Para o mês de abril, a LATAM Airlines ajustou a sua projeção para operar com apenas 25% da sua capacidade de passageiros medida em ASK (Assento por Quilômetro Disponível), em comparação ao mesmo mês no ano de 2019, no cenário anterior à pandemia. A operação acompanha a demanda, que tem sido afetada por novos fechamentos de fronteiras e restrições de passageiros devido ao impacto atual da COVID-19 na América do Sul.
Para abril, o grupo prevê aproximadamente 400 voos domésticos e internacionais diários, para 114 destinos em 15 países. Enquanto isso, a operação de Cargas tem programado para abril mais de 1.150 voos em aviões cargueiros.
Previsões no cenário nacional
No Brasil, especificamente, a LATAM prevê operar em abril 27% da sua capacidade total de passageiros (38% do doméstico e 16% do internacional) medida em ASK (assento por quilômetro disponível), em comparação com abril de 2019. No País, a companhia prevê operar em abril até 190 voos diários em 72 rotas domésticas, além de voos reduzidos em 9 rotas internacionais de Guarulhos para Santiago, Montevidéu, Assunção, Madri, Frankfurt, Cidade do México, Lisboa, Nova York e Miami.
Resultados operacionais em março de 2021
Em março de 2021, em comparação com março de 2019, a operação de passageiros do Grupo LATAM Airlines alcançou 22,6% de RPK (assento por quilômetro voado) e 31,5% de ASK (assento por quilômetro disponível), resultando em uma diminuição de 23,3 pontos percentuais na taxa de ocupação, que ficou em 59,5%.
Nas operações de cargas, a taxa de ocupação foi de 67,2%, 9,1 pontos percentuais acima do registrado em março de 2019.
Todas as projeções estão sujeitas à evolução da pandemia, assim como às restrições de viagem nos países onde a LATAM opera.