fbpx

La Première: Como emitir a Primeira Classe da Air France usando milhas

Notícias Tutoriais

Por Alexandre Zylberstajn

A Primeira Classe da Air France, também conhecida como “La Première, é uma das cabines mais exclusivas disponíveis na aviação comercial.

A emissão de bilhetes na First da Air France usando pontos é quase impossível. Isso mesmo: quase! Apesar dos desafios, neste post mostraremos o passo a passo de como emitir uma passagem na Primeira Classe da Air France usando milhas!

Spoiller alert: não existe forma barata de se acessar o produto!


1) Alcance Status no programa Flying Blue

A primeira dificuldade para emitir a Primeira Classe da Air France é a necessidade de ter status no programa de fidelidade do grupo. Para quem não sabe, O Flying Blue é o programa de fidelidade da Air France, KLM, Transavia, Aircalin, Kenya Airways e TAROM.

O programa tem 4 categorias: Explorer, Silver, Gold e Platinum, sendo que participantes de Silver para cima já conseguem fazer a emissão de bilhetes na “La Première”.

Para atingir esse Status, são necessários 100 Pontos de Experiência (XP). É importante explicar que esses pontos são diferentes das milhas acumuladas:

  • Milhas Flying Blue -> são a moeda do programa. É possível acumulá-las de diversas formas;
  • Pontos de Experiência (XP) -> são a unidade de medida usada para ganhar status como membro Flying Blue.

Como acumular XP –  Pontos de Experiência

É possível acumular XP em voos com a Air France, KLM e empresas do grupo, como Aircalin, Kenya Airways e TAROM – além das parceiras SkyTeam.

A quantidade de XP ganhos se baseia no tipo de voo e na classe da viagem. Nem todos os voos e classes acumulam XP.

Para saber rapidamente quantos XP você ganhará em outras classes além da Economy, pegue o número de XP da Economy do seu tipo de voo e multiplique por 2 na Premium Economy, por 3 na Business ou por 5 na First. Por exemplo: para um voo de “longa distância 2” na Business Class, temos 10 XP x 3 = 30 XP.

Para facilitar, o site da Flying Blue oferece uma calculadora que calcula seu tipo de voo baseado na origem e no destino (acesse aqui).

Veja abaixo o exemplo de  para um voo entre São Paulo e Paris:


Voos GOL

Voos da GOL geram XP no Flying Blue desde julho de 2019: uma boa novidade para o mercado Brasileiro!

Quantos XP são necessários para atingir cada categoria no Flying Blue
    • Com 100 XP você se torna associado Silver;
    • Com 180 XP passa de Silver a Gold;
    • Com 300 XP passa de Gold a Platinum.

Você tem 12 meses para acumular XP suficientes para subir de nível ou manter seu status atual. O período não está atrelados ao ano fechado “Janeiro a Dezembro”, mas sim ao “ano do seu status”, no sentido de que o cliente pode atingir o nível Silver em abril, e terá até março do ano que vem para subir, permanecer ou descer de categoria.

Dado que é necessário que um usuário seja no minimo do nível Silver para poder emitir passagens de primeira classe na Air France, ele tem que viajar aprox. 4,5  viagens de ida e volta para Paris em classe econômica; uma e meia em classe executiva; e com sobra, apenas uma ida e volta em primeira classe para se tornar elegível. Difícil, não?
Com isso feito, vem a segunda etapa: ter as milhas Flying Blue necessárias para a emissão.

2) Tenha pontos na conta Flying Blue

Como expliquei, milhas Flying Blue são a moeda do programa e são elas que você utiliza para resgates de passagens nas cias aéreas participantes.

É possível acumular milhas Flying Blue voando em todos os voos  da Air France, KLM, cias aéreas do SkyTeam e outras parceiras do grupo (como a GOL).

