fbpx

Qatar Airways retoma voos para o Egito após quase quatro anos sem voar para o país

Notícias

Por Equipe | Passageiro de Primeira

No início desse mês, noticiamos que os países do Conselho de Cooperação do Golfo: Arábia Saudita, Bahrein, Catar, Emirados Árabes Unidos, Kuwait e Omã, assinaram o pacto chamado “Declaração de Al-Ula”. O acordo encerra o bloqueio civil, político, comercial e de transportes imposto ao Catar pelos demais países da região, vigente desde junho de 2017. Na esteira do mesmo acordo, foram levantadas também as restrições impostas ao Catar pelo Egito.


Retomada de rotas

Apesar do Egito não compor oficialmente o Conselho de Cooperação do Golfo, havia seguido os demais países árabes daquele conselho, nas medidas adotadas contra o Catar em 2017. Agora, participou do acordo em que tais medidas foram levantadas, abrindo espaço par a retomada dos voos entre os dois países.

Quando da suspensão, a Qatar Airways voava regularmente para Alexandria, Cairo e Luxor. Agora, a aérea catari anunciou a retomada das rotas para Cairo e Alexandria.

E a boa notícia é que os voos de Doha para o Cairo foram retomados na segunda-feira (18) passada, como comprovam os dados do Flightradar24:

  • Voo QR1301 – DOH-CAI – operado no B787-8

A rota de Doha para Alexandria será retomada hoje (25). Curiosamente, o voo programado para sexta-feira (29) não está sendo comercializado.

  • Voo QR1317 – DOH-HBE – operado no A320


Emissão com milhas e pontos

A notícia fica ainda melhor, ao constatarmos que os voos já estão no acervo para emissão com milhas, tanto no programa Smiles quanto LATAM Pass.

Para voar de Doha par o Egito, o Smiles está mostrando tarifas bastante razoáveis, com ampla dispobilibidade para emissão em Primeira Classe, como são classificados os voos regionais (intra-Golfo e Oriente Médio), em Classe Executiva. Para emissão direta saindo do Brasil, infelizmente as tarifas estão altas, além de que o último trecho (DOH-CAI) está sendo incluído em Classe Econômica.

Já o LATAM Pass não retornou disponibilidades em Classe Executiva, partindo do Brasil, não obstante tenhamos pesquisado diversas datas. Para Classe Econômica, tarifou em valor razoável, GRU-CAI, com conexão em DOH, por 54.000 pontos LATAM Pass.


Exemplos de emissões

Mostraremos, resumidamente, alguns exemplos de emissõees nos dois programas nacionais citados, lembrando que também  é possível usar os programas da Iberia, British Airways e American Airlines, para emitir passagens com pontos para voar pela Qatar Airways, o que, a priori, não recomendamos para a rota.

Emissão via Smiles

Os valores destes trechos curtos estão bem atrativos pela Smiles, principalmente pra viajar em cabine premium.

  • Doha para Cairo – 19.400 milhas (18.000, pagando com cartão Smiles) o trecho em Classe Econômica

  • Doha para Cairo – 42.600 milhas (39.900, pagando com cartão Smiles) o trecho em Primeira Classe (Executiva intra-Oriente Médio)

  • Doha para Alexandria – 21.100 milhas (19.500, pagando com cartão Smiles) o trecho em Classe Econômica

  • Doha para Alexandria – 46.300 milhas (43.400, pagando com cartão Smiles) o trecho em Primeira Classe (Executiva intra-Oriente Médio)

Para quem sai do Brasil também tem a possibilidade de emitir tudo no mesmo bilhete, embora além de tarifa alta, tá montando o último trecho em econômica. Veja:

  • São Paulo para Cairo com conexão em Doha – 198.100 milhas (193.100, pagando com cartão Smiles) a ida em Classe Executiva (GRU-DOH-CAI)

Emissão via LATAM Pass

Já utilizando pontos LATAM Pass, não encontramos disponibilidade em Classe Executiva, mas o valor da tabela em Classe Econômica é bastante razoável:

  • Doha para Cairo – 24.000 pontos o trecho em Classe Econômica

  • Doha para Alexandria – 24.000 pontos o trecho em Classe Econômica

  • São Paulo para Cairo com conexão em Doha – 54.000 pontos o trecho em Classe Econômica

Como podem ver, se o interesse for voar de/para Doha, as rotas do Egito estão com valores em milhas/pontos bastantes atrativos, inclusive com boa oferta de vagas em Classe Executiva (no Smiles). O LATAM Pass, infelizmente, ainda não tá mostrando disponibilidade em Classe Executiva. Aliás, tentamos pesquisar eventuais vagas em executiva pelo AAdvantage, da American Airlines, e também não encontramos disponibilidade saindo do Brasil.


Primeira classe intra-golfo

Apesar de não ter a cabine de “Primeira Classe” a bordo, alguns voos da Qatar nas rotas intra-golfo ou dentro do Oriente Médio, são vendidos apenas com 2 classes: Primeira ou Econômica. Apesar da QR usar a nomenclatura “Primeira Classe” para esta tarifa, a cabine na qual você viajará será Executiva, já que a empresa não possui nenhum avião com First nestes voos curtos, seja em aeronaves de um corredor ou dois.

Como a emissão está mostrando Primeira Classe, é bem provável que os passageiros tenham acesso ao Al Safwa First Class Lounge, que é o excepcional lounge da Primeira Classe da Qatar Airways.


Comentário

Esta é uma excelente notícia para nós que agora podemos utilizar a Qatar para chegar até o Egito, que está aberto para brasileiros.

Quem já está pensando em emitir algo? Conte pra gente nos comentários!


Dica! No “Guia da minha viagem de férias no Egito, publicado pelo Lorenzo, você pode conferir sugestões de roteiro e hotéis no país.

Baixe o app Passageiro de Primeira

google-play
app-store

O maior portal de Programas de Fidelidade do Brasil.
Tudo sobre milhas e pontos, avaliação de voos, salas VIP, hotéis, cartão de crédito e promoções.