Os detalhes por trás da operação de resgate dos brasileiros em Wuhan

Notícias

Por Equipe

A Força Aérea Brasileira (FAB) emitiu um comunicado com os detalhes dos voos que partiram anteontem (05) para resgatar 30 brasileiros na China. O governo enviou duas aeronaves para buscarem os brasileiros que desejam deixar o país por conta do recente surto do coronavírus.

As duas aeronaves que estão sendo usadas para transportar os passageiros são as VC-2, de modelo Embraer 190. Os voos, que se iniciaram na tarde de quarta-feira (04), fizeram uma parada em Fortaleza, antes de seguirem à Europa, onde fizeram a segunda parada nas Ilhas Canárias. Depois disso irão para Varsóvia, última parada antes de chegar ao território chinês. Na China, o avião ainda fará uma última parada em Urumqi, antes de chegar em Wuhan.

As aeronaves contam com 11 tripulantes e 6 profissionais de saúde da FAB, além de um médico do Ministério da Saúde. “As equipes de saúde são capacitadas para realizar missões de Defesa Química, Biológica, Radiológica e Nuclear (DQBRN), que consiste em empregar Meios de Força Aérea para deslocar pessoal e material que tenham sido submetidos à ação de agentes Químicos, Biológicos, Radiológicos e/ou Nucleares, e para transportar pessoal e material especializados nas atividades decorrentes de eventos DQBRN”, disse a Força Aérea.

Cada uma das aeronaves consegue levar 30 pessoas. Mesmo em função do trabalho de resgate, a FAB disse que o avião não vai precisar de adaptação específica. O voo de volta de Wuhan fará o percurso inverso do de ida, indo à Urumqi, Varsóvia, Las Palmas, Fortaleza e, por fim, Anápolis (não mais Brasília – onde as aeronaves saíram). Ao todo, o voo deverá ter uma duração de 94 horas, com previsão de retorno para amanhã (08).

A FAB informou que o Ministério da Defesa, em conjunto com o Ministério da Saúde, Ministério das Relações Exteriores e demais órgãos do governo, irá atuar seguindo protocolos e instruções oficiais para garantir a segurança dos passageiros e dos militares envolvidos na missão.

Ao chegar ao Brasil, os passageiros serão colocados em quarentena como uma medida de prevenção. O local onde os passageiros irão ficar é a Ala 2 da Base Aérea de Anápolis. Mais informações sobre a “Operação Regresso” e sobre a quarentena na Ala 2 dos repatriados brasileiros oriundos da China serão fornecidas oportunamente nos canais oficiais da Força Aérea Brasileira.

Alertas no WhatsApp
Alertas no WhatsAppEntre para os Grupos de Alerta do PP no WhatsApp!
Clube Livelo
Clube LiveloAssine o Clube Livelo e ganhe até 104.000 pontos bônus
Hotéis
HotéisGanhe 8% de desconto em estadias até 31 de março de 2025!
Airport Park
Airport ParkReserve o estacionamento no Aeroporto de Guarulhos e ganhe 5% off
Canal do WhatsApp
Canal do WhatsAppEntre no nosso canal do Whatsaap e confira todas as oportunidades!
Ver todos os cupons

Baixe o app do Passageiro de Primeira

google-play
app-store

O maior portal de programas de fidelidade do Brasil.
Tudo sobre milhas e pontos, voos e salas VIP, hotéis e lazer, cartão de crédito e promoções.