fbpx

Qual cia aérea brasileira permite adiar o voo para o mesmo dia em rotas domésticas?

Notícias

Por Fábio Vilela

Nem sempre os nossos planos de viagem saem como o esperado, e por isto, vez ou outra não conseguimos terminar os compromissos à tempo de pegar o voo no seu horário original, não é? E é sobre isto que vou falar hoje – a possibilidade de adiar um vôo doméstico no dia do embarque!


Qual cia aérea permite a postergação de voo doméstico e qual o valor?

No Brasil, das 3 maiores empresas que operam (Azul, GOL e LATAM), somente a LATAM permite adiar o voo para o mesmo dia pagando uma taxa fixa, e hoje eu vou falar exatamente disto!

Pra quem não sabe valor é fixo de R$89,00 se a postergação for feita no site ou no aplicativo, ou R$119 no aeroporto. Você precisa ter adquirido a tarifa Light ou ter um bilhete emitido com pontos. Lembrando que a tarifa PROMO não é elegível!

Caso você tenha comprado as tarifas Plus ou Top ou seja cliente Fidelidade Black Signature, Black e Platinum, o serviço está disponível gratuitamente. A informação de que clientes Sapphire/Emerald de outros programas teriam o benefício gratuito foi retirada do site, mas vou checar se o benefício ainda permanece.

As empresas Azul e GOL permitem alterar o voo para outro mais tarde apenas pagando a multa e diferença de valor – dependendo da sua tarifa.

OBS: Cliente Smiles Diamante podia adiar o voo para 6hrs do horário original, mas o benefício não está mais disponível conforme confirmado com a Assessoria de Imprensa do programa.


Regras da LATAM para adiar um voo doméstico

Você pode fazer a alteração a partir de 0h do mesmo dia da sua viagem, mas leve em consideração as seguintes condições:

  • Você deve estar viajando em voos nacionais dentro do Brasil.
  • O voo deve ser operado pela LATAM Airlines.
  • Sua passagem deve ter sido comprada nas tarifas Light, Plus ou Top.
  • Você pode ter comprado as suas passagens com pontos Multiplus ou com milhas LATAM Pass.
  • Você não pode ter contratado nenhum dos seguintes serviços especiais: menu especial para crianças, refeição especial, animal no bagageiro, menores desacompanhados e assistência para gestantes, idosos ou passageiros com mobilidade reduzida.
  • Você não pode ter despachado sua bagagem.
  • Para voos com conexões, não se pode adiantar ou postergar apenas um dos trechos. Qualquer alteração terá efeito para a viagem completa, ou seja, se você adiantar ou postergar o voo de origem, a alteração vai incluir todas as paradas, até o destino final.
  • As opções de adiantar ou postergar o seu voo estão sujeitas à sua rota e ao aeroporto em que você se encontra.

Considerações finais

Bom, mas porque eu resolvi fazer este post? Justamente para incentivar/sugerir para as outras cias aéreas (Alô Azul e GOL!) à adotarem a mesma política. O fato de você poder embarcar em qualquer voo do dia, seja mais cedo ou mais tarde – te traz uma ótima flexibilidade de ainda sim conseguir se programar caso algo saia fora do previsto.

Eu que tenho voado quase que semanalmente entre São Paulo e Uberlândia, posso garantir que é um BAITA benefício e que tem me economizado algumas centenas de reais, pois nem sempre o voo que eu quero é o mais barato na data da compra. Portanto, já sabendo que tenho a chance de mudar o voo, acabo optando pela LATAM.

Então fica a dica para as outras empresas: passem a adotar a política do “Same-day flight change” não somente para antecipar os voos (que todas já permitem), mas também para adiá-los – nós passageiros agradecemos, não é mesmo?

Agora quero saber – Vocês costumam usar mais a função de adiar ou antecipar o voo? Me ajudem nessa nos comentários – afinal união faz a força!

Newsletter

O maior portal de Programas de Fidelidade do Brasil.
Tudo sobre milhas e pontos, avaliações de voos, salas vips, hotéis, cartões de crédito e promoções.