O coronavírus tem impactado diretamente o setor da aviação. Diversas rotas estão sendo canceladas, inclusive para um dos destinos internacionais mais visitados pelos brasileiros: os Estados Unidos. Para quem tem viagem programada para lá e busca uma reacomodação, ou para quem precisa retornar para o Brasil, fiz uma lista das companhias e rotas (diretas) que continua em operação no momento.
American Airlines
A companhia suspendeu todos os voos para o Brasil até o dia 06 de maio, portanto, não há nenhum voo da AA entre o Brasil e EUA.
Azul
A Azul informou a suspensão de todos os seus voos internacionais, exceto os que partem de Campinas. Ou seja, apenas os voos saindo de VCP continuam em operação.
Rotas:
- Campinas (VCP) x Fort Lauderdale (FLL)
- Campinas (VCP) x Orlando (MCO)
Delta
Até o momento, a Delta foi a única companhia americana que não suspendeu voos para o Brasil. As operações seguem normalmente conforme abaixo:
Rotas:
- São Paulo (GRU) x Nova York (JFK)
- São Paulo (GRU) x Atlanta (ATL)
- Rio de Janeiro (GIG) x Atlanta (ATL)
GOL
A GOL anunciou que está suspendendo todas as suas operações internacionais até final de junho. Portanto, não há voos entre o Brasil e EUA operados pela companhia.
LATAM
A LATAM anunciou uma redução de 90% nas sua operações internacionais. Apesar disso, os voos internacionais entre o Brasil e EUA continuam disponíveis para a venda e as operações devem ser mantidas.
Rotas:
- São Paulo (GRU) x Miami (MIA)
- São Paulo (GRU) x Orlando (MCO)
- São Paulo (GRU) x Boston (BOS)
- São Paulo (GRU) x Nova York (JFK)
- Belém (BEL) x Miami (MIA)
- Fortaleza (FOR) x Miami (MIA)
- Recife (REC) x Miami (MIA)
- Salvador (SSA) x Miami (MIA)
- Manaus (MAO) x Miami (MIA)
United
Já a United vai operar somente uma rota para o Brasil durante o mês de abril: São Paulo x Houston. As demais seguem em operação até o fim do mês de março.
Rotas:
- São Paulo (GRU) x Newark (EWR)
- São Paulo (GRU) x Chicago (ORD)
- São Paulo (GRU) x Washington (IAD)
- São Paulo (GRU) x Houston (IAH)
- Rio de Janeiro (GIG) x Houston (IAH)
Comentário
As reduções foram grandes! Como comparativo, recentemente fiz uma postagem sobre as companhias aéreas que operam o maior número de voos entre Brasil e EUA. A campeã era justamente a American Airlines, com um total da 51 frequências semanais atendendo 4 origens e destinos entre os países, mas que atualmente não está operando nenhum rota.
Esperamos que a situação se normalize o quanto antes para que, além da retomada das rotas suspensas, novas opções sejam disponibilizadas ligando os dois países.
Alguém foi impactado com alguma rota cancelada? Qual solução buscou?