fbpx

Perguntas e respostas sobre a política dos bilhetes emitidos através do TAP Miles&GO

Notícias Programas de fidelidade

Por Fábio Vilela

Pessoal, como o último pronunciamento do M&G à respeito da crise do coronavírus acabou gerando dúvidas entre os leitores, eu pedi à TAP um esclarecimento oficial para poder passar pra vocês.

Sei que demorou a chegar, mas o fato é quis abordar todos os pontos, e isto levou mais tempo que o esperado, então de antemão quero agradecer a paciência de vocês.

Eu optei por fazer em forma de perguntas e respostas reunindo as dúvidas de vocês (e também minhas) dos comentários dos posts passados, então acredito que assim fica mais fácil de vocês entenderem. Vamos lá!


Perguntas e respostas

Quais as passagens emitidas com milhas M&G são elegíveis à alteração, cancelamento ou congelamento sem taxas?

M&G: Todas as passagens cuja a viagem se inicie até 30 Abril 2020 ou passagens que tenham sido canceladas/alteradas pela cia aérea que opere o voo.

Passagens emitidas em parceiros do TAP Miles&GO entram nesta regra?

M&G: SIM – Todos os parceiros – incluindo Star Alliance, Emirates, Azul, etc.

Se eu voei o primeiro trecho da viagem (ida) e o meu voo da volta foi cancelado ou desejo cancelar, vou receber um reembolso parcial?

M&G: Se for uma emissão Star Alliance ou parceiros não receberá, pois não há reservas “one-way” de acordo com as regras do programa. Já se for uma reserva TAP sim.

Caso eu tenha uma passagem emitida com milhas em qualquer parceiro M&G para voar até 30.04 ou meu voo tenha sido cancelado/alterado e as milhas utilizadas para emissão do bilhete ja estejam expiradas. Qual vai ser a política para que eu não perca estas milhas?

M&G: Alterar para uma data posterior sem custo – dentro da validade do bilhete.

Caso eu tenha uma passagem emitida com milhas em qualquer parceiro M&G para voar até 30.04 ou meu voo tenha sido cancelado/alterado e além das milhas utilizadas para emissão do bilhete ja estarem expiradas a data de validade do bilhete está próxima, me impedindo de remarcar para o futuro. Qual vai ser a política para que eu não perca estas milhas?

M&G: Casos assim serão analisados pelo call center.

Se meu bilhete foi cancelado, alterado ou é para uma viagem até 30.04, posso deixar em aberto e decidir remarcar posteriormente?

M&G: Sim, respeitando origem, destino, ponto de conexão, classes e validade do bilhete na hora da remarcação.

Como será feito o reembolso das taxas pagas em bilhetes emitidos com milhas M&G?

M&G: O reembolso será feito exclusivamente em forma de voucher. Os vouchers são nominais e intransferíveis e serão emitidos eletronicamente no nome de cada passageiro da reserva.

Há possibilidade de receber o reembolso das taxas no cartão de crédito utilizado na emissão?

M&G: Não.

Posso pagar as taxas de outra emissão com milhas (incluindo parceiros) utilizando o voucher?

M&G: Sim, desde que o portador do voucher seja o passageiro.

Qual a validade do voucher?

M&G: O voucher tem validade de 1 ano após a emissão.

Como posso solicitar o voucher?

M&G: Somente através do call center.

A taxa de emissão será devolvida caso eu peça reembolso?

M&G: Não, ao pedir o reembolso você receberá em formato de voucher somente as taxas aeroportuárias, governamentais e taxas cobradas pela cia aérea. A taxa de serviço do M&G não é reembolsável pois o serviço foi prestado.

Participei de uma promoção de Status Match ou Desafio de Estatuto no passado. Serei elegível a extensão do meu status por 12 meses?

M&G: Sim.

Todos os status que vencem em 2020 serão prorrogados?

M&G: Sim. Só não serão elegíveis à extensão quem obteve o status Gold através de nomeação de outro membro Gold, ou obteve o status Silver por ter comprado o Club Platinum – que neste caso é atrelado a vigência do Club.

Poderei nomear um outro parceiro Gold ao ter o status renovado?

M&G: Sim.

Tenho milhas expirando até 31 de Maio de 2020 – como posso evitar que elas vençam?

M&G: O indivíduo que comprar qualquer modalidade do Club TAP até 31 de Maio de 2020 ou tiver feito pelo menos 1 voo com a TAP nos últimos 12 meses, terá suas milhas prolongadas por mais 12 meses, desde que a sua data da expiração das milhas seja entre Março e Maio.

Se eu comprar o Club TAP, as milhas que já venceram serão revalidadas?

M&G: Não, você precisa comprar o Club TAP até 1 dia útil antes das milhas vencerem.

Já possuo um Club TAP – minhas milhas estão garantidas por mais 12 meses?

M&G: Se o seu Club estiver ativo durante a data de vencimento da milhas, sim, desde que a data da expieração for entre Março e Maio.

Emiti uma passagem durante uma promoção de miles back ou milhas reduzidas e desejo pedir o reembolso pois meu voo foi cancelado/afetado. Quanto irei receber?

M&G: Miles back: Você irá receber o total das milhas do bilhete e o programa irá retirar o bonus do milesback que você tenha recebido referente à essa emissão.

Milhas Reduzidas: Você irá receber a totalidade das milhas que utilizou.

Emiti uma passagem durante uma promoção de miles back ou milhas reduzidas e desejo cancelar por vontade própria. Quanto irei receber?

M&G: Miles back: Você irá receber o total das milhas do bilhete e o programa irá retirar o bonus do milesback que você tenha recebido referente à essa emissão, caso seu bilhete seja reembolsável. [Consulte a regra da promoção a qual você participou] 

Milhas Reduzidas: Você irá receber a totalidade das milhas que utilizou, caso seu bilhete seja reembolsável. [Consulte a regra da promoção a qual você participou]

Emiti uma passagem durante uma promoção de miles back ou milhas reduzidas para voar TAP e desejo alterar por vontade própria. Irei pagar diferença de tarifa?

M&G: Se as novas datas disponíveis estiverem com um valor mais alto em milhas, sim.

Emiti uma passagem durante uma promoção de miles back ou milhas reduzidas para voar com a TAP e a TAP cancelou meu voo. Irei pagar diferença de tarifa (em milhas) para reacomodação em outra data?

M&G: Não – desde que toda a viagem tenha sido emitido em voos puros TAP.

Emiti uma passagem para voar com parceiros e a cia aérea cancelou/alterou meu voo. Irei pagar diferença de tarifa (em milhas) para reacomodação em outra data?

M&G: Não – pois a tabela de parceiros é fixa. É necessário que tenha disponibilidade na mesma classe de milhas, rota, ponto de conexão e cia aérea, caso contrário o reembolso será a única opção.


Comentários

Sou a favor do consumidor ter a opção de receber o pagamento das taxas como quiser, e não ser de forma obrigatório em forma de voucher. Mas como temos visto, esta política de voucher, está sendo adotada pela maioria das cias durante a crise para conseguirem manter seu fluxo de caixa e operações.

Já em relação ao prolongamento de status, achei que o programa foi justo e generoso.

Bom, eu espero que eu tenha abordado tudo (ou quase) em relação aos questionamentos de vocês, mas se alguém ainda tem alguma dúvida, por favor coloque nos comentários que tentaremos obter informações oficiais com o programa.

Newsletter

O maior portal de Programas de Fidelidade do Brasil.
Tudo sobre milhas e pontos, avaliação de voos, salas vip, hotéis, cartão de crédito e promoções.