fbpx

Porque a disponibilidade em classe executiva da Delta saindo do Brasil sumiu da Smiles?

Programas de fidelidade

Por Fábio Vilela

Vocês repararam que os resgates em classe executiva com a Delta saindo do Brasil praticamente desapareceram da Smiles? Tenho olhado com frequência, e nada de encontrar lugar. Foi aí que resolvi fazer uma investigação e ‘acho’ que encontrei a razão.

Eu sempre utilizo o site da Delta pra buscar disponibilidade primeiro, já que lá tem a visualização do calendário inteiro, o que facilita demais porque encontrando na tarifa SAVER, volto pro Smiles para tentar emitir o bilhete e geralmente funciona em 90% das vezes.

Pois bem, pesquisando os destinos saindo de São Paulo que são Nova York e Atlanta ou do Rio de Janeiro que são Atlanta e Nova York (sazonal), não encontrei NENHUM dia na tarifa SAVER – até o final do calendário publicado. Segue os exemplos de datas até Abril, por exemplo tirados do SkyMiles.

Todos os trechos estão por 350k, que é a tarifa irrestrita do SkyMiles, consequentemente, não disponível para nenhum parceiro do programa.

Fui então tirar a prova dos 9, e pesquisei outra rota que não seja saindo do Brasil, como por exemplo de Santiago para Atlanta e veja que encontrei algumas datas na tarifa SAVER, por 140k, como no dia 09/03.

E fui na Smiles tirar a prova, e voilá – a mesma disponibilidade aparece!

E mais uma vez para comprovar minha “teoria”, fui no site do FlyingBlue (programa da AirFrance-KLM) e por lá também não há nenhuma disponibilidade em voos saindo do BR.

Portanto, o que posso concluir (já que é uma suposição minha) é o seguinte: A Delta não está liberando lugares na tarifa SAVER nos voos que saem do Brasil, consequentemente os programas parceiros como a Smiles, FlyingBlue ou qualquer parceiro da Skyteam não conseguem emitir bilhetes, portanto não é um “bloqueio” e sim falta de disponibilidade na tarifa promocional de milhas por parte da cia que opera o voo. Eu simulei exemplos somente em executiva, então não sei se o mesmo está ocorrendo em classe econômica.

Acredito que a ocupação dos voos deve estar boa para justificar a falta de lugares. Qual a opinião de vocês?

Uma pena né? Eu adoro viajar de Delta e já usei bastante a Smiles para comprar passagens para os EUA. Vamos ver se este cenário muda nos próximos meses. #Oremos

Newsletter

O maior portal de Programas de Fidelidade do Brasil.
Tudo sobre milhas e pontos, avaliações de voos, salas vips, hotéis, cartões de crédito e promoções.