fbpx

Grupo IAG está muito próximo de cancelar a aquisição da Air Europa

Notícias

Por Equipe | Passageiro de Primeira

O International Airlines Group (IAG), grupo detentor da British Airways e Iberia, está em negociações avançadas para cancelar a aquisição da Air Europa, que pertence a empresa espanhola Globalia.

Air Europa Boeing 787-9

De acordo com o diretor financeiro do IAG, Stephen Gunning, em um arquivamento na bolsa de valores de Madri, as empresas estão muito próximas de “melar” o negócio. “O International Airlines Group e a Globalia confirmam hoje que estão em uma fase avançada de negociações para cancelar o acordo”.

Os dois lados haviam acordado com a compra, com valores em torno de 1 bilhão de euros, conforme publicamos em novembro de 2019. O valor foi reduzido para 500 milhões de euros após a realidade do setor de viagens com a pandemia COVID-19 – enquanto a Autoridade de Concorrência e Mercados (CMA) também disse que examinaria a transação.


Sobre o antigo acordo

O IAG planejava adquirir a totalidade do capital social emitido da companhia aérea com sede na Espanha por meio de sua subsidiária Iberia. Quando anunciado, a transação tinha como intuito estabelecer uma série de mudanças, como por exemplo:

  • Transformar o hub da IAG em Madrid em um verdadeiro rival dos quatro maiores centros da Europa: Amsterdã, Frankfurt, Londres Heathrow e Paris Charles De Gaulle.
  • Restabelecer o IAG como líder na Europa altamente atraente para o mercado da América Latina e Caribe.
  • Oferecer um potencial de sinergia significativo em termos de custo e receita.
  • Acréscimo de EPS no primeiro ano completo e acréscimo ao retorno do capital investido do IAG até o quarto ano após a conclusão.

Mesmo com a compra e com as mudanças propostas, a Air Europa iria seguir operando sob seu nome, sem planos de mudar de identidade. De acordo com o portal Breaking Travel News, em um novo acordo, o IAG supostamente ofereceu desistir de 13 rotas de curto e médio curso e duas rotas de longo curso nos aeroportos de Madrid e Barcelona em resposta a preocupações com a concorrência.

Aparentemente isso não foi suficiente para amenizar as preocupações dos reguladores e o negócio chegou ao fim. O Grupo IAG ainda disse que vai informar seus acionistas e o restante do público “em breve”.

Hotéis com Desconto + Selos
Hotéis com Desconto + Selos
5% de desconto + selos no Rewards em estadias até 31 de março de 2023!
Hotéis com Desconto
Hotéis com Desconto
8% de desconto em estadias até 31 de março de 2023!
Seguro Viagem com Pontos e Desconto
Seguro Viagem com Pontos e Desconto
4 pontos Livelo por real gasto + 70% de desconto!
Clube de Milhas
Clube de Milhas
Receba 1.000 milhas por mês + 7.000 milhas bônus na hora!
Compras com Desconto
Compras com Desconto
5% de desconto em itens vendidos e entregues pelo Magalu!
Gerencie suas Milhas
Gerencie suas Milhas
6 meses grátis do AwardWallet Plus para novos usuários!
Ver todos os cupons

Baixe o app Passageiro de Primeira

google-play
app-store

10 anos! O maior portal de Programas de Fidelidade do Brasil.
Tudo sobre milhas e pontos, avaliação de voos, salas VIP, hotéis, cartão de crédito e promoções.