fbpx

RIOgaleão – O Guia do Aeroporto

Notícias

Por Rafael Castro

Desde que o Aeroporto do Galeão foi concedido à iniciativa privada ele tem passado por grandes mudanças e transformações! Nesse review, além de relatar a minha percepção em relação ao aeroporto a partir de vários critérios, te dou todas as informações que você precisa para passar tranquilamente pelo RIOgaleão – Aeroporto Internacional Tom Jobim, na cidade maravilhosa do Rio de Janeiro!

O Aeroporto do Galeão será avaliado de acordo com os seguintes critérios: localização e acesso; oferta de voos; sinalização e orientação; tempo de espera nas filas; limpeza; assentos e conforto; alimentação; compras; qualidade do atendimento e; internet wifi. Para cada um deles darei uma nota de 1 a 5 estrelas para chegarmos a uma média final! Bora lá?

pular para… 

  1. Localização e Acesso ao Aeroporto do Galeão
  2. Oferta de Voos no Aeroporto do Galeão
  3. Sinalização e Orientação no Aeroporto do Galeão
  4. Tempo de Espera nas Filas do Aeroporto do Galeão
  5. Limpeza do Aeroporto do Galeão
  6. Assentos e Conforto
  7. Alimentação no Aeroporto do Galeão
  8. Compras no Aeroporto do Galeão
  9. Qualidade do Atendimento
  10. Wi-Fi

Localização e Acesso ao Aeroporto do Galeão

O Aeroporto do Galeão fica na Ilha do Governador a cerca de 16 quilômetros do centro da cidade do Rio de Janeiro e a 24 quilômetros do bairro de Copacabana, na zona sul.

Para se chegar ao Aeroporto há algumas opções de transporte público, além dos serviços de taxi e dos aplicativos transporte como Uber, 99 e Cabify. Há linhas de ônibus especiais que saem da Barra da Tijuca, da Zona Sul da cidade (Leblon, Ipanema, Copacabana, Botafogo) e da Rodoviária Novo Rio direto para o aeroporto.

Há ainda ônibus comuns saindo da própria Ilha do Governador e do bairro de Bonsucesso, na cidade do Rio, e também de Charitas, em Niterói.

O BRT é mais uma das opções para se chegar ao Aeroporto do Galeão. A linha TransCarioca Expressa liga o Terminal Alvorada, na Barra da Tijuca, ao aeroporto fazendo paradas em poucas estações. A última opção é pegar o metrô até as estações Vicente de Carvalho ou Jardim Oceânico, já que as duas integram com o BRT.

Masssss, se você quiser informações mais detalhadas (incluindo valores) sobre como chegar ao Aeroporto do Galeão de ônibus, clique aqui que eu te explico tudo!

Ônibus para o Aeroporto do Galeão a partir de R$4,05!

Ah! Você também pode optar por chegar ao aeroporto de carro! Se quiser informações sobre estacionamento, este meu post aqui dá todas as informações sobre estacionamento no Aeroporto do Galeão!

Quanto custa o estacionamento no Aeroporto do Galeão?

Avaliação: para o quesito “localização e acesso” eu dou 2,5 estrelas para o Aeroporto do Galeão. Eu gostaria muito de vê-lo totalmente interligado ao sistema de metrô da cidade e até, quem sabe, com acesso marítimo pela Baía da Guanabara. Além disso, a oferta de transporte público é relativamente pequena em termos de rotas e não se tem informações tão claras sobre horários dos ônibus e pontos de parada, por exemplo.


Oferta de Voos no Aeroporto do Galeão

Todos os voos partem do Terminal 2 do Aeroporto do Galeão, uma vez que o Terminal 1 encontra-se desativado. Atualmente as seguintes empresas aéreas estão operando voos domésticos e/ou internacionais de/para o Aeroporto do Galeão:

Em relação às rotas internacionais, há voos diretos saindo do Aeroporto do Galeão para 18 países e 26 destinos localizados nas Américas, África, Europa e Oriente Médio. Isso sem contar as conexões que são INÚMERAS e possibilitam chegar a praticamente qualquer lugar do mundo! Dá uma olhada no mapa interativo que fiz mostrando todas as rotas internacionais diretas a partir do Aeroporto do Galeão (atualizado em novembro/2019):

Já os destinos domésticos são 21 espalhados por todas as regiões brasileiras e com as conexões dá para chegar em praticamente qualquer aeroporto do país! Aqui embaixo também fiz um mapa interativo para você conhecer quais são os destinos domésticos atendidos por voos que partem do Aeroporto do Galeão (atualizado em novembro/2019):

Com a chegada recente de empresas do tipo low-cost como a Norwegian, a FlyBondi e a Sky, está ficando nítido que a RIOgaleão está investindo nesse segmento. É possível que eles estejam querendo se tornar um ponto importante de atração desse tipo de empresas aéreas, o que é bem inteligente, no meu ponto de vista. Principalmente tendo em vista a redução de voos e a saída de algumas empresas nos últimos anos.

