Qual a melhor época para visitar a Disney e Orlando?

Disney e parques temáticos Diversos

Por Bernardo Paldes

Seguindo com nossa série de posts sobre a Disney e Orlando, uma das primeiras dúvidas de quem pretende viajar para a região é sobre o momento de quando ir. Cada mês terá seu conjunto de pontos positivos e negativos e, por isso, vamos explicar nesse post tudo que você precisa saber.

orlando chuva

 pular para…


Um pouco de contexto

Nos anos 60, com o sucesso da Disneyland na Califórnia, os irmãos Disney receberam centenas de pedidos para construir outros parques em diversas cidades e locais no mundo. Apesar disso, o próximo projeto foi definido que seria nos Estados Unidos e, graças ao clima mais estável e agradável, onde até mesmo no inverno as temperaturas não eram tão baixas como em outras regiões do país, Orlando foi a região escolhida.

A ideia era evitar que o histórico de visitação dos parques fosse determinado apenas pelo clima em conjunto com os eventuais períodos de férias e feriados. Isso porque o novo projeto sempre foi idealizado para ser um destino a ser visitado durante todo o ano – mas não há como negar que o “quando ir” é algo que deve ser levado em consideração no planejamento de sua viagem.


Existe uma melhor época para ir a Orlando?

A resposta de quem é fã é que não existe um melhor momento, pois toda época é boa e sempre é possível viver uma experiência diferente. Sua escolha vai variar conforme o que é mais importante na sua opinião: para alguns, pode  ser a decoração de natal; para outros, o clima mais ameno ou, então, a possibilidade de visitar os parques e também ver um jogo de NBA. Ou seja, a melhor época para ir a Orlando depende de suas preferências!

Sabemos que uma pergunta frequente é: qual a época mais vazia? Infelizmente, isso não existe mais, principalmente se considerarmos o ano de 2022 que foi super atípico. Com a retomada do setor de turismo e a reabertura dos Estados Unidos, os parques tiveram recordes de visitação com números maiores do que antes da pandemia. Isso causou, entre outras coisas, o aumento dos preços dos ingressos, mas ainda assim, o número de visitantes não parece querer diminuir. 

Esse é o motivo de não ter uma resposta simples sobre melhor época para ir a Orlando, mas saiba que alguns fatores são constantes, importantes e devem ser considerados: 

  • Flexibilidade – algumas pessoas têm a possibilidade de escolher o período de ir, outras, infelizmente, ficam mais amarradas a um mês específico. Isso não é um problema desde que você entenda o que esperar. Não deve existir nada que mude o fato que Julho e Dezembro serão os meses mais cheios.
  • Clima – dizer para evitar o alto verão ou inverno é apenas repetir o que sempre é falado por aí. Verifique como é clima para o período, mas esteja ciente que imprevistos acontecem. Em abril, por exemplo, podem haver noites frias e dias com quase 35 graus. Haja mala e roupa para toda essa variação!
  • Eventos Corporativos – a cidade conta um um belo Centro de Convenções e se tornou também um destino muito procurado para eventos corporativos. Mas o que isso tem a haver com suas férias? Hotéis podem ficar mais caros ou indisponíveis, pois todo mundo sempre aproveita para dar uma fugidinha para os parques.
  • Eventos nos parques – todos os parques realizam diversos eventos durante o ano, com diferentes temas. Algumas dessas datas se tornam bastante concorridas, podendo esgotar os ingressos rapidamente. O final de outubro com o Halloween e o final de dezembro com o Natal são momentos super disputados. 
  • Férias e feriados – talvez você não saiba, mas cerca de 85% dos visitantes de Orlando são dos Estados Unidos. O número de visitantes internacionais varia entre 10% e 15%. Quando os períodos de férias ou feriados dos Estados Unidos se juntam aos momentos que também são férias em outras partes do mundo, não tem jeito: alta temporada de visitação na cidade e nos parques. 
  • Preços – quem não quer fazer uma viagem dessas e pagar o mínimo possível? Pois saiba que todos os eventos e acontecimentos são muito bem estudados e considerados pelas empresas da cidade. Basicamente todos os parques agora definem o preço do ingresso por época, podendo variar de acordo com a data. Quer uma boa dica? Quanto mais barato o ingresso, maior a expectativa de parques mais vazios.

disney fila

Orlando – Nosso guia mês a mês

Para tentar responder todas as dúvidas, confira agora nosso guia com as principais características de cada mês e diversos detalhes sobre o que mais está acontecendo na cidade. Os eventos mencionados são os mais tradicionais e parte do calendário fixo, mas ainda assim podem haver eventos adicionais. Outra observação: para os dados climáticos, consideramos a média histórica, mas podem haver mínimas e máximas fora da curva.

