Uma lista de passageiros do A320 da Pakistan International Airlines revelou onde os dois sobreviventes estavam sentados quando a aeronave caiu em um bairro residencial em Karachi.

Shadman Samee from Dhaka, Bangladesh / CC BY-SA
Uma reportagem publicada pelo DailyMail mostrou o mapa de assento com o local onde os dois sobreviventes da queda do voo 8303 da Pakistan International Airlines.
O voo era uma rota doméstica programada entre o Aeroporto Internacional Allama Iqbal em Lahore para o Aeroporto Internacional Jinnah em Karachi. Onte, dia 22 de maio de 2020, o Airbus A320 caiu em Model Colony, uma área residencial densamente povoada de Karachi, enquanto se aproximava do Aeroporto Internacional Jinnah, a poucos quilômetros da pista. Havia 91 passageiros e oito tripulantes a bordo da aeronave. Pelo menos 97 pessoas perderam suas vidas no acidente e dois passageiros sobreviveram.
O primeiro sobrevivente – o presidente do Banco de Punjab, Zafar Masud, estava sentado no assento 1C, na classe executiva.
O segundo, o engenheiro Mohammad Zubair, 24 anos, estava sentado no assento 10C, na saída de emergência.

Fonte: Daily Mail
A aeronave contava com 158 assentos, sendo 8 em classe executiva e 150 em classe econômica.
O assento escolhido ajudou os passageiros a sobreviverem?
É difícil saber. Segundo o jornal The Telegraph, embora alguns afirmem que os assentos sobre a asa de uma aeronave são os melhores (porque naquela região o avião é “mais forte”), a opinião popular diz que, no caso de um acidente de avião, a traseira de uma aeronave é o lugar mais seguro para se estar.
Em um estudo da Popular Mechanics, realizado em 2007, a revista analisou todos os acidentes aéreos desde 1971 e descobriu que os assentos traseiros (atrás da borda traseira da asa) eram mais seguros – as taxas de sobrevivência eram de 69%, contra 56% na asa e 49% para quem está na frente do avião.
Em momentos como esse, vale sempre lembrar que o avião ainda continua sendo um dos meios de transporte mais seguro do mundo. As chances de uma pessoa morrer em um acidente aéreo são de 1 em 19,8 milhões voando em uma aeronave com bom histórico de segurança, de acordo com o site planecrashinfo.com.
Já em relação aos dois sobreviventes, indepenendente do que as estatísticas mostram sobre o local do assento, passar por algo assim deve ser um trauma e os dois nasceram novamente depois disso!
E vocês tem alguma “teoria” sobre onde seria o local mais seguro de sentar no avião quando reservam seus assentos?