A Etihad Airways divulgou as fotos de seu novo 787-9 Dreamliner com as cores do Manchester City. A pintura especial é uma forma de homenagear a década de parceria (muito bem sucedida) entre a companhia aérea e o time de futebol.
Dreamliner com as cores do Manchester City
A aeronave foi entregue à Etihad em Abu Dhabi na última sexta-feira (18), antes de seu voo inaugural para o Aeroporto de Manchester, na segunda (21). Ao aterrissar na cidade inglesa, a aeronave foi recebida pelo COO do City, Omar Berrada, pelas lendas do clube Joleon Lescott e Karen Bardsley, pelo ponta-esquerda alemão Leroy Sané e um dos integrantes da dupla de mascotes do time, a Moonbeam. Além disso, passageiros que voaram no voo comemorativo receberam vários produtos do Manchester City.
O jato conta com a classe executiva (chamada de Business Studio) que oferece acesso direto ao corredor e camas flatbed. Veja abaixo o Dreamliner personalizado:
Parceria da Etihad com o Manchester City
Apesar de ser estranho ver a companhia aérea sem o dourado estampando suas aeronaves – como é o tradicional – é a segunda vez que a Etihad muda suas cores pelas cores dos citzens, apelido do clube inglês. No começo da parceria, ainda em 2011, ela trocou a pintura justamente para celebrar o início da união entre as duas marcas. Na ocasião, a aeronave escolhida foi o A330-200, que ficou apelidado de Blue Moon Rising.
Desde que patrocina o Manchester City, a Etihad conseguiu bastante destaque, ora pelo sucesso do time, ora pelo naming rights do estádio do clube inglês: que mudou de City of Manchester Stadium, para Eithad Stadium.
Na verdade, não é nenhum absurdo dizer que a parceria foi excelente para ambos os lados, pois, com a entrada de dinheiro árabe, os citzens conseguiram uma ascensão jamais vista na história do clube, conseguindo vencer títulos importantes, mas também duelar de igual para igual com seu maior rival – o multi-campeão Manchester United.
Há quem diga que o Sheik Mansour, proprietário da empresa que gerencia o clube inglês – City Football Group – e principal responsável pela parceria com a companhia aérea, é o segundo maior ídolo do Manchester City, atrás apenas dos irmãos Gallagher – da antiga banda de rock Oasis.
Brincadeiras à parte, é quase irrevogável que a união com o mundo árabe – seja pelo dono, ou pela patrocinadora – foi providencial para tirar a equipe de um limbo e a colocar na primeira prateleira do futebol mundial. Desde que foi comprado, em 2008, a equipe venceu quatro Premier League (nome dado ao campeonato inglês), sendo a primeira conquista da história do clube em 2011, no início da parceria com a Etihad; além de um título da FA Cup (Copa da Inglaterra), o que não acontecia desde 1969 e quatro Copas da Liga Inglesa, que a equipe não vencia desde 1975. Portanto, em dez anos de parceria, o City saiu de uma fila de títulos imensa e passou a ser vitrine mundial, como é chamado clubes de futebol conhecidos no mundo todo.
Com bastante visibilidade e com seu logo estampando o uniforme e o estádio do clube, a Etihad também viu suas ações subirem, enquanto o Manchester City conquistava troféus. Para o diretor comercial da Etihad é uma questão de orgulho mudar as cores de seu Dreamliner, para homenagear o clube de futebol. “Ao celebrarmos uma década dessa parceria de sucesso, estamos orgulhosos de ver as cores do Manchester City enfeitar nossas pistas e céus. Esta pintura presta homenagem às incríveis realizações do clube dentro e fora do campo”, disse ele.
Pintura especial em outras aeronaves
Da mesma forma que a Etihad mudou suas cores em homenagem ao City, a Emirates, outra companhia árabe também prestou homenagem a um clube inglês. Patrocinando o Arsenal, que tem sede em Londres, desde 2007, a companhia aérea viu no esporte, uma maneira de alavancar seus negócios. Tal qual a Etihad, a Emirates também estampa a camisa do clube inglês e detém o naming rights do estádio: Emirates Stadium.
A diferença que fica, é que, ao contrário da Etihad, a Emirates não mudou as cores de sua aeronave.
Como voar no Dreamliner personalizado?
Mesmo sendo uma homenagem, a Etihad disse que pretende utilizar a aeronave em suas rotas comerciais – não indo apenas a Manchester. A ideia é utilizar o avião em destinos como Jordânia, Espanha, Indonésia e China.
A companhia, bem como o clube esportivo, lançaram um sorteio em suas redes sociais onde pedem que seus seguidores publiquem fotos do avião com a hashtag #EtihadMCFC787. Se sorteado, o contemplado ganhará passagens para Abu Dhabi, país sede da Etihad, ou ingressos para assistir o Derby de Manchester, que ocorrerá no dia 7/12.
O que você acha de pinturas especiais em aeronaves?