fbpx

JetBlue implementa sistema de limpeza ultravioleta para aeronaves

Notícias

Por Equipe | Passageiro de Primeira

A JetBlue Airways está testando um novo sistema de limpeza UV de cabine, capaz de matar vírus e bactérias em diferentes superfícies. O equipamento, desenvolvido pela empresa de tecnologia Honeywell, marca a primeira vez que uma companhia aérea dos EUA implementa uma tecnologia da empresa.


Novo equipamento para limpeza

Em estudos clínicos, verificou-se que a luz ultravioleta é capaz de reduzir significativamente certos vírus e bactérias quando aplicada adequadamente nos níveis prescritos. O sistema de cabine UV da Honeywell pode atravessar uma cabine de aeronave em menos de 10 minutos e a JetBlue testará o sistema em sua operação, enquanto continua com outros métodos de limpeza.

“À medida que procuramos adicionar camadas adicionais de proteção utilizando tecnologia de ponta, identificamos o Sistema de Cabine UV da Honeywell como um potencial divisor de águas quando se trata de ajudar com eficiência em nossos esforços para higienizar superfícies a bordo,” disse Joanna Geraghty, presidente e COO da JetBlue.

A Honeywell entregou oito dos dispositivos à JetBlue, e agora eles estão sendo colocados em serviço em dois dos principais aeroportos para a companhia aérea: o Aeroporto Internacional John F. Kennedy em Nova York e o Aeroporto Internacional de Hollywood em Fort Lauderdale.


Eficácia

O sistema de cabine UV da Honeywell tem aproximadamente o tamanho de um trolley para aeronaves e possui braços de luz UV-C que se estendem por cima dos assentos e varrem a cabine para tratar as superfícies da aeronave. Aplicadas adequadamente, as luzes UV-C podem fornecer doses que os estudos clínicos descobriram serem capazes de reduzir vários vírus e bactérias, incluindo SARS-CoV e MERS-CoV. Os resultados variam com base na dosagem e aplicação de UV.

Para o SARS-CoV-2, o vírus que causa a COVID-19, existem vários estudos médicos em andamento envolvendo a luz UV-C. Resultados preliminares de estudos realizados pela Universidade de Boston e um consórcio de profissionais médicos e acadêmicos italianos relatam que a luz UV-C pode inativar o vírus nas doses prescritas no laboratório. Estudos adicionais estão em andamento para outros ambientes.


Vídeo

A JetBlue divulgou um vídeo que mostra como o equipamento funciona. Confira:


O que achou do moderno equipamento que a JetBlue está utilizando?

Newsletter

O maior portal de Programas de Fidelidade do Brasil.
Tudo sobre milhas e pontos, avaliação de voos, salas vip, hotéis, cartão de crédito e promoções.