A Qatar Airways terá dois voos para o Brasil diariamente a partir de agosto. De acordo com nossas pesquisas, a nova frequência inicia no dia 02 de agosto.
Detalhes dos voos
Confira abaixo como ficarão as operações da companhia:
Doha (DOH) x São Paulo (GRU)
Voo: QR773
Dias de operação: todos os dias
Horário: decola às 07h30 e chega às 15h40
Doha (DOH) x São Paulo (GRU))
Voo: QR779
Dias de operação: todos os dias
Horário: decola às 01h45 e chega às 09h55
São Paulo (GRU) x Doha (DOH)
Voo: QR774
Dias de operação: todos os dias
Horário: decola às 02h40 e chega às 23h00
São Paulo (GRU) x Doha (DOH)
Voo: QR780
Dias de operação: todos os dias
Horário: decola às 21h10 e chega às 17h30 (+1)
Disponibilidade de bilhetes
Os bilhetes para a rota já estão disponíveis para a compra no site da própria Qatar Airways, OTA’s (online travel agencies) e demais agências de turismo. Veja exemplos abaixo:
DOH x GRU (QR773)
DOH x GRU (QR779)
GRU x DOH (QR774)
GRU x DOH (QR780)
Disponibilidade de bilhetes por milhas e pontos
Para quem utiliza os programas de fidelidade nacionais, é possível emitir passagens para voar com a Qatar Airways através de dois programas: Smiles e LATAM Pass. Veja exemplos abaixo:
Smiles (Econômica e Executiva):
LATAM Pass (Econômica e Executiva):
Lembrando que também é possível emitir voos da Qatar Airways com pontos e milhas de outros programas de fidelidade, em especial de companhias da oneworld, como o AAdvantage (American Airlines), Executive Club (British Airways) ou Iberia Plus (Iberia), por exemplo.
O A350 da Qatar
O A350-1000 da Qatar oferece 327 assentos em duas cabines, na seguinte configuração:
- 46 assentos Qsuite Classe Executiva (layout 1-2-1)
A Qsuite, com portas deslizantes e divisórias retráteis que transformam o ambiente em “uma sala”, deu a companhia o título de melhor Classe Executiva do mundo. Veja o nosso review completo voando na Qsuite do B77W nesse link.
- 281 assentos na Classe Econômica (layout 3-3-3)
Comentário
Essa é uma excelente notícia! A opção de dois voos no mesmo dia já estava presente na rota, porém, sendo realizados apenas três vezes na semana. Com a novidade, os passageiros vão poder contar com as duas opções todos os dias entre São Paulo e Doha.
Com isso, a melhor Classe Executiva do mundo voará para o Brasil 2x por dia, resultando em uma maior disponibilidade para emissão de passagens, incluindo utilizando pontos e milhas.
Em um comparativo simples com a Emirates – sua principal concorrente nos trechos operados entre Brasil e Oriente Médio – percebemos que a Qatar está ganhando cada vez mais espaço.
No cenário pré-pandemia, a Emirates tinha o grande um grande diferencial: o A380. Porém, devido aos impactos causados pelo novo coronavírus, a companhia optou por operar com o B777-300ER no retorno dos voos ao Brasil, aeronave que oferece uma menor quantidade de assentos, e também diminuiu as frequências dos voo de diárias para cinco vezes na semana. Depois de algumas desistências, porém, a companhia informou que irá voltar operar com o super jumbo em outubro desse ano.
Apesar de ter retomado os voos após cinco meses, a Emirates cancelou os voos para o Aeroporto Internacional do Rio de Janeiro (GIG) e não tem previsão de volta. Com isso, a única rota operada pela companhia entre o Brasil para o Oriente Médio é São Paulo x Dubai. Aliás, até o final de outubro, por exemplo, a companhia vai seguir operando apenas cinco voos por semana nessa rota.
Isso significa que, em número absolutos, a Qatar vai oferecer 14 voos semanais contra apenas 5 da Emirates. Em relação ao número de assentos disponíveis durante os meses de agosto, setembro e outubro, temos o seguinte cenário:
Qatar (GRU x DOH)
- Oferta diária: 654 assentos;
- Oferta semanal: 4.578 assentos.
Emirates (GRU x DXB)
- Oferta diária: 354 assentos assentos;
- Oferta semanal: 1.770 assentos.
A proporção de assentos disponíveis é de aproximadamente 2,5x a mais para cada semana, sendo essa uma diferença bem relevante. Lembrando que os aeroportos de Doha e Dubai são importantes hubs que oferecem conexões convenientes para Ásia, África e Oceania, por exemplo.
O que você achou da novidade?