fbpx

Iberia nomeia seu novo A320neo em homenagem à primeira pilota de avião da Espanha

Notícias

Por Equipe | Passageiro de Primeira

A Iberia está nomeando seu mais novo A320neo em homenagem a primeira pilota de avião da Espanha. Com o nome de Maria Bernaldo de Quirós, o modelo é a sexta aeronave desse modelo a fazer parte da frota da companhia.


História de Maria Bernaldo de Quirós

Para contar a história da Maria Bernaldo de Quirós, a Iberia contou com a ajuda da sua atual pilota Sonia Abellán Montes, veja abaixo:

Um dos últimos A320neo a chegar à nossa frota leva o nome de María Bernaldo de Quirós, uma figura chave na história da aviação espanhola e uma inspiração para todos nós pilotas. María foi a primeira espanhola a obter o título de piloto, quebrando todos os paradigmas da sociedade da época e abrindo um caminho para muitas mulheres que decidiram seguir seus passos.

Eram os anos 20 e havia uma verdadeira febre no ar onde os pilotos eram os novos heróis, graças ao sucesso de estrangeiros como Charles Lindbergh ou Amelia Earhart, e dos espanhóis do Plus Ultra ou do Elcano Squadron. María foi uma mulher brilhante, elegante, valente e inovadora, que quis mostrar que “as mulheres são úteis para mais dois do que bordar” e que era capaz de realizar o seu sonho: “voar com as minhas próprias asas e não com as asas dos outros”. 

Em 1928, aos 30 anos, obteve a licença de piloto, a primeira a ser concedida a uma mulher na Espanha. Isso a tornou um fenômeno instantânea, festejada em todos os lugares e cuja foto apareceu nas capas de revistas automotivas e de alta sociedade, como a Estampa. Apelidada de “Miss Golondrina” pelos aeroclubes, ela começou a mostrar suas habilidades de voo em ousadas acrobacias por todo o país. Enquanto isso, em apenas dois anos, ela levou mais de 200 pessoas em seus primeiros voos.

Mas nem tudo foi um mar de rosas para uma mulher tão à frente de seu tempo. Por causa dos costumes sociais prevalecentes, a maioria dos homens se recusava a voar com uma mulher no controle, e o Royal Aero Club não a admitia como membro, nem o exército concedia a ela o status de “aviadora honorária”. Mas os tempos mudaram e hoje homens e mulheres têm oportunidades iguais nesta profissão. Nós mulheres ainda somos uma minoria entre os pilotos, mas nosso número está crescendo – um total de 85 mulheres trabalham como pilotos na Península Ibérica. Isso representa apenas 6% da equipe total da cabine, mas está acima da média em termos mundiais.

Nada poderia impedir Maria de voar cada vez mais alto e mais rápido – ela até se tornou instrutora de vôo nas Astúrias. Com a eclosão da Guerra Civil Espanhola em 1936, ela decidiu se aposentar, mas já havia quebrado as barreiras e mostrado a muitas de nós, mulheres, que também podíamos voar com nossas próprias asas.

Obrigada, Maria! Este A320neo que se junta à frota Iberia vai rasgar os céus levando o seu nome e mostrando o seu legado a tantas mulheres que queiram seguir os seus passos no excitante mundo da aviação. Que muito mais mulheres sejam encorajadas a ouvir sua história!

Por Sonia Abellán Montes – Pilota da Iberia


Outras homenagens com o A320neo

Outros modelos da frota do A320neo também foram nomeados para homenagear a aviação, por exemplo à aviadora pioneira Amelia Earhart, à Patrulla Águila – equipe de demonstração acrobática da Força Aérea Espanhola – e a Getafe, subúrbio de Madri conhecido como o berço da aviação espanhola. Para divulgar a homenagem, a Iberia publicou um vídeo em seu canal no YouTube:


Sobre o Airbus A320neo

O Airbus A320neo que leva o nome de María Bernaldo de Quirós é o modelo mais avançado e eficiente da frota da Iberia de curto e médio alcance. Equipado com motores Leap-1ª tipo CFM, é 50% mais silencioso que seu antecessor e emite 5.000 toneladas a menos de CO2 por ano e 50% a menos de NOx.


Iberia e as mulheres na aviação 

A companhia informou que María foi uma pioneira da aviação em Espanha, uma mulher valente e pioneira, verdadeiramente à frente do seu tempo, e a homenagem da Iberia pretende também destacar a sua figura como referência feminina no setor da aviação.

Desde 2017 a empresa desenvolve um Plano de Diversidade para dar visibilidade e promover o talento feminino dentro da empresa, e promover a presença de mulheres em todos os níveis e profissões no setor aéreo.


Parabéns Iberia pela iniciativa e que incrível a historia da María Bernaldo de Quirós!

Newsletter

O maior portal de Programas de Fidelidade do Brasil.
Tudo sobre milhas e pontos, avaliação de voos, salas vip, hotéis, cartão de crédito e promoções.