Se você é um viajante com o Global Entry, agora pode se beneficiar de uma opção semelhante no Canadá chamada Verified Traveller. Este programa facilita a entrada no país para viajantes, oferecendo um processo de inspeção mais ágil e eficiente. Assim como o Global Entry nos Estados Unidos, o Verified Traveller visa reduzir o tempo de espera nas imigrações e tornar a experiência de viagem mais tranquila. Saiba mais nesta matéria!
Programa Verified Travellers
O programa se assemelha ao Global Entry, onde beneficia passageiros com voos frequentes ao Canadá. Com ele, o viajante recebe uma série de benefícios, dentre eles menos burocracia na hora de passar pelo raio-x, agilizando o processo na entrada ao país canadense.
Agora, o programa adicionou portadores do Global Entry como um dos grupos permitidos para usufruir do benefício. Além dos portadores do Global Entry, o serviço também está disponível para os seguintes grupos:
- Membros do programa NEXUS;
- Membros das Forças Armadas Canadenses e do Exército dos EUA (incluindo reservistas) , todos com identificação válida (não é necessário uniforme);
- Tripulação aérea canadense (uniforme) e trabalhadores do aeroporto com RAIC, e tripulação aérea internacional (uniforme) com identificação válida;
- Oficiais da Polícia Montada Real Canadense (RCMP), policiais e agentes canadenses com distintivo e identificação com foto adequada.
Benefícios do Verified Travellers
Portadores do Verified Traveller possuem os seguintes benefícios:
- Possibilidade de levar líquidos, aerossóis e géis permitidos direto na sua bagagem de mão;
- Possibilidade de utilizar sapatos, cintos, jaquetas leves e chapéus na entrada;
- Deixar laptops e eletrônicos na sua bagagem de mão.;
- Acompanhantes com até 17 anos e a partir de 75 anos recebem o benefício se viajando junto de um Verified Traveller;
- Manter itens pequenos nos bolsos.
Vale lembrar que os itens não permitidos e proibidos precisam ser submetidos a um detector de metais ou um scanner de corpo inteiro. Os seus objetos pessoais serão examinados por raio-X e além disso, é possível que você seja submetido a procedimentos adicionais.
Você pode ser desviado aleatoriamente para uma fila de triagem regular, como parte da estratégia multicamadas da CATSA para triagem de segurança.
Como solicitar o Verified Traveller?
Se você possui o Global Entry, não haverá necessidade de solicitar o Verified Traveller ao chegar no Canadá. Você precisa apenas portar seu cartão do GE para acessar a fila exclusiva de entrada.
Se você estiver viajando sem o comprovante do Global Entry, não poderá usufruir do benefício.
Em quais aeroportos o Verified Traveller está disponível
O Verified Travellers está disponível nos seguintes aeroportos:
- Aeroporto Internacional de Calgary – Voos Domésticos C
- Aeroporto Internacional de Edmonton – Doméstico/Int’l
- Aeroporto Internacional de Halifax Stanfield – Doméstico/Int’l – 6h30 às 10h30 e 14h30 às 18h30
- Aeroporto Internacional de Montreal-Trudeau – Doméstico/Int’l
- Aeroporto Internacional de Ottawa – Doméstico/Int’l – 4h00 às 8h00 e 14h30 às 18h30
- Aeroporto Internacional Toronto Pearson – T1 Nível Doméstico 3
- Aeroporto Internacional Toronto Pearson – T3 Doméstico
- Aeroporto Internacional de Vancouver – E-Estados Unidos – piloto
- Aeroporto Internacional de Vancouver – Ponto de Segurança 3 – Canadá
- Aeroporto Internacional James Armstrong Richardson de Winnipeg – Doméstico/Int’l
O que é o Global Entry?
O Global Entry é um programa que torna mais fácil o acesso aos Estados Unidos para passageiros selecionados. O processo torna possível que as pessoas passem pelo controle migratório nos Estados Unidos de forma muito mais rápida, sem a necessidade de esperar tanto tempo para ter a entrada autorizada.
Temos um guia completo contendo todas as informações sobre o funcionamento do programa. Para obter informações adicionais, acesse este link.
Como funciona o programa
Uma vez aprovado e após passar por entrevista, o controle de acesso nos Estados Unidos pode ser feito em totens de autoatendimento, por meio de quiosques automáticos, sem contato com agente de imigração, evitando a necessidade de passar por fila de controle migratório. Lembrem-se de não confundirem com os totens já disponíveis para todos os brasileiros/passageiros, mas que apenas substitui o preenchimento de formulário de entrada – são duas coisas diferentes.
O viajante apresenta o passaporte, tem a impressão digital escaneada e preenche a declaração alfandegária. Feito isso, o totem emite um recibo e direciona a pessoa diretamente para o local de retirada de bagagem e saída do aeroporto. O Global Entry tem a validade de 5 anos.
No entanto, vale lembrar que o programa não dispensa a necessidade de um visto americano, ele apenas facilita o acesso na chegada em aeroportos que contam com o serviço, excluído a obrigação de passar por um oficial de imigração. De toda forma, o governo dos Estados Unidos ainda destaca que mesmo assim, pode haver controle aleatório.
Para saber como aplicar ao Global Entry acesse esta matéria.
Comentário
O programa “Verified Traveller” é uma grande vantagem para quem viaja frequentemente ao Canadá, oferecendo uma inspeção mais eficiente e menos demorada.
Você possui o Global Entry? Vai utilizar o serviço similar ao viajar para o Canadá?