fbpx

KLM transforma garrafas PET em ferramentas para reparo de suas aeronaves

Notícias

Por Equipe | Passageiro de Primeira

A KLM lançou uma nova campanha buscando diminuir os resíduos deixados no planeta. Com o nome de “From Drink to Ink” (Da bebida à tinta), a companhia aérea está transformando garrafas PET recolhidas em seus voos para transformá-las em materiais para impressoras 3D que se tornarão ferramentas utilizadas no reparo de suas aeronaves.

Da mesma forma que as impressoras tradicionais usam tinta, as impressoras 3D precisam de filamentos para imprimir. A KLM costumava comprar esse material de fornecedores externos, mas agora, as garrafas PET vazias de seus voos são entregues a uma empresa de reciclagem em troca de plástico de alta qualidade, que são o principal material para produção do filamento. As toneladas de garrafas de plástico que são retiradas de aeronaves no aeroporto Schiphol de Amsterdã todos os anos serão convertidas em filamento.

A KLM utiliza impressoras 3D há algum tempo, de maneira a acelerar os processos de reparo e manutenção, por ser mais prática e mais em conta. A equipe da Engenharia e Manutenção da companhia utiliza diariamente cerca de 1,5 kg deste material. Como a KLM agora fornece garrafas PET como matéria-prima, o custo desse filamento caiu de 60 euros o quilo, para apenas 17 euros.

Ao trabalhar com a empresa de reciclagem Morssinkhof Rymoplast e o fabricante de filamentos Reflow, a KLM, além de inovar as impressões 3D, também espera tornar o processo mais reutilizável e consciente.

Além disso, a companhia também visa reduzir o volume de seus resíduos em 50% em 2030, em comparação com os níveis de 2011. Isso será alcançado ao reduzir a produção de resíduos em geral e aumentando a quantidade que pode ser reciclada. Em 2018, a KLM reduziu os resíduos em 9% e outros 28% foram reciclados.

“Estamos investindo continuamente em produtos e processos sustentáveis ​​e inovadores. Para nossos clientes, para a sociedade e para nossos próprios funcionários. É ótimo ver como somos capazes de produzir produtos úteis a partir de resíduos.” Disse Ton Dortmans, vice-presidente executivo de Engenharia e Manutenção da companhia.

A KLM disponibilizou em seu YouTube, um vídeo em que apresenta a nova medida da empresa. Confira abaixo:

Parabéns KLM por mais uma ação de sustentabilidade visando diminuir os resíduos deixados no planeta. Aproveitando, você conhece a iniciativa “Voe com responsabilidade” da companhia? Fizemos uma postagem falando sobre ela!

Newsletter

O maior portal de Programas de Fidelidade do Brasil.
Tudo sobre milhas e pontos, avaliação de voos, salas vip, hotéis, cartão de crédito e promoções.