fbpx

O belo momento da Accor: 26 novos hotéis na América do Sul; MGallery em Pipa; cartão Visa co-branded e mais

Notícias

Por Lorenzo Firmino

Pessoal, ontem estive na coletiva de imprensa de resultados e futuros planos da Accor. O evento aconteceu no Pullman Ibirapuera e fiquei muito impressionado com tudo que vi. O ano de 2019 marcou o recorde em número de hotéis abertos pela Accor globalmente. O grupo abriu um hotel por dia (excluindo aquisições) – além disso, a Accor assinou outros 510 contratos de novos hotéis, num recorde inédito de um hotel assinado a cada 16 horas.

A empresa alcançou crescimento significativo na América do Sul, com uma receita acima de 13% e um volume de negócios de quase 1 bilhão de euros, o que representa 22% a mais comparado a 2018.

Foram abertos 26 hotéis na região (3.400 quartos), sendo 20 no Brasil (2.834 quartos) incluindo o primeiro Fairmont da América do Sul, em Copacabana, Rio de Janeiro; um na Argentina, um no Chile, um na Colômbia e dois no Peru. Também foram assinados 18 novos projetos (2.684 quartos), sendo 16 deles no Brasil, um na Colômbia e um na Bolívia, país em que a Accor vai iniciar as operações em 2020 de três novos hotéis: ibis, Novotel e Swissôtel, todos em Santa Cruz de la Sierra. “Estamos muito contentes em iniciar operações na Bolívia, um país de grandes atrativos turísticos e beleza natural exuberante. Santa Cruz se consolidou como um importante ponto comercial e industrial na região, com uma economia em crescimento e grande oferta turística”, disse Patrick Mendes, CEO da Accor América do Sul.

Foi fundamental para os bons resultados do ano as conversões dos hotéis Atton e BHG em marcas Accor como Mercure, MGallery e Pullman, que permitiram à empresa adicionar mais de 18 hotéis reformados (quatro mil quartos) ao seu portfólio nos segmentos midscale, upscale e luxo.

As assinaturas em 2019 representaram 75% de franquias – segmento que a Accor quer ampliar na região. A maioria dos contratos ainda é no Brasil (80%), do segmento econômico (70%), porém a partir de negociações com novos parceiros (75%). Patrick Mendes ainda diz que “já anunciamos em primeira mão os dois novos contratos de 2020: Novotel Lençóis Paulista e MGallery Pipa – Natal, que devem inclusive abrir este ano”.

O ano de 2020 é um marco para a Accor, no qual será lançada a estratégia da companhia até 2023. O objetivo é praticamente duplicar os números, saindo de 230 hotéis em 2015 e chegando a 460 abertos até 2021. A meta é chegar a 500 hotéis em operação e 150 em pipeline em 2023. Em termos de aberturas previstas para 2020, são 25 hotéis e outras 30 renovações, sendo que o Brasil representa 70% desse número e demais países 30%.

A Accor já é líder no Brasil e no Chile, posicionando-se em segundo lugar no Peru e terceiro na Colômbia. “Nossa estratégia é alcançar a liderança em toda região”, disse Patrick.


Programa ALL

Uma das grandes apostas do grupo (e que muito nos interessa aqui no site) é o ALL – Accor Live Limitless, programa de fidelidade anunciado em 2019 e lançado oficialmente este ano, que traz um conceito muito mais amplo do que o anterior Le Club AccorHotels.

O CEO da Accor América do Sul disse: “o ALL é a nossa marca para os clientes. Além disso, os membros do ALL, que já são quatro milhões na região e 60 milhões no mundo, terão uma grande oferta de experiências ao longo do ano em gastronomia, entretenimento e esportes, como a parceria com o time de futebol Paris Saint Germain (PSG). Cerca de 55% dos clientes que se hospedaram pelo menos uma noite conosco em 2019 já são clientes ALL. Queremos ampliar muito mais esse número nos próximos anos”.


Cartão de crédito co-branded Accor Visa

Duas outras grandes parcerias pretendem alavancar o potencial de distribuição e de novos clientes da companhia. A primeira delas é com a Sabre Corporation, líder em soluções de tecnologia e softwares para o setor global de turismo. Será criada uma plataforma unificada de central de reservas, altamente flexível e nativa na nuvem.

