Na manhã dessa quinta-feira (26) no horário local, a Japan Airlines teve diversos voos atrasados e suspendeu temporariamente a venda de passagens devido a um problema no sistema. Felizmente, a situação já foi resolvida. Saiba mais!
Ataque cibernético à Japan Airlines
Conforme comunicado da Japan Airlines, às 7h24 no horário local do Japão de hoje (26), houve uma interrupção no equipamento de rede que conecta os sistemas internos e externos da companhia. Esta falha é causada pelo recebimento de uma grande quantidade de dados de uma fonte externa. Confira a publicação oficial no X:
【ネットワーク機器不具合に関するお知らせ】
本日、7時24分から社内外を繋ぐネットワーク機器でシステム不具合が発生しております。国内線、国際線ともに運航への影響も想定されます。状況の確認が取れ次第、次回の案内にてお知らせいたします。ご迷惑をおかけしておりますことをお詫び申し上げます。— JAL 運航情報【公式】 (@JAL_flight_info) December 26, 2024
“Desde as 7h24 de hoje, estamos enfrentando um mau funcionamento no sistema do equipamento de rede que conecta nossa empresa interna e externamente. Espera-se que isso afete as operações de voos domésticos e internacionais. Informaremos você em nosso próximo anúncio assim que confirmarmos a situação. Pedimos desculpas por qualquer inconveniente causado.”
Felizmente, a causa da falha e o alcance do impacto dos problemas foram identificados e o sistema foi restaurado. Segundo a companhia, não houve vazamento de dados do cliente ou danos por vírus. No entanto, as operações nacionais e internacionais da companhia foram afetadas e as vendas de passagens foram suspensas.
【ネットワーク機器不具合に関するお知らせ 19:40現在】
本日、ネットワーク機器でシステム不具合が発生しておりましたが、現在は復旧しております。
明日12月27日の運航につきましては、現在のところ、平常どおりの運航を予定しています。
ご迷惑をおかけいたしましたことをお詫び申し上げます。
— JAL 運航情報【公式】 (@JAL_flight_info) December 26, 2024
“Houve um mau funcionamento do sistema com nosso equipamento de rede hoje, mas já foi resolvido. A partir de agora, os voos para amanhã, 27 de dezembro, estão programados para operar normalmente. Pedimos desculpas por qualquer inconveniente causado.”
Voos impactados
Conforme um breve relatório divulgado no site da Japan Airlines, estes foram os impactos do problema:
Número de voos atrasados 30 minutos ou mais:
Voos domésticos: 60 (atraso máximo: 1h26m)
Voos internacionais: 11 (atraso máximo: 4h02m)
Voos cancelados hoje (16)
JL287 Tóquio/Haneda – Izumo
JL126 Osaka/Itami – Tóquio/Haneda
JL134 Osaka/Itami – Tóquio/Haneda
JL332 Fukuoka – Tóquio/Haneda
Voos cancelados amanhã (27)
JL276 Izumo – Tóquio/Haneda
Comentário
Felizmente, o problema no sistema da Japan Airlines foi resolvido. No entanto, muitos passageiros sofreram com o transtorno. Vale lembrar que, na terça-feira (24), a American Airlines passou por um problema parecido e diversos voos da companhia foram afetados.
Para conferir a nota publicada no site da Japan Airlines, clique aqui.