fbpx

Porto Alegre Airport implementa sistema de controle de passaportes automatizado

Aeroportos Notícias

Por Equipe | Passageiro de Primeira

Quando os voos internacionais retornarem ao Aeroporto Internacional Salgado Filho – Porto Alegre Airport, os passageiros encontrarão uma boa novidade, em termos de agilidade, conforto e segurança nos procedimentos relativos ao controle de fronteiras, uma vez que foi implantado um serviço de controle de passaportes automatizado.

A utilização de controle eletrônico de passaportes foi um serviço inaugurado no Brasil em setembro de 2014, no Aeroporto Internacional de Guarulhos. De lá pra cá, outros aeroportos passaram a contar com o serviço, como o Galeão, no Rio de Janeiro, e Viracopos, em Campinas.


Pronto para o uso

Embora ainda sem uso regular, dado que ainda não retornaram efetivamente os voos internacionais de/para Porto Alegre, o sistema de controle automatizado de fronteiras, o e-gate, já se encontra instalado e funcional.

Ele tornará o processo de entrada e saída do país mais ágil para os portadores de passaporte brasileiro (passaporte biométrico). O sistema foi instalado por uma parceria de duas gigantes mundiais do setor, as multinacionais SITA e Dormakaba.


Como utilizar

O passageiro entra em uma fila específica para utilizar o sistema automatizado de controle de imigração, sem a necessidade de passar pelo guichê da Polícia Federal.

Foram instaladas sete máquinas, três na área de embarque internacional e quatro no desembarque internacional.

Ao chegar no equipamento, o passageiro deve colocar o passaporte (com chip) sobre o leitor, com a página fotográfica brilhante com a face para baixo e segurar firmemente por aproximadamente cinco segundos.

O portão abre, a pessoa entra e se posiciona com os pés sobre a marcação. Uma câmera de reconhecimento facial realiza a leitura e libera a segunda porta para o passageiro se dirigir à sala de embarque internacional.

Para facilitar o processo, recomenda-se a remoção de qualquer capa de passaporte. O sistema cruza as informações do documento e foto com o sistema da Polícia Federal. Em caso de incoerência no cadastro, o passageiro é orientado (por mensagem que aparece na tela) a procurar um agente de imigração em um dos guichês de atendimento convencional.


Aliado das medidas de distanciamento social

Além de todas as vantagens referentes a conforto e agilidade, o sistema se mostra como um importante aliado das medidas de distanciamento social, tão importantes em tempos de pandemia, uma vez que minimiza o contato entre pessoas e a necessidade de manuseio de objetos alheios.

Vale lembrar que o Porto Alegre Airport, já havia instalado desde outubro de 2019, sistema eletrônico de leitura de cartões de embarque, conforme noticiamos à época (clique aqui), medida que também contribuiu, nesse período, para o distanciamento social.

Aliás, em fins de julho desse ano, noticiamos que o Aeroporto de Porto Alegre havia instalado câmera térmica para medir a temperatura dos passageiros, o que você pode conferir clicando aqui.

Portanto, também sob o ponto de vista de biossegurança, a novidade representa mais uma boa notícia relativa àquele aeroporto.


Requisitos de utilização

O sistema é exclusivo para cidadãos brasileiros maiores de 18 anos, portadores de passaporte brasileiro eletrônico emitido pela própria Polícia Federal, não sendo válido para passaportes emitidos pelos consulados.

O dito passaporte eletrônico brasileiro, que contém um chip com as informações pessoais e biométricas do titular, começou a ser emitido, experimentalmente, em dezembro de 2010, com implantação efetiva, em caráter nacional, no decorrer do ano de 2011.

Como a validade do passaporte brasileiro era de apenas cinco anos até 2015 (veja informação oficial sobre alteração aqui), é correto afirmar que todos os portadores atuais de passaporte regularmente emitidos pelo Departamento de Polícia Federal, que sejam maiores de 18 anos, são potenciais beneficiários do novo serviço.

Passaporte eletrônico brasileiro

Para saber mais detalhes de como solicitar o novo passaporte brasileiro, acesse o Portal da Divisão de Passaportes, do Departamento de Polícia Federal, clicando aqui.


Comentário

Entendemos que todos os serviços que agreguem agilidade, conforme e conveniência aos usuários, são muito bem vindos.

Por isso, a implantação do controle eletrônico de passaporte no Porto Alegre Airport, nos parece uma medida muito positiva, sobretudo levando em consideração o benefício adicional de reforço nas medidas de segurança.

Para conhecer melhos os serviços prestados pelo Porto Alegre Airport, clique aqui.

O maior portal de Programas de Fidelidade do Brasil.
Tudo sobre milhas e pontos, avaliação de voos, salas vip, hotéis, cartão de crédito e promoções.