Avaliação: para o critério “oferta de voos” eu dou 3,0 estrelas para o Aeroporto do Galeão. Isso porque é muito comum termos que fazer conexões (às vezes mais de uma) em outros aeroportos para chegarmos até alguns destinos finais. Para ir até Los Angeles, por exemplo, ou se faz conexão em Guarulhos para voar com a American Airlines ou voamos até algum dos destinos operados a partir do Aeroporto do Galeão, para depois seguirmos até o LAX. Além disso, cadê um A380 operando no Galeão, hein????? Alow Emirates e Air France!!! hahahaha


Sinalização e Orientação no Aeroporto do Galeão

Desde que o aeroporto foi concedido à iniciativa privada, deu para perceber que foi feito um bom investimento em relação à sinalização e orientação dos passageiros. E ainda bem que o fizeram a sinalização era bem ruim nos dois terminais! Além de não ser visualmente atrativa ela era muito confusa para o passageiro.


Sinalização antiga do Aeroporto do Galeão – Terminal 2. Foto: Agência Brasil.

Nova sinalização do Aeroporto do Galeão. Projeto desenvolvido pela Gabrielli Produções.

A nova sinalização ficou muito boa! Ficou bem mais atrativa e facilitou mais a nossa vida!!! Dá até para saber quanto tempo caminhando levaremos até determinado gate, por exemplo!

Avaliação: para o critério “sinalização e orientação” eu dou nota 5,0 ao Aeroporto do Galeão. O novo projeto ficou bem bom mesmo! 😀


Tempo de Espera nas Filas do Aeroporto do Galeão

Aqui, vamos fazer uma diferenciação: não vou falar sobre as filas das empresas aéreas, como no check-in, por exemplo. Isso porque cada empresa trabalha de forma diferente e não daria para colocar todo mundo “no mesmo balaio”! hehehe Vamos olhar, então, para as filas do controle de segurança e da imigração do Aeroporto do Galeão.

Começando pelo controle de segurança: não tenho nada a reclamar em relação ao tempo de espera para a inspeção de segurança no Galeão. As filas costumam andar bem rápidas por lá já que há vários canais de inspeção e os funcionários são bem ágeis!

Já na imigração/migração a história geralmente é um pouco diferente… não sei porque, mas o controle de saída do Brasil costuma ser bem mais rápida do que o da chegada. Ou será que é porque na chegada estamos deprimidos pela viagem ter acabado e percebemos mais o tempo??? Pode ser! De qualquer forma, a dica para nós Brasileiros é utilizarmos os e-gates ou portões eletrônicos!

Todo mundo que tem passaporte com chip eletrônico (acho que todos hoje em dia têm, não?) pode utilizar os e-gates. Ele tem um sistema de reconhecimento biométrico-facial do passageiro e reconhece que nós somos mesmo os “donos” daquele passaporte. Ele faz uma rápida verificação no sistema da Polícia Federal e se não houver nada que impeça a nossa saída do país ele abre as portas da esperança! E isso tudo acontece em cerca de 30 segundos!

Essa foto eu tirei no Aeroporto de Guarulhos, mas o sistema é idêntico! 😀

Avaliação: para esse critério dou nota 3,0 ao Aeroporto do Galeão por conta das filas que podem ficar bastante grandes na imigração, principalmente em horários que chegam muitos voos internacionais de uma vez só. De manhã bem cedo, por exemplo, quando a maior parte dos voos internacionais está chegando, fica bem complicado! Prefira sempre as filas dos e-gates!


Limpeza do Aeroporto do Galeão

Avaliação: dou nota 4,0 para a limpeza do Galeão, só porque já peguei alguns banheiros um pouco sujos, mas, de uma maneira geral, o aeroporto costuma estar sempre bem limpo! Acho que eles poderiam investir em sistemas eletrônicos de feedback onde o próprio passageiro consegue sinalizar quando há algum “problema” em um banheiro. De qualquer modo, parabéns à equipe da limpeza!!! 😀


Assentos e Conforto

Acho que esse foi um dos aspectos que também vimos bastante diferença depois que o aeroporto foi concedido à iniciativa privada. Quem se lembra daquelas cadeiras de metal com estofado azul do Galeão??? Eu me lembro muito bem, pois elas eram UÓ!

