignon Antinori Santa Cristina.
Se você quer saber quais os vinhos fornecidos em seu voo, confira no site da companhia aérea.
Comentário
A Emirates mostra que está sempre investindo em formas de tornar o seu atendimento ainda melhor. Dessa vez, a tripulação terá mais conhecimento sobre o mundo dos vinhos, conseguindo recomendar o melhor tipo para cada passageiro, além de auxiliar na harmonização. Isso, sem dúvidas, faz com que a experiência em voo seja ainda mais enriquecedora.
E você, gosta de vinho? Pretende voar com a Emirates? Acesse o site da companhia para comprar suas passagens.