Em voos da Air France e KLM, a quantidade de Milhas ganhas varia conforme o valor gasto (sem considerar taxas aeroportuárias) e o seu nível no Flying Blue:

    • os associados Explorer ganham 4 Milhas a cada euro gasto,
    • os associados Silver ganham 6 Milhas a cada euro gasto,
    • os associados Gold ganham 7 Milhas a cada euro gasto,
    • os associados Platinum ganham 8 Milhas a cada euro gasto.

Também é possível acumular milhas Flying Blue em reservas de hotéis, locação de veículos, lojas parceiras entre outros. São mais de 1000 parceiros com os quais é possível acumular. A listagem completa pode ser consultada nesta página.

Flying Blue e Livelo

O único parceiro bancário Brasileiro é a Livelo e a transferência deve ser solicitada através deste link.

A conversão entre os programas é de 2:1 (2 pontos Livelo equivalem a 1 milha Flying Blue). Esse tipo de transferência não gera pontos XP.

A validade das suas milhas é vitalícia, contanto que você pegue um voo elegível pelo menos a cada 2 anos!

Conforme regras da Livelo, o limite de transferência da Livelo para o Flying Blue é de 300.000 Pontos a cada 12  meses. Nem sempre isso será o suficiente para rota desejada. Esclareço mais abaixo.

Compra de milhas Flyingblue

É possivel comprar comprar milhas Flyingblue. Uma vez logado em sua conta, ao lado da identificação, haverá uma pequena indicação “Comprar Milhas”

O valor é alto, 275 euros a cada 10.000 milhas e ha um limite de 100 mil milhas. A venda é intermediada pela Points.com,

Quantidade de milhas

A quantidade de milhas necessárias para um bilhete em primeira classe da Air France varia de acordo com a data e a rota. Não há emissões promocionais: os resgates começam na categoria “FLEX”.

O valor mais baixo entre Brasil e Paris é de 320.000 milhas o trecho! Em classe executiva o valor mais baixo é de 90 mil – o que considero um valor acessível entre Brasil e Europa.

Não é cobrado taxa de combustível nestas emissões. Saindo de São Paulo o valor cobrado é de + – 30usd por passageiro.

Voos entre Paris e Dubai começam em 160.000 milhas. Entre os Estados Unidos e a Europa, as emissões não saem por menos de 200 mil, seja entre Los Angeles e Paris ou NYC e a capital Francesa. A precificação para a Ásia é a mesma que para a América do Sul: 320 mil o trecho.

Veja um exemplo entre Paris e Shangai, operado pelo A380 e repare que as taxas aumentam para mais de 270usd.

Os valores entre cidades com escala em Paris nem sempre devem ser somados. Ex: apesar dos trechos emitidos separados custarem 320 mil cada, o voo entre São Paulo e Shangai via Paris é tarifado em 540 mil milhas (desconto de 100 mil milhas):

Wow! Wow! Wow – Haja pontos para essas emissões!


3) Encontre a disponibilidade na Primeira Classe da Air France

Se a esta altura do post você ainda está interessado na emissão, fique tranquilo que agora vem a parte mais fácil: encontrar a disponibilidade! Rs

O primeiro passo é saber em quais rotas a Air France opera aviões com a primeira classe. São elas (cidade/aeroporto/aeronave):

América do Sul

São Paulo (GRU) – B777-300ER

América do Norte

San Francisco (SFO) – A380
Los Angeles (LAX) – A380
Nova Iorque (JFK) – A380 e B777-300ER
Houston (IAH) – B777-300ER
Washington DC (IAD) – A380
Miami (MIA) – A380
Cidade do México (MEX) – A380

Oriente Médio

Beirute (BEY) – B777-300ER
Dubai (DXB) – B777-300ER

África

Yaoundé (NSI) – B777-300ER
Luanda (LAD) – B777-300ER
Libreville (LBV) – B777-300ER

Ásia

Beijing (PEK) – B777-300ER
Shanghai (PVG)- A380
Hong Kong (HKG) – A380
Singapora (SIN) – B777-300ER

Toda pesquisa deve ser feita no site do Flying Blue pela opção “LA PREMIERE”. Não é necessário ter status para pesquisar a disponibilidade mas, como explicado, somente passageiros da categoria Silver para cima poderão resgatar bilhetes em primeira classe.

