fbpx

Etihad opera o primeiro voo regular de passageiros entre os Emirados Árabes e Israel

Notícias

Por Equipe | Passageiro de Primeira

A Etihad Airways lançou oficialmente seu serviço de voos regulares entre Abu Dhabi e Tel Aviv. A primeira operação ocorreu no começo desta semana e é fruto de um acordo de paz, desenvolvimento e cooperação estabelecido entre os Emirados Árabes e Israel, assinado no ano passado.

Etihad Jerusalém


Primeira operação do serviço

O voo EY598, operado pelo o Boeing 787, saiu do Aeroporto Internacional de Abu Dhabi na manhã desta terça-feira (6) às 10h05 (horário local). A bordo do voo estava uma delegação diplomática e econômica em representação dos Emirados Árabes Unidos. A delegação inclui Mohamed Al-Khaja, o primeiro Embaixador dos Emirados Árabes Unidos em Israel, Eitan Nae’eh, Chefe da Missão de Israel nos Emirados Árabes Unidos, e Tony Douglas, CEO do Grupo Etihad.

A aeronave pousou no Aeroporto Ben Gurion às 12h30 (horário de Israel) e foi recebido com o tradicional batismo com jatos de água. Após isso, foi feita uma recepção de boas-vindas, com discursos proferidos pelo Embaixador dos Emirados Árabes Unidos em Israel, CEO do Grupo Etihad, e Shmuel Zakay, CEO do Aeroporto Internacional Ben Gurion. Veja o percurso do Dreamliner da Etihad no Flightradar24:

EY598

Para Tony Douglas, CEO do Grupo Etihad, a operação marcou um feito extremamente importante na história da companhia, com o primeiro voo regular para Israel. “Hoje é um momento extremamente importante na história da Etihad, pois operamos nosso primeiro voo comercial programado para Tel Aviv. No ano passado, testemunhamos os Emirados Árabes Unidos e Israel fazerem história ao assinarem os Acordos de Abraão, e estamos extremamente entusiasmados com as oportunidades que isso representa para a Etihad e nossa casa, Abu Dhabi”.


Mais detalhes da rota

A Etihad oferecerá, inicialmente, dois voos semanais entre Abu Dhabi e Tel Aviv. O voo de volta, EY599, conectará passageiros de Tel Aviv a Abu Dhabi, que não precisarão mais ficar em quarentena na chegada, agora que Israel foi adicionado à lista verde de Abu Dhabi. Além de se conectar aos Emirados Árabes Unidos, os passageiros que viajam de Tel Aviv podem aproveitar os voos de conexão para 35 destinos em todo o mundo, incluindo as principais cidades da Ásia e a Austrália.

A rota será operada por uma das aeronaves carro-chefe da Etihad, o Boeing 787-9 Dreamliner. Com 290 assentos – 28 suítes na Classe Executiva e 262 na econômica, o Dreamliner apresenta o renomado sistema de entretenimento eletrônico da Etihad e rede de conectividade Wi-Fly a bordo.

Além disso, a Etihad e a companhia aérea nacional de Israel, El Al, irão operar as rotas em conjunto. As companhias assinaram um Memorando de Entendimento em novembro de 2020 cobrindo codeshare nas operações uns dos outros, uma ligação de passageiro frequente e cooperação em carga, treinamento e serviços de manutenção.


Apesar do voo marcar história por ser o primeiro voo regular entre os dois países, o primeiro voo de passageiros entre as nações aconteceu no ano passado, em comemoração ao Acordo de Abraão. Junto com a operação, também no ano passado, a Etihad pousou em Tel Aviv para levar suprimentos e insumos médicos para a prevenção da COVID-19 aos moradores da região da Palestina.

Baixe o app Passageiro de Primeira

google-play
app-store

O maior portal de Programas de Fidelidade do Brasil.
Tudo sobre milhas e pontos, avaliação de voos, salas VIP, hotéis, cartão de crédito e promoções.