O International Airlines Group (IAG), grupo detentor da British Airways e Iberia, está em negociações avançadas para cancelar a aquisição da Air Europa, que pertence a empresa espanhola Globalia.
De acordo com o diretor financeiro do IAG, Stephen Gunning, em um arquivamento na bolsa de valores de Madri, as empresas estão muito próximas de “melar” o negócio. “O International Airlines Group e a Globalia confirmam hoje que estão em uma fase avançada de negociações para cancelar o acordo”.
Os dois lados haviam acordado com a compra, com valores em torno de 1 bilhão de euros, conforme publicamos em novembro de 2019. O valor foi reduzido para 500 milhões de euros após a realidade do setor de viagens com a pandemia COVID-19 – enquanto a Autoridade de Concorrência e Mercados (CMA) também disse que examinaria a transação.
Sobre o antigo acordo
O IAG planejava adquirir a totalidade do capital social emitido da companhia aérea com sede na Espanha por meio de sua subsidiária Iberia. Quando anunciado, a transação tinha como intuito estabelecer uma série de mudanças, como por exemplo:
- Transformar o hub da IAG em Madrid em um verdadeiro rival dos quatro maiores centros da Europa: Amsterdã, Frankfurt, Londres Heathrow e Paris Charles De Gaulle.
- Restabelecer o IAG como líder na Europa altamente atraente para o mercado da América Latina e Caribe.
- Oferecer um potencial de sinergia significativo em termos de custo e receita.
- Acréscimo de EPS no primeiro ano completo e acréscimo ao retorno do capital investido do IAG até o quarto ano após a conclusão.
Mesmo com a compra e com as mudanças propostas, a Air Europa iria seguir operando sob seu nome, sem planos de mudar de identidade. De acordo com o portal Breaking Travel News, em um novo acordo, o IAG supostamente ofereceu desistir de 13 rotas de curto e médio curso e duas rotas de longo curso nos aeroportos de Madrid e Barcelona em resposta a preocupações com a concorrência.
Aparentemente isso não foi suficiente para amenizar as preocupações dos reguladores e o negócio chegou ao fim. O Grupo IAG ainda disse que vai informar seus acionistas e o restante do público “em breve”.