Enfim, último vôo! E finalmente testando a nova classe executiva da Azul que agora é chamada de Business Xtra. Como o aeroporto de Fort Lauderdale não tem sala VIP pra Azul eu cheguei bem em cima da hora, já despachei as malas passei na segurança e logo já fui pro portão onde o embarque estava começando.
Embarcar em Fort Lauderdale é bem conveniente – segurança e passaporte super ágeis e rápidos – mas o aeroporto oferece muito pouco para viajante internacional – duty free mísero e sem lounge.
O check-in foi super cordial, funcionários brasileiros extremamente educados e bem treinados. Quem é Azul Safira ou Diamante pode usar a mesma fila preferencial da classe executiva.
Cartões de embarque em mãos, chegada a hora de conhecer a aeronave reformada.
Vôo Azul AD9701 – 25/10/2015
Fort Lauderdale (FLL) ✈ Campinas (VCP)
Assento: 5C – Classe Executiva
Partida: 19:30 / Chegada: 05:45 +1 / Duração: 8h10
Aeronave: A330
Comecei fazendo umas fotos da Economy Xtra que é a econômica premium da Azul onde os clientes têm mais espaço para as pernas. As cadeiras foram reformadas e nesta classe em específica os bancos levam a cor cinza com o encosto de cabeça azul marinho.
Todos os assentos possuem monitor e entretenimento individual assim como tomada.
Aqui vocês conseguem ter uma boa idéia do espaço extra que você terá para as pernas se comparado a econômica comum. O que acham? Cada cliente recebe uma manta, travesseiro e garrafa d’água.
Depois fui conhecer a classe executiva que agora é entitulada de Business Xtra. O layout é 1-2-1 staggered, ou seja, todos os passageiros tem acesso ao corredor o que é um ponto extremamente positivo já que você consegue agradar tanto quem viaja sozinho quanto acompanhado.
A iluminação da cabine também foi refeita então eles conseguem controlar as cores durante o trajeto. Por exemplo quando estávamos chegando em Campinas eles usaram a cor alaranjada para simular o amanhecer o que permite o passageiro acordar com uma sensação melhor mesmo estando entro do avião.
Os assentos da laterais são intercalados ou seja, metade são com a TV do lado da janela e a outra metade a TV é do lado do corredor. Eu sentei no 5C (tv ao lado do corredor) pois era a última poltrona e eu gosto de observar o serviço. Porém estes assentos tem um agravante – o descanso para os pés é vazado na lateral então toda hora que você está deitado sua manta ou seus pés escorregam pro corredor além do fato do seu rosto ficar mais vulnerável. Se eu pudesse escolher na próxima sentaria na fileira A onde a TV fica perto da janela e o console te protege do corredor.
Aqui vocês conseguem ter uma noção melhor, vejam que os assentos que ficam com acesso direto ao corredor oferecem bem menos privacidade se comparados aos assentos que ficam ao lado da janela.
Para quem viaja junto os assentos do meio nas fileiras ímpares são a melhor opção já que é praticamente um grudado ao outro.
Enfim, fui pro meu assento para fazer umas fotos enquanto a luz da cabine ainda estava acesa. Conforme falei peguei o último da lateral direita (se entrar pela primeira porta do avião).
Este modelo que a Azul adotou já é bastante utilizado por diversas cias como Iberia, Etihad, AirBerlin, etc.
Ao lado da janela tinha o console – ótimo tamanho por sinal – que é ótimo pra você deixar suas coisas como computador, celular. E ele também serve de apoio caso você queira levantar e ainda estiver com a bandeja na mesa, já que você consegue colocar ela ai numa boa.
Embaixo dele tem um porta trecos – um buraco – que você pode guardar outros objetos pessoais como bolsas ou até mesmo os sapatos.
A tomada ficava embaixo e era de fácil acesso.
A mesa fica presa bem ao lado da TV, para abrir basta soltar a trava.
Os controles de posição do assento, porta USB, áudio e joystick da TV ficavam todos no mesmo lugar – acima do encosto de braço do meu lado esquerdo.
Recebemos os fones de ouvido noise-cancelling lacrados – ponto positivo.
Eles são do modelo que engloba toda a orelha – meus favoritos.
O entretenimento de bordo é bem fraco – poucas opções de filmes.
O áudio não funcionou assim como as câmeras externas da aeronave.
Estas eram todas as opções disponíveis entre filmes e séries. Achei pouco, e vocês?
O flight map é bem bacana e tem diversas opções para você poder acompanhar o trajeto.
Quando você escolhe a opção para ver a câmera externa a TV sai do ar.
Recebemos o amenity kit com produtos de higiene pessoal, meias, tapa olhos, kit dental, caneta, etc. (Esta necessaire me lembrou um pouco a da Air France)
Bom, agora vamos ao serviço – primeiro gostaria de salientar a educação e cordialidade dos funcionários. Todos sempre muito educados, sorrindo e tentando fazer o seu melhor – é notório.