Janeiro 

  • Como é o clima:  Temperaturas médias de 15°C, com máximas em torno dos 20°C e mínimas que chegam a 8°C. Média de 50 mm de chuvas. É o mês normalmente mais frio e menos chuvoso. 
  • Datas importantes: Martin Luther King Day (terceira segunda-feira do mês)
  • Eventos e acontecimentos: Final de Semana da Maratona Disney (Walt Disney World Marathon Weekend), Festival de Artes e Música no Epcot (EPCOT International Festival of the Arts), Temporada regular de jogos NBA
  • Outros detalhes: As duas primeiras semanas costumam apresentar parques mais vazios depois de dezembro ter sido super concorrido. É uma boa época para visitar, com um número um pouco maior de visitantes no final do mês, porém é um período mais frio – se quiser conhecer os parques aquáticos, talvez não seja o melhor momento. Prepare-se para noites frias e dias que podem ser bem amenos.

Fevereiro

  • Como é o clima: Temperaturas médias de 16°C, com máximas em torno dos 22°C e mínimas que chegam a 9°C. Média de 80 mm de chuvas. O clima é muito parecido com Fevereiro.
  • Datas importantes: President’s Day (terceira segunda-feira do mês), Super Bowl (segundo domingo do mês)
  • Eventos e acontecimentos: Festival de Artes e Música no Epcot (EPCOT International Festival of the Arts), Final de Semana da Meia Maratona das Princesas Disney (Disney Princess Half Marathon Weekend), Carnaval na Universal (Mardi Gras), Festival de Comida dos Sete Mares no SeaWorld (SeaWorld Seven Seas Food Festival), Temporada regular de jogos NBA
  • Outros detalhes: O Super Bowl costuma atrair muitos visitantes, inclusive pelo tradicional desfile dos campeões no Magic Kingdom. De modo geral, é mês um pouco mais movimentado que janeiro, com mais feriados e eventos, incluindo até um carnaval nos parques Universal. 

Março

  • Como é o clima: Temperaturas médias de 19°C, com máximas em torno dos 25°C e mínimas que chegam a 12°C. Média de 90 mm de chuvas.
  • Feriados importantes: Nenhum, mas alguns lugares fazem decorações para a Páscoa, se for nesse mês
  • Eventos e acontecimentos: Festival de Flores e Jardins do Epcot (EPCOT International Flower & Garden Festival), Festival de Comida dos Sete Mares no SeaWorld (SeaWorld Seven Seas Food Festival), Temporada regular de jogos NBA
  • Outros detalhes: Com o início da primavera, o frio começa a ir embora, dando início ao que muitos consideram a época perfeita para aproveitar a cidade e os parques. Alguns cuidados devem ser observados na segunda quinzena de março com o início da temporada de férias nos Estados Unidos conhecido como o Spring Break. Os parques costumam ficar mais cheios, além dos preços de hotéis e ingressos mais caros.

Abril

  • Como é o clima: Temperaturas médias de 22°C, com máximas em torno dos 30°C e mínimas que chegam a 15°C. Média de 65 mm de chuvas.
  • Feriados importantes: Nenhum, mas alguns lugares decoram e vão enfeitar para a Páscoa, se for nesse mês
  • Eventos e acontecimentos:  Festival de Flores e Jardins do Epcot (EPCOT International Flower & Garden Festival), Final de Semana surpresa de Maratona Disney (runDisney Springtime Surprise Weekend), Festival de Comida dos Sete Mares no SeaWorld (SeaWorld Seven Seas Food Festival)
  • Outros detalhes: Se visitar um parque aquático era mais difícil em janeiro, agora o tempo já se encontra na medida certa. Alguns cuidados ainda devem ser tomados de acordo com as férias nos Estados Unidos, que tornam a primeira quinzena mais concorrida. Já a segunda pode ser um ótimo momento com parques mais tranquilos. Pra quem gosta de NBA, a temporada regular acaba no inicio do mês. 

Maio

  • Como é o clima: Temperaturas médias de 25°C, com máximas em torno dos 32°C e mínimas que chegam a 18°C. Média de 85 mm de chuvas.
  • Feriados importantes: Memorial Day (última segunda-feira do mês)
  • Eventos e acontecimentos:  Festival de Flores e Jardins do Epcot (EPCOT International Flower & Garden Festival), Festival de Comida dos Sete Mares no SeaWorld (SeaWorld Seven Seas Food Festival)
  • Outros detalhes: Historicamente, o mês de maio tinha um número de visitantes menor, mas isso não aconteceu neste ano de 2022. Ainda assim, é uma boa época para visitar a cidade e os parques, com bom clima e visitação na média, antes de começar a temporada de verão.

