De acordo com informações da Bloomberg, é esperado que o Japão inicie a reabertura parcial de suas fronteiras para o turista internacional ainda em maio. O processo todo será faseado, com a permissão de viagens de apenas pequenos grupos este mês.
Como vai funcionar
Nesta primeira fase, aqueles que desejam visitar o Japão a turismo devem ter tomado as três doses de vacinas contra a Covid e fazer parte de um pacote turístico com um itinerário fixo, pré-determinado antes da chegada ao país.
A reabertura das fronteiras aos poucos e a retomada faseada do turismo internacional será tratada como um experimento e, se não houverem aumentos significativos no número de contágio da Covid-19, será expandido para mais turistas.
A notícia veio um dia depois que o primeiro-ministro Fumio Kishida discursou, em Londres, que planejava relaxar as restrições de fronteira relacionadas à pandemia a partir de junho. Mais tarde, ele acrescentou uma nota de cautela, dizendo aos repórteres que precisava analisar o estado das infecções após uma série de feriados no final de abril e início de maio, conhecidos como Golden Week.
De acordo com Kishida, a medida será revisada em junho. “A partir de junho, com base nas opiniões de especialistas, revisaremos os regulamentos do coronavírus, incluindo as políticas de fronteira, em etapas”, disse Kishida na quinta-feira. “Ainda estamos em um período de transição de volta à vida normal”.
Embora o primeiro-ministro não tenha falado sobre o uso de máscaras, o governo japonês aconselha que as pessoas permaneçam usando-as.
Comentário
A flexibilização das fronteiras é vista com bons olhos pela indústria de turismo do Japão, que vem pedindo que o governo permita a entrada de mais estrangeiros para aproveitar o enfraquecimento do iene. Até a pandemia, o turismo eram um raro ponto positivo para a economia do Japão, já que o número de visitantes estrangeiros aumentou cinco vezes entre 2011 e 2019.
Até o momento, o Japão possui uma restrição diária para a entrada de somente 10 mil estrangeiros, com limitação para estudantes e pessoas a trabalho. Contudo, é esperado que em junho esse limite seja expandido para 20 mil estrangeiros por dia, de acordo com o jornal local Nikkei.
Ansiosos para visitar o Japão?
Por enquanto estas são as informações divulgadas pelo primeiro-ministro. Mais atualizações deverão acontecer nos próximos dias.