Mas houve alguns pequenos deslizes durante o vôo e eu acredito que muitos deles se deu pelo fato de estar sentado na última cadeira. No embarque recebemos champagne de boas vindas – reparei que todos os outros passageiros também receberam mix de castanhas e eu não.
Então gentilmente solicitei pro comissário se eu poderia ter também e ele um pouco sem graça foi lá e trouxe pra mim.
Como o vôo foi durante o Outubro o cardápio era rosa em homenagem ao Outubro Rosa.
As opções disponíveis eram essas:
A Azul tinha Schweppes Citrus a bordo – maravilha, adorei! O serviço começou com salada, sopa e entrada. A sala bem simples, já a entrada que foi um rosbife estava ótima e de certa forma bem apresentada.
Os talheres são amarrados com fitinhas do Senhor do Bonfim – gostei!
Já o prato principal estava MUITO FEIO ! Pedi filet e a aparÊncia não estava nada legal. Muita água na carne – com certeza passou do tempo de cozimento no forno o que fez o prato soltar o líquido – sei disto pois já estive em empresas de catering e conheço como o processo de preparação das refeições são feitas e o que pode levar a acontecer isto como na foto abaixo.
Como o molho da carne é a base de vinho ele deveria estar mais encorpado do que aguado – ponto negativo.
O ponto da carne também não estava legal – extremamente seco por dentro. Não comi a carne toda, somente o purê de batata doce. Durante o serviço do prato principal não me foi oferecido pão – os comissários foram somente até a poltrona 4 e novamente fui esquecido, rs.
Para terminar pedi o prato de queijos – bem apresentado e servido por sinal – e a sobremesa que era uma torta de chocolate.
Acho que na sobremesa faltou um detalhe para dar charme ao prato – nem que fosse uma folha de hortelã ou algo do tipo – a torta ficou muito sozinha no prato.
O banheiro do avião também foi reformado e agora o piso imita o calçadão de Copacabana – exatamente como a TAM tem nos B777.
Ainda em solo coloquei a poltrona na posição horizontal pra vocês verem que ela é total flatbed.
Porém o descanso dos pés é extremamente pequeno, apertado e baixo. É literalmente impossível dormir confortavelmente de barriga pra cima – somente de lado. E mesmo de lado seus pés ainda ficam meio esmagados, você mal consegue se mexer.
Sem tirar o fato que a manta (conforme falei no início deste post) cai toda hora no corredor pelo fato de não ter proteção nenhuma. Eu consegui dormir muito pouco, fiquei bastante incomodado.
A cia disponibiliza uma manta e um travesseiro – que é praticamente mini.
Vejam que ele é praticamente do tamanho da minha mão.
A cia também disponibiliza um snack bar entre a Executiva e Econômica – as opções são o mesmo mix que eles tem disponível nos vôos domésticos do Brasil – biscoitos, bolachas, balas, goiabinhas, sucos e água. Achei a idéia bacana mas a variedade bem fraca pois nem sempre queremos comer “salgadinhos”, concordam?
Bom, quase chegando em Campinas foi servido o café da manhã – frios, frutas, omelete e pão.
Todos estavam com uma aparência legal só o omelete achei um pouco morno – devia ter ficado mais quente.
E antes de desembarcarmos foi oferecido este saquinho de bala em homenagem ao Outubro Rosa.
Minhas impressões da nova classe executiva da Azul foram: apesar de ser um produto infinitamente superior ao anterior que a cia operava, a poltrona não é das mais confortáveis para dormir.
O assento vai afunilando no descanso para os pés o que acaba limitando a pessoa a ficar deitada somente de “lado” pra poder conseguir descansar apropriadamente. O fato deste mesmo footrest ser “aberto” (no caso exclusivo dos assentos impares do lado direito da aeronave) também é um ponto negativo pois a manta ou até mesmo seus pés caem toda hora no corredor.
O entretenimento de bordo só funcionou Filmes e TV, Jogos e Mapas. O menu “Músicas” e as câmeras da aeronave estavam inoperantes.
O serviço de bordo foi super cordial e os comissários(as) bastante educados. Houve algumas pequenas falhas como falta de sincronização na hora de servir as refeições, mas nada que comprometesse o atendimento. A qualidade e apresentação dos pratos (no geral) também estava boa.
O fato das poltronas serem 1-2-1 é um grande diferencial para quem viaja sozinho, afinal todos tem acesso ao corredor. Porém o assento na posição cama deixa a desejar no quesito espaço e conforto – tenho 1m85cm e “sofri” pra encaixar na hora de dormir.
Mas enfim, é um produto bastante atual, competitivo e que com certeza significa um upgrade no portfolio da cia, porém não acho que a empresa cobra o que oferece principalmente no quesito pontos e valor da passagem. No próximo post vou contar quanto paguei por este trecho e vocês vão ficar impressionados com o valor.
Bom pessoal, e aí, o que acharam? Quero saber a opinião de vocês!
Avaliação
- Check-in:
- Embarque:
- Poltrona:
- Atendimento:
- Refeição:
- Entretenimento de bordo:
- Amenity Kit:
- Internet:
- Pontualidade:
- Limpeza:
8.3