As novas cadeiras de design suíço são bem mais confortáveis e possuem tomadas e entradas USB! Maravilha para quem viaja tendo que recarregar os equipamentos o tempo todo, né???

Novos assentos com tomadas e entradas USB.

Eles ainda colocaram algumas espreguiçadeiras e criaram uns espaços mais relaxantes e descontraídos, com poltronas mais confortáveis, tipo esse aqui da foto:

Espaço criado no Píer Sul, a parte dedicada aos embarques e desembarques dos voos internacionais do Terminal 2.

Avaliação: para o critério “assentos e conforto” dou nota 5,0 para o Aeroporto do Galeão! Só pelo fato de podermos carregar nossos equipamentos enquanto aguardamos os voos já vale a nota! rsrsrs Além do mais, ficou realmente bem confortável.


Alimentação no Aeroporto do Galeão

Um dos assuntos mais esperados, não é mesmo, caro(a) leitor(a)??? Onde comer no Aeroporto do Galeão???? Afinal de contas, nós somos pessoas que sentem muita fome e parece que o aeroporto abre o apetite da gente!

O Palaphita é um bar tradicional na cidade do Rio que fica à beira da Lagoa Rodrigo de Freitas e possui essa filial no embarque internacional do Aeroporto do Galeão.

Esse é um dos pontos em que o Aeroporto do Galeão melhorou muuuuuuuito! Antigamente tinha só aquela praça de alimentação xexelenta no Terminal 2 e outra mais xexelenta ainda no Terminal 1. Quem lembra? \o/

Resumidamente: hoje o Aeroporto do Galeão tem inúmeras opções para matar a sua fome. Tem para todos os gostos e todos os bolsos. Novas praças de alimentação foram criadas nas áreas restritas (tanto doméstica quanto internacional) e as opções nas áreas públicas também foram ampliadas e diversificadas.

Há restaurantes que as únicas lojas que existem na cidade do Rio de Janeiro estão no Aeroporto do Galeão, como o T.G.I. Fridays, por exemplo. Eles têm uma loja em área pública e outra na área restrita doméstica.

Eles incluiram também algumas marcas beeeem cariocas, para lembrar a gente de que estamos na cidade maravilhosa! Alguns exemplos: Confeitaria Colombo, Palaphita e Chocolate Q, todos no embarque internacional.

Uma coisa legal é que eles criaram o selo “O Barato do Galeão”. São promoções que os restaurantes e lanchonetes fazem com combos a partir de R$7,90.

Mas… nesse post aqui eu falo sobre tooooooodas as opções disponíveis para você matar aquela fome enquanto estiver no Aeroporto do Galeão. Falo desde as áreas públicas até as áreas restritas onde somente os passageiros entram! Dá aquela conferida!!!

Onde comer no Aeroporto do Galeão???

Avaliação: realmente hoje há muito mais opções de onde comer no Aeroporto do Galeão. Acho que há alternativas para todos os gostos e bolsos, desde McDonald’s, Burger King e Bob’s, passando por Little Mama e muitos outros, até T.G.I Friday’s ou Palaphita. Minhas críticas seriam: a falta de opções mais próximas aos portões de embarque do píer sul (voos internacionais) e a maior participação dos estabelecimentos no selo “O Barato do RIOgaleão”. Por isso, minha nota para o critério “alimentação” no Aeroporto do Galeão é 3,5!


Compras no Aeroporto do Galeão

Compras em aeroporto é sempre um assunto delicado, não é? A primeira coisa que todo mundo fala: mas é muito caro comprar qualquer coisa no aeroporto!!! E é mesmo… tenho que concordar! Mas há um movimento grande dos aeroportos pelo mundo afora do que a gente chama de “street pricing” –> as lojas cobrando no aeroporto o mesmo que cobram nas suas lojas “tradicionais”, por assim dizer.

O Aeroporto do Galeão criou, recentemente, o selo “Mesmo preço da Cidade”, que nada mais é do que a prática do street pricing que eu acabei de explicar. Atualmente são 28 lojas que aderiram ao selo e nelas é garantido que você encontrará o mesmo preço que pagaria em uma loja de rua ou de shopping.

Aí você pode me perguntar: “Mas como a gente tem certeza que eles estão cobrando o mesmo preço da cidade???”. A concessionária RIOgaleão faz uma pesquisa de preços a cada 03 meses, além disso, caso você encontre algum valor diferente pode encaminhar para a ouvidoria do aeroporto!