Vale lembrar que a experiência na Primeira Classe da Air France pode variar de acordo com a aeronave.

AIRBUS A380

A cabine da Primeira Classe da Air France no A380 oferece 12 assentos na disposição 1-2-1. Apesar de ser uma aeronave mais moderna, ela é menos exclusiva e privativa que a cabine no 777.

BOEING 777-300ER

A cabine da Primeira Classe da Air France no B777-300ER possui um dos layouts mais exclusivos que conheço: justamente por causa da quantidade de assentos – são apenas 4 na disposição 1-2-1.

Alem disso, os assentos contam com divisórias e cortinas, que proporcionam privacidade máxima!

Assentos do 777 com a cortina fechada.

Neste aspecto, felizmente os voos que partem do Brasil são operados pelos B777-300er – Muitos consideram esta experiencia a melhor!


Como fazer um Upgrade para Primeira Classe na Air France

A Air France oferece uma série de possibilidades para upgrade (online, por telefone, no aeroporto e até mesmo a bordo), mas se for para a Primeira Classe, o mesmo deve ser feito com antecedência e, assim como em resgates por milhas, somente membros Flying Blue Silver, Gold e Platinum conseguem solicitá-los. Ainda assim, há restrições de classes tarifárias: somente bilhetes em classes  J, C ou D podem tentar o upgrade – sujeito a bloqueios e disponibilidade.

Se liberado, os XP acumulados são baseados na classe original reservada, e não em quaisquer upgrades de classe de cabine feitos após a compra inicial.

Link para mais informações das condições.

Quem conseguir o Upgrade de um voo partindo de Paris, também vai aproveitar a experiencia em solo no lounge “Salon Vip La Première” e nós já fizemos uma super avaliação.

Os passageiros também podem curtir um tratamento gratuito de até 30 minutos no Spa.

Ha também salas de banho disponíveis.

Com produtos Biologique Recherche

O lounge oferece refeições a la carte elaboradas assinado por Alain Ducasse – estrelado chef Michelin.

E um bar de dar inveja!

Os passageiros de Primeira Classe são levados para aeronave pelos Chauffers da Air France em Mercedes ou BMW’s!

Prmeira Classe da Air France Motorista

Já a bordo da aeronave a experiencia só melhora! Alem dos assentos que viram verdadeira camas, o serviço é realmente de primeira. Deixo algumas fotos do último review do Fabio  no 777-300 entre Paris e São Paulo.

Champagne Veuve Cliquot La Grande Dame

CHAMPAGNE NA PRIMEIRA CLASSE

Pijamas e Pantufas LA PREMIERE.

Amenity Kit com produtos Carita – Paris.

Serviço


Comentário

A precificação é alta, bastante alta. Nem mesmo o valor minimo de 200 mil entre Paris e Dubai é acessível para grande maioria. A conversão na proporção de 2:1 da Livel, sem bonificações nas transferências ou promoções nos resgates tornam muito difícil para nós brasileiros. Para completar o desafio, é necessário ser cliente Elite no programa Flyingblue, o que não é usual.

No final das contas eu acho que é exatamente isso que a cia quer proporcionar em sua Primeira Classe. EXCLUSIVIDADE!  lembrem-se: esse é um produto extremamente exclusivo e as restrições para emiti-lo podem ser propositais. Em outras palavras, a first da Air France não é para qualquer um.

Alguém ai já experimentou?


Quem quiser, pode ver os relatos que o Fabio já fez neste, neste e neste post a sala vip – São incríveis!

Newsletter

O maior portal de Programas de Fidelidade do Brasil.
Tudo sobre milhas e pontos, avaliações de voos, salas vips, hotéis, cartões de crédito e promoções.