Atenção!🚨 A LATAM alterou na última sexta-feira (4) a nomenclatura e o peso para bagagens permitidas a bordo em todos os aeroportos do Brasil. A medida ocorre devido a exigências jurídicas e será válida para voos domésticos e internacionais.
Novas regras para bagagens de mão
As novas regras para bagagem de mão na LATAM passaram a valer no último dia 04 de outubro. Serão alteradas a nomenclatura em português para a bagagem permitida a bordo e também o seu peso.
O termo “Bolsa ou mochila pequena” passará a ser chamado de “Item pessoal de até 10kg”. Já o termo “Bagagem de mão” será chamado de “Mala pequena até 12kg”.
A partir desta mesma data, serão implementadas as seguintes alterações de peso máximo para a bagagem permitida a bordo:
- Item pessoal: terá o peso de até dez quilos;
- Mala pequena: terá o peso máximo alterado de dez para doze quilos.
Que itens posso levar?
A resposta dessa pergunta vai depender do tipo de tarifa. O “Item pessoal de até 10kg” está incluído gratuitamente em todas as tarifas, inclusive a Basic. Já a “Mala pequena até 12kg” está incluída nas tarifas Light, Standard, Full, Premium Economy e Premium Business.
- Item pessoal
As medidas máximas do seu item pessoal devem ser: Altura: 45 cm x Comprimento: 35 cm x Largura: 20 cm, incluindo os bolsos, as rodas, a alça, etc. (17,8 x 13,8 x 7,9 in). Veja o exemplo abaixo:
O peso máximo do item pessoal é de 10 kg (22 lb) e cada vez que você voar com a LATAM, poderá levar 1 item pessoal para guardar debaixo do assento da frente. Este artigo pode ser uma mochila, uma bolsa ou uma bolsa para notebook ou para bebê, por exemplo.
- Mala pequena
As medidas máximas da mala pequena são: Altura: 55 cm x Comprimento: 35 cm x Largura: 25 cm, incluindo bolsos, rodas, alça, etc. (21,7 x 13,8 x 9,8 in), como mostra o exemplo a seguir:
O peso máximo da mala pequena é de 12 kg (26 lb) se você viajar na cabine Economy, e 16 kg (35 lb) se viajar na cabine Premium Economy ou Premium Business. Se sua tarifa permitir, você poderá levar 1 mala pequena (sujeito a despacho no embarque), contanto que cumpra com o peso e medidas máximas indicadas acima.
Comentário
A mudança na nomenclatura é válida, pois elimina definitivamente qualquer dúvida ou questionamento sobre o tipo de item de mão permitido a bordo. Além disso, com a adoção da tarifa Basic pela LATAM, agora fica ainda mais claro para o passageiro o que ele pode ou não carregar consigo.
Em relação ao peso, que foi aumentado de dez para doze quilos na mala pequena, é sempre positivo ter um pouco mais de capacidade na bagagem de mão, especialmente para aqueles que preferem não despachar suas malas, seja por praticidade ou por economia de tempo.
Para mais informações sobre a política de bagagem de mão da LATAM, clique aqui.
☞ leia mais
- GOL anuncia novas regras para o despacho de bagagem em voos nacionais e internacionais
- Evite prejuízos em viagens! Descubra como a Declaração Especial de Valor pode proteger seus bens valiosos em caso de extravio