Junho

  • Como é o clima: Temperaturas médias de 27°C, com máximas em torno dos 34°C e mínimas que chegam a 22°C. Média de 170 mm de chuvas. Início oficial da temporada de furacões.
  • Feriados importantes: Nenhum.
  • Eventos e acontecimentos:   Festival de Flores e Jardins do Epcot (EPCOT International Flower & Garden Festival), Festival de Comida dos Sete Mares no SeaWorld (SeaWorld Seven Seas Food Festival)
  • Outros detalhes: Oficialmente começa o verão, a temporada de chuvas e a alta temporada de visita dos parques. Como no final do mês também tem início de férias escolares nos Estados Unidos, o número de visitantes aumenta a cada dia. É importante usar e acompanhar algum aplicativo de previsão do tempo e se precaver das tempestades que podem acontecer especialmente no final da tarde. 

Julho

  • Como é o clima: Temperaturas médias de 29°C, com máximas em torno dos 38°C e mínimas que chegam a 25°C. Média de 196 mm de chuvas
  • Feriados importantes: Independence Day (4 de Julho)
  • Eventos e acontecimentos: Festival de Comida e Vinhos no Epcot (EPCOT International Food & Wine Festival)
  • Outros detalhes: Junto com dezembro, esse é “o mês” de Orlando com parques cheios e hotéis em máxima ocupação. O verão está no auge e torna julho o mês mais quente do ano, com dias que podem passar dos 40 graus. Se for sua única chance de ir, planeje direitinho e aproveite – não deixe tudo isso te desanimar. O feriado de 4 julho costuma ter eventos especiais na cidade (e no país), com shows de fogos e desfiles.

Agosto

  • Como é o clima: Temperaturas médias de 29°C, com máximas em torno dos 38°C e mínimas que chegam a 25°C. Média de 170 mm de chuvas
  • Feriados importantes: Nenhum, mas início das decorações de Halloween na Disney.
  • Eventos e acontecimentos:  Festival de Comida e Vinhos no Epcot (EPCOT International Food & Wine Festival), Halloween na Disney (Mickey’s Not-So-Scary Halloween Party)
  • Outros detalhes: Clima muito parecido com julho e basicamente todos os comentários do mês anterior se aplicam aqui. Como o final do mês costuma apresentar menos visitantes, a Disney trouxe o início das comemorações de Halloween para essa época para incentivar mais o turismo. 

Setembro

  • Como é o clima: Temperaturas médias de 27°C, com máximas em torno dos 34°C e mínimas que chegam a 22°C. Média de 160 mm de chuvas. Época que a temporada de furacões pode se tornar mais intensa com chuvas mais fortes.
  • Feriados importantes: Labor Day (primeira segunda-feira do mês)
  • Eventos e acontecimentos: Festival de Comida e Vinhos no Epcot (EPCOT International Food & Wine Festival), Halloween na Disney (Mickey’s Not-So-Scary Halloween Party), Halloween na Universal (Halloween Horror Nights e Dark Arts at Hogwarts Castle), Halloween no SeaWorld (Howl-O-Scream), Halloween no Legoland (Brick-or-Treat Presents Monster Party)
  • Outros detalhes: Chegamos enfim ao final do verão, mas com as comemorações de Halloween agora a todo vapor nos parques. Atualmente, pode ser a melhor época para visitar a cidade, com preços razoáveis, parques não tão cheios e clima bom, especialmente no primeira quinzena do mês.

Outubro

  • Como é o clima: Temperaturas médias de 22°C, com máximas em torno dos 30°C e mínimas que chegam a 15°C. Média de 85 mm de chuvas.
  • Feriados importantes: Columbus Day (segunda segunda-feira do mês)
  • Eventos e acontecimentos: Festival de Comida e Vinhos no Epcot (EPCOT International Food & Wine Festival), Halloween na Disney (Mickey’s Not-So-Scary Halloween Party), Halloween na Universal (Halloween Horror Nights e Dark Arts at Hogwarts Castle), Halloween no SeaWorld (Howl-O-Scream), Halloween no Legoland (Brick-or-Treat Presents Monster Party)
  • Outros detalhes: A não ser que faça questão de comemorar Halloween no dia correto, evite o final do mês, pois todos os parques são mais cheios. Aproveite o último mês de temperaturas mais agradáveis, pois  o outono começa a trazer a temporada de casacos nos parques. 

