Duas companhias aéreas internacionais retornaram ao RIOgaleão no último final de semana. No sábado dia 17, o Aeroporto Internacional Tom Jobim voltou a receber voos regulares da Copa Airlines, vindos da Cidade do Panamá (PTY), e da Avianca Colômbia, proveniente de Bogotá (BOG). As rotas, que estavam suspensas desde o início da pandemia do novo coronavírus, reconectam o Rio de Janeiro a pontos estratégicos nas Américas, com duas operações semanais e crescendo conforme a demanda.
Copa Airlines
O retorno da rota, Cidade do Panamá (PTY) – Rio de Janeiro (GIG) foi marcado com o rebatismo do Boeing 737-800 da Copa Airlines que pousou as 05:11 da manhã do dia 17.
Avianca
O retorno da rota Bogotá (BOG) – Rio de Janeiro (GIG) também foi marcado com o rebatismo do A319 da Avianca Colombia, com a pintura comemorativa da Star Alliance, que pousou as 01:54 da madrugada do dia 17.
Retomada das operações internacionais no RIOgaleão
O RIOgaleão está retomando sua malha aérea internacional à medida que as restrições de fronteiras pelo mundo vêm sendo reduzidas. Os voos da Copa Airlines e da Avianca se juntam a outros cinco destinos internacionais retomados no aeroporto neste mês de outubro. Atualmente, o Aeroporto Internacional Tom Jobim recebe voos da AirFrance (três frequências semanais para Paris) KLM (quatro frequências semanais para Amsterdã), TAP (quatro frequências semanais para Lisboa e uma frequência semanal para o Porto) e Sky (duas frequências semanais para Santiago).
Comentário
Bom ver os voos internacionais sendo retomados em diferentes aeroportos pelo Brasil. Para quem planeja resgatar passagens utilizando pontos e milhas, essa retomada resulta em uma maior disponibilidade de assentos para emissão.
O RIOgaleão informou que a previsão para os próximos meses é de que o número de voos internacionais chegue a 36 em novembro e 50 em dezembro, o que representará 22% dos destinos operados pelo aeroporto para o exterior, antes da pandemia de Covid-19.