fbpx

Infraero apresenta projeto de terminal de passageiros modular no Aeroporto de Guarujá

Notícias

Por Equipe | Passageiro de Primeira

A Infraero concluiu mais uma entrega contemplada na 1ª Fase de desenvolvimento do Aeroporto de Guarujá: o projeto do terminal de passageiros modular desmontável.

O terminal foi projetado para atender à demanda de operações simultâneas de até duas aeronaves modelo Caravan – média de 10 a 12 pessoas por aeronave, ou seja, 20 a 24 passageiros no total

O projeto constitui-se na utilização de 21 containers, com dimensões de 2,40m x 6,0m, montados em módulos. A área total será de 302,40 m². O local de instalação do terminal modular fica próximo à atual área da entrada da Base Aérea de Santos.  A previsão é concluir toda a 1ª Fase até junho de 2022.

O terminal modular prevê salas de embarque e desembarque, áreas para check-in, café, sanitários, escritórios de órgãos públicos, das empresas aéreas e da Infraero, além de estacionamento com 19 vagas.


Ficha técnica do Terminal Modular

O projeto é totalmente acessível e tem a função de atender provisoriamente a operação do aeroporto até que seja feita a transição para a área definitiva, prevista para a fase 3 do cronograma de desenvolvimento do aeroporto,com previsão de conclusão em 2023.

Veja abaixo mais detalhes sobre a ficha técnica:


 Demais frentes em andamento

Os trabalhos envolvem diversas frentes, entre elas destacam-se projetos de engenharia e as ações para obtenção do licenciamento ambiental, cumprindo exigências da Companhia Ambiental do Estado de São Paulo (Cetesb).

Para o licenciamento Ambiental, a Infraero realizou uma consulta prévia à Cetesb, e, em resposta, foi apontada a necessidade de elaboração do Relatório de Regularização Ambiental (RRA). A Infraero e a Prefeitura estão envidando esforços para elaboração do Relatório exigido para que seja aberto o processo de licenciamento, o que é um avanço importante visto que sem essa etapa não há possibilidade de intervenções (obras) para posterior operação do Aeroporto.

“Estamos realizando um trabalho intenso para o cumprimento do contrato em estreito alinhamento com a Prefeitura e percebemos que os resultados começam a surgir”, explicou a gestora do contrato, Adriana Ramos.

Até o momento, já foram realizadas manutenções em equipamentos de auxílio visual, tais como na Biruta e no Farol Rotativo, bem como no corte da vegetação que será mantido periodicamente. Serviços de topografia e sondagem já foram realizados. Os projetos de reconstrução do pavimento da pista de pouso e decolagens e drenagem estão em fase final de desenvolvimento, além da cerca operacional e sinalização horizontal já concluídos.

De acordo com o contrato, firmado em julho de 2020, são quatro fases previstas. As outras três etapas são compostas pela Certificação Operacional do Aeródromo para Aviação Comercial Regular (fase 2 – aeronaves 2B IFR + Operação Especial ATR-72); Transferência da Infraestrutura e Operações para a área definitiva (fase 3); e aeronaves a jato de maior porte como os Boeing 737-700, A319, A320.

“A Infraero acredita no sucesso desse empreendimento tão importante para a Baixada Santista e está envidando toda sua expertise para que os obstáculos sejam superados”, afirma o superintendente de Operações, Paulo Eduardo Cavalcante.

Os investimentos previstos para a fase 1 são da ordem de R$3,6 milhões, sendo cerca de R$660 mil destinados ao terminal modular. Os recursos estão sendo pleiteados pela Prefeitura à Secretaria de Aviação Civil, do Ministério da Infraestrutura, por meio do Fundo Nacional de Aviação Civil (FNAC).

Hotéis com Desconto + Selos
Hotéis com Desconto + Selos
5% de desconto + selos no Rewards em estadias até 30 de abril de 2022!
Seguro Viagem com Desconto
Seguro Viagem com Desconto
Desconto especial no seu Seguro Viagem!
Hotéis com Desconto
Hotéis com Desconto
8% de desconto em estadias até 31 de março de 2022!
Compras com Desconto
Compras com Desconto
5% de desconto em itens vendidos e entregues pelo Magalu!
Clube de Milhas
Clube de Milhas
Receba 1.000 milhas por mês + 7.000 milhas bônus na hora!
Gerencie suas Milhas
Gerencie suas Milhas
6 meses grátis do AwardWallet Plus para novos usuários!
Ver todos os cupons

Baixe o app Passageiro de Primeira

google-play
app-store

10 anos! O maior portal de Programas de Fidelidade do Brasil.
Tudo sobre milhas e pontos, avaliação de voos, salas VIP, hotéis, cartão de crédito e promoções.