Novembro

  • Como é o clima: Temperaturas médias de 19°C, com máximas em torno dos 25°C e mínimas que chegam a 12°C. Média de 50 mm de chuvas.
  • Feriados importantes: Veterans Day (11 de Novembro), Thanksgiving Day (quarta quinta-feira do mês)
  • Eventos e acontecimentos: Final de Semana de meia maratona Comida & Bebida (Disney Wine & Dine Half Marathon Weekend), Natal na Disney (Mickey’s Very Merry Christmas Party), Festival de Feriados e Festas no Epcot (EPCOT International Festival of the Holidays), Natal na Universal (Holidays at Universal Orlando Resort e Universal’s Holiday Parade featuring Macy’s), Natal no Sea World (SeaWorld Christmas Celebration), Natal no Legoland (Holidays at LEGOLAND)
  • Outros detalhes: Tradicionalmente, é o mês em que começa a temporada da NBA e os jogos do Orlando Magic costumam atrair um grande número de turistas. As celebrações e decorações de natal começam, sendo essa a sua chance de celebrar um pouco antes e ainda economizar com isso. Falando em economizar, não podemos esquecer que o final do mês traz o tradicional feriado de ação de graças e a Black Friday, movimentando as lojas e quem adora fazer uma comprinha.

Dezembro

  • Como é o clima: Temperaturas médias de 16°C, com máximas em torno dos 22°C e mínimas que chegam a 10°C. Média de 50 mm de chuvas. 
  • Feriados importantes: Chegou o Natal (25 de Dezembro).
  • Eventos e acontecimentos: Natal na Disney (Mickey’s Very Merry Christmas Party), Festival de Feriados e Festas no Epcot (EPCOT International Festival of the Holidays), Natal na Universal (Holidays at Universal Orlando Resort e Universal’s Holiday Parade featuring Macy’s), Natal no Sea World (SeaWorld Christmas Celebration), Temporada regular de jogos NBA
  • Outros detalhes: O natal, o réveillon e os dias anteriores são historicamente os dias mais cheios dos parques – no passado, já aconteceu de proibirem a entrada por determinados períodos para controle e segurança dos visitantes. É também um mês mais frio, onde basicamente parques aquáticos reduzem seus horários e podem até fechar.

Dicas essenciais

Confira algumas dicas essenciais para encarar qualquer época e clima:

  • Sabe aquele tênis mais confortável que você tem? É esse que tem que usar, em qualquer época!
  • Abuse do protetor solar, especialmente no verão, e não deixe de trazer o seu preferido ou economizar comprando fora dos parques;
  • O mesmo vale para capas de chuva, especialmente em julho e agosto, pois você VAI precisar! Não deixe de trazer a sua;
  • Falando em chuva, não vá para a fila daquela montanha russa ou atração externa quando a chuva está para chegar, pois existem grandes chances da atração ser fechada. Use o momento para comer alguma coisa ou ir em uma atração fechada.

Para quem não tem dificuldades com o inglês, fica a dica de checar o Orlando Crowd Calendar que mostra uma previsão dia a dia de como estarão os principais parques e atrações.


Comentário

Embora qualquer previsão para este ano de 2022 não tenha correspondido com a realidade, é fato que, caso a situação volte à normalidade, os meses mais vazios seriam janeiro, especialmente na primeira quinzena, fevereiro e setembro. Todavia, recentemente em uma reunião com os acionistas, a Disney deixou claro que a época de “normalidade” pode nunca mais voltar.

Maio também costuma ser um mês favorável de filas menores, e para quem não abre mão de ver as decorações de natal, considere programa para a semana após o feriado de Thanksgiving e antes da segunda semana de dezembro.

E você? Qual sua época favorita de visitar Orlando e os parques?


 confira as últimas matérias publicadas sobre a Disney e os parques temáticos:

Clube Smiles
Clube SmilesReceba até 70 mil milhas na hora + benefícios exclusivos para viajar!
Alertas de Executiva e Primeira Classe
Alertas de Executiva e Primeira ClasseFaça parte do nosso novo grupo no WhatsApp!
Clube Livelo
Clube LiveloAssine o Clube Classic e ganhe 2.000 pontos em 10 parcelas de 200 pontos
Clube LATAM Pass
Clube LATAM PassReceba 1.000 pontos por mês + até 10% de bônus em parceiros
Seguro Viagem
Seguro ViagemAté 69% de desconto na contratação do seu seguro viagem!
Ver todos os cupons

Baixe o app do Passageiro de Primeira

google-play
app-store

O maior portal de programas de fidelidade do Brasil.
Tudo sobre milhas e pontos, voos e salas VIP, hotéis e lazer, cartão de crédito e promoções.