Exemplos de lojas que operam com o mesmo preço da cidade: Fuel, Chilli Beans, Track & Field, Havaianas, L’Occitane, Granado, Puket, Mr. Cat, Cellairis, Sunglass Hut e Maria Oiticica, além de muitas outras.

Entretanto, sabemos que nem todas as lojas aderiram ao selo. De acordo com as informações que recebi, as lojas de conveniência e de souvenir não aderiram ao programa. Pelo menos é bom saber que a concessionária está preocupada em atrair cada vez mais clientes para o aeroporto e investindo não somente em um maior mix de lojas, mas também em estratégias de preço.

Mas vamos falar de variedade? A oferta está bem mais diversificada por lá. No total, são 67 lojas espalhadas pelo Terminal 2 desde livrarias até loja de pedras como a Ehven.

Na área restrita de embarque internacional, interligadas ao Duty Free, há três áreas dedicadas a produtos de marcas cariocas ou brasileiras: Espaço Ipanema, Espaço Copacabana e Espaço Lapa. Lá vocês encontram marcas como Osklen, Farm, Redley, Havaianas, Scarf.me, Zee.Dog, dentre outras.

Espaço Copacabana no Aeroporto do Galeão

Avaliação: hoje há uma boa variedade de produtos e marcas no Aeroporto do Galeão. É possível encontrar desde marcas mais globais até aquelas bem locais, o que faz com a gente se sinta de verdade no Rio de Janeiro. A iniciativa do programa “Mesmo Preço da Cidade” foi uma ideia excelente e vai ao encontro ao que está sendo praticado nos melhores aeroportos mundo afora. É uma pena que as lojas de conveniência e de souvenir não aderiram à proposta. Então, por conta disso, dou nota 4,0 para o quesito compras no RIOgaleão.


Qualidade do Atendimento

Algumas vezes eu já tive a oportunidade de “testar” o atendimento dos funcionários do Aeroporto do Galeão e até de alguns restaurantes e lojas.

Uma vez eu estava com meus alunos fazendo uma visita técnica ao aeroporto e resolvi me passar por um americano ao comprar um prato no Giraffas. Se não fosse um brasileiro que falava inglês que também estava na fila para me ajudar (sim, ele acreditou que eu era gringo) eu estaria mais frito que a batata!!! A coisa tava na base da mímica com o funcionário do Giraffas!

Outras vezes fui fazer perguntas nos balcões de atendimento do aeroporto e sempre fui muito bem atendido. E, na realidade, qualquer funcionário do aeroporto que a gente encontra pelo caminho presta um bom atendimento, com cordialidade e segurança na informação.

É legal comentar que todo mundo que trabalha no aeroporto, digo TODO MUNDO MESMO, passa por treinamentos específicos da concessionária RIOgaleão. Então mesmo a pessoa que trabalha em um restaurante sabe (ou deveria saber) qual é o padrão de qualidade exigido pelo aeroporto.

Até eu quando fui voluntário no aeroporto durante os Jogos Olímpicos Rio 2016 tive que passar por esse curso, dentre outros. Mas esse é assunto para outro post! 😀

Algo que para mim é bem particular do Aeroporto do Galeão: a simpatia do pessoal que trabalha na inspeção de segurança! Estão SEMPRE sorridentes, sempre falam “bem-vindo ao RIOgaleão”, desejam boa viagem e são super cordiais! Estão de parabéns!!!

Avaliação: acho que deu para perceber que eu gosto bastante do atendimento no Aeroporto do Galeão, né?? Mas, pensando no passageiro estrangeiro, acho que em alguns estabelecimentos ele pode passar alguns apuros! Por isso, minha nota é 4,0! 🙂


Wi-Fi

O Aeroporto do Galeão disponibiliza 60 minutos de internet gratuita para os passageiros. A velocidade é bastante boa e o sinal está disponível em todas as áreas do aeroporto. Depois que acaba esse tempo a internet para de funcionar, mas você pode fazer login novamente e continuar usando caso você fique mais tempo por lá. Será que eu poderia passar essa informação? 😛

Avaliação: a internet Wi-Fi do Aeroporto do Galeão merece nota 5,0!

Agora que você já sabe tudo o que eu penso em relação ao Aeroporto do Galeão, não deixe de ler os outros artigos sobre esse aeroporto lá no site do PDA para você já chegar por lá sabendo tudo e não passar perrengue!

Tripulação, portas em automático! Bons voos!

Newsletter

O maior portal de Programas de Fidelidade do Brasil.
Tudo sobre milhas e pontos, avaliações de voos, salas vips, hotéis, cartões de crédito e promoções.