fbpx

RIOgaleão conquista selo internacional que atesta medidas de prevenção à COVID-19

Aeroportos Notícias

Por Rafael Castro

O RIOgaleão é o primeiro aeroporto do Brasil a receber o selo do WTTC (World Travel & Tourism Council – Conselho Mundial de Viagens e Turismo), chancelando que o Aeroporto Internacional Tom Jobim está colocando em prática uma série de medidas para garantir a segurança de passageiros e da comunidade aeroportuária na fase de retomada das operações aéreas domésticas e internacionais no país.

Foto aérea do RIOgaleão

Para a conquista do selo Safe Travels, que possui respaldo da Organização Mundial do Turismo (OMT), o RIOgaleão apresentou as medidas tomadas para a adoção dos protocolos obrigatórios que garantem a segurança das operações aeroportuárias durante toda a jornada do passageiro, distribuídas em quatro pilares.

“Neste momento de retomada do fluxo de operações, oferecer segurança sanitária e reconquistar a confiança dos nossos passageiros são prioridades para o RIOgaleão. Os dois selos atestam esse compromisso do aeroporto com os viajantes, em um cenário em que a segurança para retomar planejamentos é fundamental. A chancela das duas entidades mostra que somos o gateway do Rio de Janeiro que dá essas garantias aos passageiros”, explica Alexandre Monteiro, presidente da concessionária RIOgaleão.

Os pilares atestam as medidas tomadas para desinfecção do terminal, ações para garantia do distanciamento social, lembrando que a amplitude do Aeroporto Internacional Tom Jobim é um de seus diferenciais positivos para evitar aglomerações; o uso de equipamentos de proteção individual por passageiros e comunidade aeroportuária, as tecnologias de medição de temperatura e mapa de calor do terminal, além de apresentar as medidas adotadas pelo setor de serviços, varejo e alimentação.

Vale ressaltar que os protocolos sugeridos pela WTTC para os aeroportos candidatos ao selo Safe Travels foram compilados com base no material produzido pela Airports Council International (ACI) em torno da garantia das operações aeroportuárias de forma segura, saudável e responsável. O documento intitulado “Takeoff: Guidance for Air Travel through the COVID-19 Public Health Crisis” fornece orientações detalhadas para a indústria da aviação para que sejam implementadas pelos Estados. Os protocolos da WTTC também levam em consideração as diretrizes da própria Organização Mundial da Saúde (OMS). O objetivo é garantir que os protocolos estejam em vigor em todas as etapas da jornada do passageiro, de modo a oferecer experiências de viagens seguras, com maior foco nas orientações de saúde e segurança.

Riogaleao safe travels

Imagem: Divulgação / RIOgaleão.


Outros prêmios conquistados pelo aeroporto

Além do selo de alcance mundial, o RIOgaleão também conquistou o selo Turismo Consciente, concedido pela Secretaria de Estado de Turismo do Rio de Janeiro (SETUR-RJ). A chancela é direcionada aos estabelecimentos do setor de turismo, como forma de identificar hotéis, restaurantes, atrações turísticas e terminais que estão seguindo os protocolos necessários para garantir a segurança de seus visitantes.

A concessionária tem sido um ente atuante nas medidas e discussões que o setor turístico está buscando para reconquistar a confiança dos visitantes. O RIOgaleão participou ativamente do desenvolvimento dos 10 mandamentos que garantem aos estabelecimentos do Rio de Janeiro a obtenção do selo Turismo Consciente. A conquista das duas chancelas que apresentam o RIOgaleão como um hub seguro e preparado para receber visitantes mostra o engajamento do aeroporto na promoção da retomada responsável das atividades turísticas do Rio de Janeiro.


Comentário

Vale lembrar que o WTTC é um fórum que representa mundialmente o setor de Turismo. Fazem parte desse fórum mais de 200 CEOs e Presidentes de muitas das principais empresas relacionadas às viagens, como hotéis, empresas aéreas, aeroportos, operadoras de turismo, dentre outras, permitindo-lhes falar em uma só voz com governos e organismos internacionais. Nesse sentido, receber um selo de uma organização tão importante em termos mundiais significa que, de fato, o RIOgaleão vem trabalhando de forma bastante responsável a questão da segurança da experiência dos passageiros especificamente em relação à pandemia do novo coronavírus.

Recentemente, noticiamos que o Aeroporto de Istambul havia sido o primeiro no mundo a receber a Acreditação de Saúde da ACI, uma organização específica do setor aeroportuário. Na América Latina, o Aeroporto de Quito foi o primeiro a ser acreditado pelo programa da ACI no final do mês de agosto. Até o momento, nenhum aeroporto brasileiro recebeu tal acreditação, mas as notícias dos bastidores informam que há iniciativas nesse sentido. Esperamos poder noticiar também essa conquista em breve.

O maior portal de Programas de Fidelidade do Brasil.
Tudo sobre milhas e pontos, avaliação de voos, salas vip, hotéis, cartão de crédito e promoções.