França proíbe voos domésticos de curta duração

Notícias

Por Igor Tonetti

De acordo com um decreto publicado nesta última terça-feira (23), o governo francês está proibindo voos domésticos de curta distância. A mudança é devido a uma medida de combate às mudanças climáticas e afetará principalmente as rotas entre Paris e cidades como Bordeaux, Lyon e Nantes. A proibição, no entanto, não afeta os voos de conexão.


Proibição dos voos domésticos

Com a proibição, ficam afetadas as viagens de curta duração cujo trajeto pode ser feito de trem em uma duração de até duas horas e meia. A lei ainda especifica que os serviços ferroviários nas rotas devem ser frequentes, permitindo que os passageiros passem pelo menos oito horas no destino, tendo demanda o suficiente para atender às necessidades dos passageiros.

A lei entrou em vigor dois anos depois que os parlamentares votaram pelo fim das rotas. Essa medida havia sido publicada em 22 de agosto de 2021, prevista pela Lei do Clima, mas foi suspensa enquanto a Comissão Europeia realizava uma análise para o setor aéreo, solicitada pelas empresas aéreas para conferir a legalidade da proibição.

A Convenção dos Cidadãos sobre o Clima da França, que foi criada pelo presidente Emmanuel Macron em 2019 e incluiu 150 membros, propôs o cancelamento de viagens de avião onde existiam viagens de trem de menos de quatro horas. Contudo, após objeções de algumas regiões francesas, bem como do Grupo Air France-KLM, fez com que apenas os voos domésticos de até 2 horas e 30 minutos de duração fossem afetados.

Vale ressaltar que a iniciativa é uma tentativa de reduzir as emissões de carbono. Segundo o grupo UFC-Que Choisir, que reúne consumidores franceses, os aviões emitem 77 vezes mais gás carbônico por passageiro que um trem de alta velocidade. A estimativa foi baseada na capacidade de transporte de cada modal.


O que você achou da medida?

Clube Smiles
Clube SmilesReceba até 330.000 milhas em 12 meses + benefícios exclusivos para viajar!
Grupos de Alerta do PP
Grupos de Alerta do PPReceba alertas de passagens aéreas no seu WhatsApp!
Clube Livelo
Clube LiveloAssine o Clube Classic e ganhe 2.000 pontos em 10 parcelas de 200 pontos
Clube LATAM Pass
Clube LATAM PassReceba 1.000 pontos por mês + até 10% de bônus em parceiros
Seguro Viagem
Seguro ViagemAté 69% de desconto na contratação do seu seguro viagem!
Ver todos os cupons

Baixe o app do Passageiro de Primeira

google-play
app-store

O maior portal de programas de fidelidade do Brasil.
Tudo sobre milhas e pontos, voos e salas VIP, hotéis e lazer, cartão de crédito e promoções.