fbpx

Os dois primeiros dias do Dubai Airshow

Notícias

Por Lays Laraya

Saudações de Dubai, amigos do PP!

Sou a Lays, nova colunista do site. Volto aqui hoje com os destaques nos dois primeiros dias do Dubai Airshow, o evento de aviação mais esperado do ano.


Dia 1 – Visitas reais e um incrível Flypast

O primeiro dia do Dubai Airshow foi marcado pela presença de autoridades e um lindo Fly Past liderado pelo Airbus A380 da Emirates Airline. Entre as autoridades mais importantes a prestigiar o evento e visitar a exposição de aeronaves, estiveram Mohammed bin Rashid Al Maktoum, Vice Presidente e Primeiro Ministro dos Emirados Arabes Unidos e governante de Dubai, seu filho o príncipe herdeiro de Dubai Sheikh Hamdan bin Mohammed Bin Rashid Al Maktoum, como também Sheikh Mohammed bin Zayed Al Nahyan, príncipe herdeiro de Abu Dhabi e Supremo Subcomandante das Forças Armadas do país. Os membros da família real foram acompanhados por Sheikh Ahmed bin Saeed Al Maktoum, Presidente da Aviação Civil em Dubai, também Chairman e Chief Executive da Emirates Airline. Numa visita organizada ao A380 da Emirates no livery azul da Expo 2020 (A6-EVH), os líderes da empresa aérea Chief Operating Officer Adel Al Redha e Chief Comercial Officer Adnan Kazim guiaram os membros da família real pela aeronave.

E apesar da atenção estarem todas voltadas as realezas, não houve um olhar siquer que não se voltasse para o céu quando se deu início as demonstrações aéreas as 14:00. A organização do evento e seus parceiros defintivamente impressionaram com um dos Flypasts mais espetaculares já apresentados no Dubai Airshow. Uma formção de 3 Chinook, 3 Black Hawk and 3 helicópteors Apache atraíram a atenção do público para a gradiosidade do A380 da Emirates no livery verde da Expo 2020 que lideraria o flypast formado primeiro pelas aeronaves da Al Fursan, o time de demonstrações aerobáticas da Força Aérea dos Emirados, que veio em formato de flecha. A seguir vieram um A330 MRTT, 4 F-16 Fighting Falcons, 1 Boeing C-17 de transporte militar, e 4 Mirage 2000 jet fighters. Definitivamente impressionante!

dubai airshow


Dia 2 – Novidades e um grande anúncio

  • Etihad’s Greenliner

A manhã do segundo dia começou com o anúncio da parceiria entre a Boeing e a Etihad Airways no projeto Greenliner. Como já anunciado ontem aqui no PP, este projeto não só promove sustentabilidade através do lindo livery em tons de azul e verde numa aeronave onde os produtos e experiências serão ecologicamento responsáveis, mas também marca o ínicio de uma troca de informações e recursos para o desenvolvimento de inovações na indústria aeronautica.

  • Roxo – Fedex autonomous delivery bot

Outra atração bem popular do evento foi a demonstração da nova teconologia da Fedex, o robô autônomo Roxo. A máquina que está em fase de testes para servir um mercado de entrega locais, conduz objetos de até aproximadamente 45Kg. Em sua primeira apresentação do Roxo fora dos Estados Unidos, Taarek Hinedi falou da relevância de trazer o Roxo ao Dubai Airshow, já que vê os os Emirados Arabes Unidos como um forte parceiro em iniciativas de inovação, uma vez que as políticas locais não impõem tantas restrições como em outros mercados.

  • HondaJet Elite

Outra exposição popular do evento foi o HondaJet Elite. Esta primeira aeronave desenvolvidade pela Honda, carrega um aspecto bem único que são suas turbinas acopladas fora da fuselagem. As turbinas são resultado de uma joint venture com a General Eletric. Uma outra particularidade é o nariz da aerovave, um tanto quanto diferente – apesar de nem todos os executivos presentes ao evento afirmarem veementemente a inspiração do design do nariz, muitos confirmam ter vindo dos saltos altos de um modelo Ferragamo observado por Michimasa Fujino, CEO da Honda, durante uma de suas passagens por um duty free com sua esposa.

  • Embraer’s presence

A presença da Embraer foi algo bem marcante no evento. Trazendo seu novo 195 E2, também conhecido como Profit Hunter, a aeronave em livery TechLion atraiu um volume bem grande de visitantes interessados nas eficiências deste modelo que promete de 15-25% em redução de custo por assento. A parceria com a Boeing também continua a ser um dos assuntos mais comentados, solidificando o posicionamento da empresa e credibilidade trazida pela acessibilidade dos produtos a diversos mercados já servidos pela Boeing. Prevendo um crescimento de demanda no Oriente Médio, motivado pela intenção das grandes empresas a continuarem a atrair tráfego de destinos secundários e terciários aos seus hubs, John Slattery, CEO da Embraer Commercial Aviation, vê o Dubai Airshow como um evento estratégico para o desenvolvimento de negócios da Embraer.

  • O pedido de 50 Airbus A350-900 XWBs da Emirates

No início da tarde deste segundo dia, finalmente as expectativas dos participantes e mídia por um anúncio bilionário de compra de aeronaves foram atendidas. Como também já anunciado aqui no PP, a Emirates e a Airbus confimaram em uma coletiva de imprensa, o pedido de 50 Airbus A350-900 XWBs. Com entregas previstas pra terem em início em Maio de 2023, as aeronaves devem continuar a serem adicionadas a frota até 2028.

Em visita ao chalet da Emirates nesta tarde, eu tive a honra de ser convidada a ter em mãos o acordo de compra das aeronaves ao lado do Chief Operating Officer da Emirates, Sr. Adel Al Redha. Fui recebida no chalet pelo Divisional Senior Vice President – International Affairs Sheikh Majid Al Mualla, o Chief Commercial Officer Adnan Kazim, o Vice Presidente de Compras de Aeronaves Ammar Al-Zaben e também Boutros Boutros, Divisional Senior Vice President Corporate Communications, Marketing and Brand.

E como se as emoções do dia já não tivessem sido suficientes, terminei a minha visita realizando o sonho de conhecer o Chairman da Emirates, Sheikh Ahmed bin Saeed Al Maktoum. Um dia que vai ficar guardado entre as memórias mais marcantes no diário da Skywardsfreak.

Vejo vocês no Insta e também por aqui!

Lays aka @Skywardsfreak

Newsletter

O maior portal de Programas de Fidelidade do Brasil.
Tudo sobre milhas e pontos, avaliação de voos, salas vip, hotéis, cartão de crédito e promoções.