Um grupo de viajantes que voou para o sul da França em um jato particular teve que voltar para casa logo depois de pousar após ter seu desembarque negado pela polícia francesa.
Segundo informações da CNN, A polícia de fronteira da França foi notificada em 4 de abril pelo Aeroporto de Marseille-Provence (MRS) que uma empresa inglesa queria voar de Londres para Marselha, transportando 10 passageiros de nacionalidade croata, francesa, alemã, romena e ucraniana.
Os passageiros – homens, com idades entre 40 e 50 anos, e as mulheres, entre 23 e 25 anos, – tiveram sua permissão de entrar na França negada e foram ordenados pela polícia a voltar para o Reino Unido.
O jato Embraer Legacy saiu de Londres e pousou em Marselha-Provence. Segundo uma autoridade da Polícia de Fronteira Aérea do aeroporto, os viajantes estavam indo para Cannes.
A viagem foi organizada por um nacional croata que trabalha no setor imobiliário e financeiro. O homem havia alugado o avião e três helicópteros, além de uma casa em Cannes. Segundo relatos, ele havia dito às autoridades que tinha “muito dinheiro” e queria “apenas pagar uma multa e ir a Cannes”.
Voltando para casa
Antes mesmo de aterrisar, a polícia havia informado ao aeroporto que todos os cidadãos, exceto os franceses, seriam impedidos de entrar, mas o voo. O voo pousou por volta das 15h hora local no sábado (11).
Nove passageiros retornaram a Londres, incluindo os três franceses, enquanto um ucraniano alugou um avião para Berlim, disseram as autoridades.
A Polícia de Fronteira não pôde dar uma multa aos passageiros ou pilotos de avião porque ainda não haviam entrado legalmente no território francês.
Lockdown na França
A França está sob um bloqueio nacional para impedir a propagação do novo coronavírus, e os estrangeiros que entram no território francês precisam ter um motivo essencial para fazê-lo. Sob as regras, é considerado emergência a viagem de equipes médicas para servir como reforço para a equipe de algum hospital ou indivíduos que transportam equipamentos médicos.
Pelo jeito não dá para burlar o isolamento nem mesmo viajando no seu jato particular… Imagina que situação!