O fluxo de passageiros durante o feriado prolongado de 12 de outubro, dia da Nossa Senhora Aparecida, no Aeroporto de Brasília, deverá ser de aproximadamente 129 mil passageiros, contando a partir de ontem (09) até terça-feira (13).
A previsão é que o movimento deste feriado seja 19% maior que 7 de setembro, quando 108 mil passageiros circularam pelo aeroporto da capital federal. As regiões mais procuradas para viajar são: São Paulo, Rio de Janeiro, Recife, Belo Horizonte, Fortaleza e Manaus. Além dos voos nacionais, o Aeroporto de Brasília ainda conta com TAP está operando voos internacionais direto para Lisboa. O voo chega todas as segundas e quintas às 05h10, e decola as quartas e sábados às 18h55.
Medidas de segurança no Aeroporto
Os passageiros que forem viajar na data devem utilizar máscara facial durante todo o tempo. Só serão permitidos embarques de usuários utilizando o acessório. O Aeroporto de Brasília está aferindo a temperatura de quem está embarcando e desembarcando no terminal por câmeras de solução termográfica, além de verificar o uso dos protetores faciais.
A Inframerica, concessionária do terminal brasiliense, demarcou com adesivos o distanciamento social em filas de embarque, portões, pontes de embarque e no raio-x. A administradora pede a colaboração de todos os passageiros no respeito as distancias físicas entre pessoas e lembra que também foram distribuídos pontos de álcool gel em todo o Aeroporto. Há dispensers fixados em paredes, balcão de informações e há ainda totens de álcool gel com acionamento por pedal. Lojistas também estão disponibilizando o produto para uso de clientes.
Estão previstos para o período 974 pousos e decolagens, sendo 70 extras para atender o feriado. Mesmo com este aumento, a circulação de pessoas ainda é 58% menor quando comparado ao movimento antes da pandemia (comparação jan-set/19 com jan-set/20).
Para quem for viajar, a Inframerica também recomenda chegar ao Aeroporto Internacional de Brasília com 1h30 para voos domésticos e 2h para voos internacionais.