fbpx

Curiosidade: O dia em que dois A330 pousaram no aeroporto de Congonhas!

Notícias

Por Fábio Vilela

Quem aí tá aproveitando o feriado (que por sinal é só em SP)? Bom, eu estou mais tranquilo hoje e um dos meus passatempos favoritos é ficar futricando no youtube sobre aviação, mas principalmente sobre as décadas passadas, de como era o serviço de bordo, o atendimento premium das cias aéreas, etc.

Bom, aproveitando o assunto, queria compartilhar com vocês hoje este vídeo da entrega dos primeiros 2 A330 da TAM.

As duas aeronaves do vídeo são o PT-MVA e PT-MVB, e foram entregues em Novembro de 1998 para marcar a expansão dos voos internacionais da cia. Os aviões receberam o nome de “The Magic Red Carpet”, fazendo alusão ao tapete vermelho que sempre estava na beira da escada dos aviões.

Mas o que mais impressiona não são os aviões (que eram os mais modernos da época) e sim o fato, do Cmte. Rolim ter feito a entrega das aeronaves  no aeroporto de Congonhas – sim, pasmem!

Estou com a pulga atrás da orelha: Será que estes aviões pousaram com o mínimo de combustível para diminuir o peso? Alguém aí sabe mais sobre detalhes deste evento na época?

Inclusive, depois de assistirem o vídeo, podemos ver o quanto evoluímos né? Veja que ter monitor individual, telefone e FAX à bordo era uma BAITA novidade!

Vale lembrar que a TAM operou 12 modelos desta aeronave durante 18 anos, até o ano de 2016. O último voo internacional foi no dia 03/04/2016 da Cidade do México p/ Guarulhos.

Tirando as inúmeras curiosidades do vídeo, fico aqui pensando: Vocês se sentiriam “confortáveis” em pousar em Congonhas a bordo de um A330? Eu acho que não, rs!

Aliás, aos experts de plantão: A pista do aeroporto ainda comporta este tipo de aeronave? É seguro?

Pelo o que já li os A300 da VASP e os B767 da Transbrasil também já operaram por CGH, então se alguém quiser comentar mais sobre o assunto, vou adorar saber!

Newsletter

O maior portal de Programas de Fidelidade do Brasil.
Tudo sobre milhas e pontos, avaliação de voos, salas vip, hotéis, cartão de crédito e promoções.