A partir desta terça-feira (3), o novo passaporte brasileiro poderá ser emitido. O novo modelo, que mantém o brasão da República na capa, traz uma série de novidades internas e homenageia às regiões do Brasil por meio de ícones representativos dos biomas e da cultura de cada local.
Novidades presentes no novo passaporte
Anunciados no ano passado, os novos passaportes são produzidos pela Casa da Moeda. De acordo com o governo, entre as novidades do documento estão novos dispositivos de segurança, idealizados em uma parceria entre a Casa da Moeda, a Polícia Federal e o Ministério das Relações Exteriores.
Ainda segundo o governo, a Icao (International Civil Aviation Organization), instituição das Nações Unidas que padroniza documentos de viagem, recomenda que o passaporte seja trocado a cada dez anos. Os itens de segurança do brasileiro que estavam em vigor eram os mesmos desde 2006.
Segundo o ministro da Justiça e Segurança Pública da época, Anderson Torres, a capa do passaporte tem um novo estilo da bandeira do Brasil. Nas páginas numeradas do novo documento há um aumento dos números de marcas d’água – que passou de uma para 13 ilustrações diferentes. Essas ilustrações representam a flora e a fauna dos principais biomas do país. Veja abaixo algumas imagens do novo documento:
“Outra novidade do novo modelo são os fundos invisíveis fluorescentes. Antes, apenas o número da página variava sob exposição UV. A nova versão apresenta sete composições diferentes”, disse o ex-ministro.
“A página de identificação também foi atualizada, apresentando uma imagem fantasma da foto do cidadão em preto e branco, além de uma imagem da foto formada por dados biométricos do portador. Essas informações são protegidas por um laminado de segurança”, afirmou, à época, Torres.
Preços e métodos de emissão
Apesar das novidades presentes na versão atualizada do passaporte, os preços, a procedimento para emitir o passaporte, bem como o valor da emissão e a validade do documento, mantém da mesma forma que o passaporte tradicional. O valor continua sendo R$ 257,25 e o prazo de validade continua de dez anos.
Comentário
A emissão do novo passaporte brasileiro no exterior, em embaixadas e consulados do Brasil, somente ocorrerá em 2024. Haverá um período de transição durante o qual a família do modelo atual e do documento deverão conviver.
Os passaportes expedidos no modelo atual continuam válidos até a data de expiração do documento. Para mais informações, acesse o site do Ministério de Relações Exteriores.