A Malásia é mais um país que está relaxando as medidas adotadas para conter a pandemia de Covid-19. A partir de domingo (1), o país vai acabar com testes pré-embarque para viajantes vacinados.
Requisitos de entrada na Malásia
Estão permitidos entrar na Malásia sem a necessidade de testes pré-embarque e pré-saída, os seguintes passageiros:
- Viajantes totalmente vacinados com idade igual ou superior a 13 anos;
- Quem se recuperou da doença entre seis a 60 dias antes de entrar no país;
- Viajantes com idade igual ou inferior a 12 anos, independente do status de vacinação.
Junto das mudanças nos requisitos de entrada, o país também está suspendendo a contratação de um Seguro Covid-19 para quem desejar viajar para lá. Além dessa novidade, o uso de máscaras ao ar livre se tornou opcional e o distanciamento social não é mais necessário. As pessoas ainda devem usar as máscaras em ambientes fechados.
O anúncio marca outra conquista significativa para a Malásia desde que reabriu suas fronteiras e dispensou os requisitos de quarentena para visitantes vacinados. A flexibilização está alinhada com a transição do país para a fase endêmica do surto, já que as altas taxas de vacinação mantiveram baixas as internações hospitalares. “O sistema de saúde está se recuperando e as internações hospitalares por Covid-19, bem como a ocupação da unidade de terapia intensiva, estão caindo”, disse disse o ministro da Saúde Khairy Jamaluddin.
Vale lembrar que o país também abandonou a quarentena obrigatória para pessoas próximas de indivíduos que pegassem Covid e, no início deste mês, começou a permitir que os não vacinados viajassem pelos estados.
A decisão da Malásia ocorre um dia depois que Singapura encerrou a maior parte de suas restrições de vírus, e no momento em que o país está prestes a celebrar um dos maiores festivais muçulmanos.
Alguém pensando em visitar o país asiático em breve?
Com informações da Bloomberg