fbpx

Qatar Airways volta atrás e bilhetes emitidos com milhas continuarão com acesso às salas VIP

Notícias Programas de fidelidade

Por Lorenzo Firmino

Anteontem uma notícia envolvendo bilhetes prêmio e a Qatar Airways correu a internet. Segundo o Executive Traveller, estes bilhetes [emitidos com milhas] não dariam mais acesso gratuito as fabulosas salas VIP da companhia no Aeroporto Internacional de Doha. Felizmente, nada mudou e tudo parece ter sido apenas um mal-entendido.


Como tudo começou

O pontapé dessa história foi dado há quase 10 dias, quando a Qatar Airways lançou uma tarifa de executiva simplificada. Chamada de “Business Class Classic” (ou Classe Executiva Clássica, ao pé da letra) essa tarifa:

  1. Elimina o acesso gratuito aos lounges do hub da companhia em Doha;
  2. Elimina a marcação de assentos gratuita pela internet;
  3. Gera menos milhas (no caso de bilhetes comprados e não emitido com milhas);
  4. Tem um maior custo de cancelamento (no caso de bilhetes comprados e não emitido com milhas).

Com essa tarifa a Qatar Airways poderá vender assentos de Classe Executiva por um preço mais competitivo. De fato, na nossa simulação houve uma redução de quase USD300 no trecho São Paulo x Doha.

Particularmente, não gostei da “novidade”. Parte importante da experiência em Classe Executiva é o acesso gratuito à sala VIP. Comercializando uma tarifa que elimina este acesso, a companhia pode acabar criando uma tendência no setor – ainda que de forma involuntária.


A confusão

O alvoroço foi instaurado quando um porta-voz da companhia disse ao Executive Traveller que bilhetes prêmio passariam a ser emitidos na tarifa “Business Class Classic”. No mesmo dia a notícia percorreu o mundo e fez angústia dos #AvGeeks aficionados por milhas (inclusive, a minha – vale notar).

Para complicar ainda mais a situação que não foi nada bem recebida pelos passageiros, um guia sobre a família de tarifas da Qatar Airways distribuído recentemente para agências de viagens em todo o mundo diz:

“As reservas de bilhetes prêmio receberão os atributos do produto Business Class Classic (…) contudo, vamos oferecer seleção de assento gratuito e acesso à sala VIP para clientes elite da Qatar e oneworld”.

Esta informação recebida por agências de viagens deixava claro que o porta-voz da companhia não estava equivocado.


24h depois…

A Qatar Airways disse ao Executive Traveller que a informação estava errada e não fez nenhuma alteração na política de bilhetes prêmio como resultado de mudanças na família de tarifas.

O porta-voz da companhia completou: “qualquer passageiro que reservar um bilhete prêmio em Classe Executiva receberá os mesmos benefícios de antes, incluindo acesso gratuito à sala VIP e marcação de assento”.


A Qatar voltou atrás ou foi mesmo um equívoco?

No meu ponto de vista, não foi um equívoco já que a mesma informação foi confirmada pelo porta-voz da Qatar e através do guia da família de tarifas recebido por agências de viagens. A repercussão amplamente negativa pode ter feito com que a companhia desse um passo atrás – e isso é positivo não só pelo fato das coisas continuarem como antes, mas pela capacidade da empresa de reconhecer que aquela medida não era adequada.


Comentário

Nada muda! O Al Safwa e Al Mourjan continuam liberados para quem emitir bilhetes prêmio em programas de fidelidade como o LATAM Pass e a Smiles, por exemplo.

E, consequentemente, o Krug também (no caso do Al Safwa)! 🍾


*Entramos em contato com a Qatar Airways e, caso seja necessário, atualizaremos esse artigo com novas informações.

Baixe o app Passageiro de Primeira

google-play
app-store

O maior portal de Programas de Fidelidade do Brasil.
Tudo sobre milhas e pontos, avaliação de voos, salas VIP, hotéis, cartão de crédito e promoções.