A outra é com a Visa, para o desenvolvimento de um cartão de pagamento de marca conjunta, que proporcionará benefícios exclusivos para os nossos associados e reforçará o já bem-sucedido programa de fidelidade ALL ao expandir e impulsionar o engajamento da base de associados, que contarão com incentivos para se hospedarem conosco com mais frequência e facilidade.

Outra forma de aumentar a força da companhia é a diversidade de marcas que a Accor conquistou nos últimos cinco anos, que facilita a escolha do investidor e amplifica as oportunidades de negócios. A empresa possuía 11 marcas globais em 2015 e em 2020 esse número cresceu para 39 marcas globais de hotéis.

Uma novidade é o segmento de residenciais, que poucos sabem que a Accor é líder também com marcas como Hyde, Mondrian e SLS, que terá o primeiro hotel inaugurado na Argentina ainda no primeiro semestre. “Estamos fazendo vários estudos para trazer o segmento residencial para a América do Sul, onde vemos um potencial enorme de marcas tanto do segmento luxo quanto midscale”, afirma Abel Castro, Vice-Presidente de Novos Negócios Accor América do Sul.


Medidas ecológicas

E claro, o grupo está empenhado em reduzir o uso de materiais plásticos. O primeiro item a ser combatido foi o canudo. Em 2019, foram substituídos por produtos sustentáveis os mexedores/agitadores e cotonetes. Já em 2020, a Accor anunciou seu novo compromisso para combater os plásticos de uso único e tem como objetivo eliminar 100% desses plásticos da experiência do hóspede até 2022. Neste ano, os principais itens a serem substituídos por uma opção mais sustentável são os copos plásticos e os amenities, que deixam de ser disponibilizados individualmente.

Um outro assunto muito importante para a Accor é a emissão de carbono. Em 2015, durante a COP 21 em Paris, a Accor assumiu um compromisso para reduzir a temperatura global em 2°C, juntamente com outras grandes indústrias mundiais. Em 2020, a empresa anunciou a criação do Comitê Global para reforçar a implementação dessa estratégia. Na América do Sul, por meio da iniciativa “Hotéis Zero Carbono”, os hotéis Novotel Santiago Providencia, Novotel Las Condes, Pullman Vitacura e Pullman El Bosque foram certificados com o Selo “Carbono Neutral”. A redução da pegada de carbono dos quatro hotéis equivale a plantar mais de 19 mil árvores ou retirar 2.400 veículos das ruas. Além disso, o Swissôtel Lima (Peru) se tornou o primeiro e único hotel no Peru a neutralizar sua pegada de carbono. Essa certificação foi concedida pela SGS Peru, uma empresa líder em inspeção, verificação e certificação.


Comentário

Que belo momento está vivendo a Accor, não é mesmo? Deixo abaixo registrado os meus destaques:

  • 20 novos hotéis no Brasil inaugurados em 2019;
  • Inaugurado o primeiro Fairmont da América do Sul, o Fairmont Rio de Janeiro Copacabana;
  • Inauguração do MGallery em Pipa (estive lá há um ano e sou apaixonado pelo vilarejo. Estou ansioso e curioso pelo MGallery em terras potiguares);
  • Salto de 230 hotéis na América do Sul em 2015 para 460 até o ano que vem;
  • 1 bilhão de euros em volumes de negócios na América do Sul em 2019 (22% a mais comparado a 2018);
  • 510 novos contratos de hotéis no mundo: recorde de um hotel assinado a cada 16 horas;
  • Lançamento oficial do ALL;
  • Mais da metade dos hóspedes de 2019 já são membros do programa;
  • Anúncio do cartão de crédito co-branded Accor Visa.

Ao longo desse ano pretendemos explorar mais o ALL – Accor Live Limitless e os hotéis do grupo aqui no PP. Fiquem ligados!

Newsletter

O maior portal de Programas de Fidelidade do Brasil.
Tudo sobre milhas e pontos, avaliação de voos, salas vip, hotéis, cartão de crédito e promoções.