A Infraero anunciou que assinará na próxima segunda-feira o contrato de gestão e operação do Aeroporto de Divinópolis, em Minas Gerais. Com isso, é esperado a retomada dos voos operados pela Azul para a cidade mineira.
A gestão do Aeroporto Brigadeiro Cabral é fruto de contrato firmado entre a Infraero e a prefeitura da cidade, cujo prazo é de 12 meses, prorrogável por mais 60. O contrato prevê o atendimento de até três voos semanais e estipula o horário de funcionamento do terminal das 8h às 18h.
Será da responsabilidade da Infraero:
- Serviços de Agentes de Proteção de Aviação Civil (APAC);
- Fiscalização das áreas do terminal de passageiros;
- Pista de pousos e decolagens, pátio e taxiways.
E de responsabilidade da Prefeitura de Divinópolis:
- Serviços de limpeza, conservação, água, luz e telefonia;
- Vigilância e manutenção;
- Demais investimentos.
Instalação da estação meteorológica
Em paralelo a assinatura da gestão do aeroporto pela Infraero, está sendo instalada uma estação meteorológica. O objetivo do equipamento é orientar as aeronaves que pousarão no local.
Há mais de 1 ano sem voos comerciais
Desde o ano passado a operação comercial do aeroporto está suspensa, quando a Azul (única aérea que operava por lá) comunicou a interrupção dos voos. Um contratempo entre a Prefeitura de Divinópolis e a Socicam, empresa que fazia a gestão do terminal na época, foi o motivo da medida.
Após o fato, o aeroporto passou por fiscalização da Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC), que solicitou a construção da estação meteorológica e a readequação de equipamentos do terminal.
Divinópolis é a cidade mais populosa do centro-oeste mineiro. A gestão do aeroporto pela Infraero é uma ótima notícia para a região.