fbpx

Impacto do coronavírus na Europa continua a piorar à medida que restrições de fronteiras permanecem

Notícias

Por Equipe | Passageiro de Primeira

A Associação Internacional de Transportes Aéreos (IATA) divulgou recentemente sua atualização mensal dos impactos da pandemia COVID-19 no número de passageiros, emprego e economias em toda a Europa. Segundo a Associação, as restrições de viagens contribuem para que as companhias aéreas tenham danos adicionais aos já apresentados com a paralisação dos voos quase que integral, no início da pandemia.

impacto coronavírus Europa

Embora o mercado europeu tenha registado um aumento do número de voos nos últimos meses, devido à reabertura das fronteiras entre os países do espaço Schengen e os Estados da UE não Schengen, os voos ainda estão mais de 50% abaixo do mesmo período de 2019. O número de passageiros está atualmente previsto para cair cerca de 60% em 2020, o que representa cerca de 705 milhões de viagens de passageiros.

“As perspectivas de curto prazo para a recuperação na Europa permanecem incertas com relação à segunda onda da pandemia e o impacto econômico global mais amplo que ela poderia ter. A demanda de passageiros na Europa deve se recuperar gradualmente e não atingirá os níveis de 2019 até 2024, disse a IATA em nota.

Com as viagens não se recuperando conforme o esperado, o impacto negativo sobre o emprego aumentou. Mais de 7 milhões de empregos apoiados do ramo da aviação e turismo na Europa estão em risco (contra cerca de 6 milhões estimados em junho). “É extremamente preocupante ver uma queda ainda maior nas perspectivas de viagens aéreas este ano e o impacto indireto sobre o emprego. Isso mostra mais uma vez o terrível efeito que está sendo sentido pelas famílias em toda a Europa à medida que as restrições nas fronteiras e a quarentena continuam. É vital que os governos e a indústria trabalhem juntos para criar um plano harmonizado para a reabertura das fronteiras”, disse Rafael Schvartzman, vice-presidente regional da IATA para a Europa.


Impacto do coronavírus na Europa em 2020

Uma análise dos maiores mercados europeus mostra um declínio em todas as métricas desde as estimativas IATA anteriores em meados de junho (estas são estimativas de impacto para todo o ano de 2020).


Suporte para a indústria

“Enquanto a aviação enfrenta uma recuperação de longo prazo, ajuda e assistência continuam contínuas para o setor são desesperadamente necessárias. Com uma recuperação para os níveis de 2019 agora caindo para 2024, o apoio financeiro, em formas que não sobrecarreguem ainda mais as dívidas para a indústria, será necessário se houver uma diminuição ainda mais acentuada na capacidade das companhias aéreas e empregos for evitada”, disse Schvartzman.


Viagem com segurança e alternativas à quarentena

A indústria do transporte aéreo tem trabalhado em estreita colaboração com os reguladores, incluindo a Organização da Aviação Civil Internacional (ICAO) e a Agência Europeia para a Segurança da Aviação (EASA) para estabelecer protocolos para manter os viajantes e tripulantes seguros.

A prova de que as companhias aéreas e os aeroportos já estão implementando com sucesso essas medidas é que o risco de transmissão a bordo permanece baixo. Dos 20 milhões de casos de COVID-19 em todo o mundo, há menos de 50 casos conhecidos de transmissão a bordo.

De importância crucial é a disposição em camadas de medidas como alternativa à quarentena, incluindo a implementação universal das medidas de biossegurança da ICAO, rastreamento abrangente de contratos e o potencial para regimes de teste que são rápidos, precisos ​​e acessíveis. À medida que aprendemos a conviver com o COVID-19, uma abordagem stop-go-stop para suspender as restrições não pode ser a resposta”, disse a IATA.

Os governos devem buscar uma maneira coordenada de eliminar as restrições de viagens e encontrar alternativas para os requisitos de quarentena. A cooperação para isolar e gerenciar com precisão os riscos é de suma importância para reconstruir a confiança nas viagens e, por sua vez, contribuir para um cenário mais otimista no futuro.

Para acessar o relatório mensal da IATA, clique aqui.

Newsletter

O maior portal de Programas de Fidelidade do Brasil.
Tudo sobre milhas e pontos, avaliação de voos, salas vip, hotéis, cartão de crédito e promoções.