fbpx

EUA passa a exigir informações de redes sociais durante a solicitação de visto

Notícias

Por Lorenzo Firmino

O Governo dos Estados Unidos lançou um novo campo no formulário para pedido de visto. Agora o candidato precisará não apenas informar suas contas de redes sociais atuais, como também as que foram usadas nos últimos cinco anos.

O formulário para a solicitação de visto já vem com os campos de algumas redes sociais específicas, mas o candidato poderá informar também endereços de outras plataformas.


Sobre a solicitação

O Governo considera que a obtenção de informações de redes sociais dos solicitantes de visto é vital para excluir terroristas e pessoas que ameaçam à segurança pública. É esperado que a medida fortaleça o processo de verificação e confirmação da identidade do usuário, afetando 14 milhões de pedidos de visto temporário e 710 mil definitivos. Vistos diplomáticos e oficiais são as únicas excessões.

Além de redes sociais, o Governo solicitará também:

  • endereços de e-mail*
  • número de telefone*
    *usados nos últimos cinco anos.

Embora a medida venha sendo bastante comentada na internet e pela mídia mundo afora, o pedido pelo endereço de redes sociais durante o processo de solicitação de visto não é algo novo. Cerca de 65 mil pessoas já informavam seus endereços de redes sociais anualmente. Porém, tais informações eram exigidas apenas para quem já havia viajado para áreas com alto grau de atividade terrorista. Agora as informações são exigidas para todos.


Novo Formulário

O formulário para a solicitação do visto foi atualizado com o tópico “Social Media”.


Comentário

Compartilhar informações sobre suas redes sociais é algo que te deixa desconfortável? Qual a sua opinião sobre o assunto?

Com informações Engadget, Associated Press.

Newsletter

O maior portal de Programas de Fidelidade do Brasil.
Tudo sobre milhas e pontos, avaliação de voos, salas vip, hotéis, cartão de crédito e promoções.