O Grupo Lufthansa anunciou que vai deixar de chamar seus passageiros com “senhoras e senhores” e passarão a utilizar o gênero neutro como forma de contato. A iniciativa visa incluir pessoas da comunidade LGBTQI+ com diferentes orientações sexuais ou identidades de gênero.
“No momento, estamos convertendo todas os meios de comunicação para uma linguagem mais inclusiva”, disse o porta-voz da SWISS, Marco Lipp. Segundo ele, não será apenas a bordo que o cliente será tratado de uma forma neutra, mas também em todos os canais da companhia – como documentos, formulários e outros materiais relacionados ao cadastro dos passageiros.
O que ainda não foi anunciado é qual será a nova saudação e nem a partir de quando que a medida entrará em vigor. Os detalhes ainda estão sendo elaborados, segundo o porta-voz. Segundo uma funcionária do Sindicato de tripulantes, a mudança não é um problema, pelo contrário, afinal de contas diversas companhias aéreas de todo o mundo contam com pessoas LGBTQI+ em sua tripulação. “Defendemos fortemente essa mudança interna, afinal, nossa equipe também inclui muitas pessoas da comunidade LGBTQI +”.
Outras companhias também adotam o gênero neutro
Em outubro do ano passado, a Japan Airlines (JAL) aboliu as expressões baseadas no gênero e passou a utilizar expressões neutras como “bom dia” e “boa noite”, apenas, ao invés de chamar de “senhoras e senhores”. A Delta e Air Canada, por exemplo, passaram a saudar os passageiros apenas com um “Olá a todos”.
Comentário
A iniciativa vem em paralelo ao mês do Orgulho LGBTQI+, que é celebrado em junho, onde diversas empresas, incluindo as companhias aéreas do Grupo Lufthansa, mudaram suas cores para as da bandeira da comunidade. É interessante observar que grandes empresas estão mudando tradições e contribuindo para tornar não só a aviação, mas o mundo, em um ambiente mais inclusivo.