A Qantas voltou a adiar seus planos ambiciosos de conectar a Austrália ao mundo com voos ultralongos sem escalas. Com a entrega do Airbus A350-1000 adiada para o fim de 2026, o aguardado Projeto Sunrise – que inclui ligações diretas de Sydney para Nova York, Londres e até o Brasil – só deve decolar, de fato, em 2027. Confira!
Atrasos na frota adiam voos
A CEO da Qantas, Vanessa Hudson, confirmou que o primeiro dos 24 A350-1000 adaptados para longas distâncias deve chegar apenas no final de 2026. Para que os voos diretos de Sydney para Londres e Nova York aconteçam diariamente, a companhia precisa de pelo menos três aeronaves. Esse marco só deverá ser alcançado na primavera de 2027, adiando os planos de uma das operações mais ambiciosas da aviação comercial.
O atraso tem origem nos pedidos de modificação exigidos pela Agência Europeia de Segurança Aérea (EASA), que quer mudanças específicas nos tanques de combustível. Com isso, a certificação do modelo ficou para junho de 2024, empurrando toda a agenda da Qantas para frente.
E o Brasil?
Embora o foco inicial do Projeto Sunrise seja a ligação direta da Austrália com os Estados Unidos e a Europa, a Qantas já manifestou interesse em conectar o país à América do Sul – e, mais especificamente, ao Brasil. Com capacidade para voos de mais de 19 horas, o A350-1000 adaptado permitiria operar sem escalas entre Sydney e cidades como São Paulo.
Esse tipo de rota teria grande apelo tanto para passageiros quanto para o mercado de fidelidade. A possibilidade de acumular (ou resgatar) pontos em voos diretos tão longos, sobretudo se operados em parceria com programas como o oneworld e seus equivalentes no Brasil, é bastante animadora.
Primeira Classe
A First Suite do A350-1000 da Qantas terá uma variedade de recursos para fazer com o que os passageiros se sintam em um mini quarto de hotel, com uma cama fixa grande e confortável de 2 metros, poltrona reclinável separada, guarda-roupa pessoal, mesa de jantar para dois e uma televisão de 32 polegadas. Com layout 1 x 1 x 1, a cabine terá seis assentos disponíveis.
Classe Executiva
Quem viajar nessa cabine contará com um assento com porta deslizante para maior privacidade, uma cama plana de dois metros, armazenamento generoso (incluindo um espelho grande), pufe de couro acolchoado, televisão touchscreen 18 polegadas, uma mesa de jantar e iluminação especial.
Todos os assentos contam com saídas USB-A e C, e carregadores por indução. Com layout 1 x 2 x 1, a cabine terá disponíveis 52 assentos.
Econômica Premium
A Premium Economy contará com um assento mais confortável, onde o encosto de cabeça será a maior diferença visível, oferecendo ao passageiro um conforto adicional e televisão de 13 polegadas. Todos os assentos possuem duas saídas USB-C, além de um espaço de 40 polegadas para as pernas.
Foi adicionado também um novo descanso para os pés e pernas, que possui um estofado, auxiliando que o corpo seja reclinado, permitindo um descanso melhor aos passageiros. Com layout 2 x 4 x 2, a cabine terá disponíveis 40 assentos.
Classe Econômica
Os assentos dessa classe contará com assentos novos que possuem um tecido melhor, 33 polegadas de espaço para as pernas, televisão de 13 polegadas, além de um suporte adicional para smartphone ou tablet. Com o layout 3-3-3, a cabine terá 140 assentos disponíveis.
Zona de bem estar
Uma das maiores novidades, é uma área de bem estar especialmente para os passageiros da Premium Economy e da Classe Econômica. Na zona de bem estar terá painéis de parede esculpidos e alças elásticas integradas, programa de exercícios guiados na televisão, estação de hidratação e uma variedade de bebidas.
A Qantas é a primeira companhia aérea a oferecer essa área para os passageiros que viajam nessas classes.
Conheça a Travel
Você sabia que agora o Passageiro de Primeira tem um site dedicado exclusivamente ao universo de viagens? A Travel é um site especializado em guias de destinos, além de notícias e promoções relacionadas a viagens.
A nossa missão é ser a sua nova fonte diária de inspiração para vivências únicas e imersivas ao redor do mundo. Com um olhar atento à autenticidade e à imersão cultural, a Travel vai além dos roteiros turísticos tradicionais, oferecendo aos viajantes uma experiência genuína, que valoriza a cultura local, a curiosidade e a sustentabilidade. Trazemos a expertise do Passageiro de Primeira em nosso sangue, o que garante excelência nas informações e serviços.
Venha ver o mundo com novos olhos! Conheça a Travel! ✨
Desconto em hotéis, seguro viagem e mais
Vai viajar? Aproveite nossos cupons de desconto para ter uma viagem mais econômica!
Comentário
Ainda que o adiamento frustre quem já se imaginava voando direto da Austrália para o Brasil, o Projeto Sunrise continua sendo uma promessa empolgante. É algo compreensível diante dos desafios técnicos e regulatórios envolvidos no seu lançamento. Se a Qantas seguir com o plano de operar para o Brasil no futuro, teremos uma rota inédita e empolgante no mercado. Vale a pena se manter na expectativa.
E você? Pretende voar em alguma das rotas quando iniciarem os voos? Conta pra gente nos comentários!