fbpx

Grupo Lufthansa e Grupo MSC fazem proposta de aquisição da ITA Airways

Notícias

Por Equipe

A ITA Airways, companhia aérea estatal italiana que substituiu a Alitalia, recebeu uma proposta de compra do Grupo Lufthansa e do Grupo MSC. O interesse de compra foi publicado pela própria ITA no início dessa semana.

ITA Airways A320 Paolo Rossi

De acordo com o comunicado, os Grupos pedem um período de exclusividade de 90 dias úteis para negociar a aquisição. Também foi informado que, apesar da compra, o governo italiano permaneceria com uma participação minoritária na empresa aérea.


Desejo antigo da Lufthansa

Antes de se tornar ITA Airways, o Grupo Lufthansa já havia demonstrado interesse em adquirir a Alitalia. Inclusive havia especulação de que acionistas da alemã estavam em contato com o governo italiano para uma possível compra da companhia aérea, ainda em 2019, em parceria com a companhia ferroviária estatal italiana Ferrovie dello Stato. Tempos depois, o rumor foi desmentido pelo braço direito da alemã, Joerg Eberhart.

À época, muitos apontavam que um investimento da Lufthansa era a última chance da Alitalia continuar a operar. No caso da Ferrovie dello Stato, ela até chegou a fazer um consórcio com a Delta e a easyJet, mas as duas empresas acabaram “pulando fora”. Sem ajuda para o financiamento, o diretor da empresa Gianfranco Battisti disse que o procedimento estava encerrado e que eles não tinham condições de investir na empresa.


Operando com um novo nome, a “nova Alitalia” é diferente de sua antecessora e conta com equipe e frota de aeronaves reduzidas. Atualmente, são cerca de 8 mil funcionários a menos.

Recentemente, a ITA fechou um pedido com a Airbus de 28 aeronaves, incluindo sete A220s, 11 A320neos e 10 A330neos, a versão mais recente do A330. Além desses modelos, a companhia aérea tem planos de arrendar alguns Airbus A350 para complementar a modernização de sua frota.

A empresa também se diz satisfeita com os desejos de compra, porque mostra que o trabalho desenvolvido nos últimos meses oferece perspectiva melhores para os investidores.

Seguro Viagem
Seguro Viagem
Ganhe 10% de desconto na contratação do seu seguro!
Supermercado
Supermercado
Ganhe 25% de desconto na primeira compra e 10% de cashback nas próximas!
Hotéis
Hotéis
5% de desconto + selos no Rewards em estadias até 31 de março de 2023!
Cartão Pão de Açúcar Itaú
Cartão Pão de Açúcar Itaú
Ganhe 1 ponto por R$ 1 gasto!
Cartão BTG Pactual Black
Cartão BTG Pactual Black
Ganhe cashback ou pontos e IOF Especial!
Gerencie suas Milhas
Gerencie suas Milhas
6 meses grátis do AwardWallet Plus para novos usuários!
Clube 1.000
Clube 1.000
Receba 1.000 milhas por mês + 7.000 milhas bônus na hora!
Ver todos os cupons

Baixe o app do Passageiro de Primeira

google-play
app-store

O maior portal de programas de fidelidade do Brasil.
Tudo sobre milhas e pontos, voos e salas VIP, hotéis e lazer, cartão de crédito e promoções.