fbpx

Rolls-Royce está desenvolvendo o maior motor aeronáutico do mundo

Notícias

Por Equipe | Passageiro de Primeira

A Rolls-Royce começou oficialmente a desenvolver o maior motor aeronáutico do mundo, o UltraFan, com objetivo de redefinir as viagens aéreas cada vez mais visando a sustentabilidade ​​nas próximas décadas. O recorde atual pertence ao GE9X, fabricado pela GE Aviation, que foi criado para impulsionar o Boeing 777X.

Rolls-Royce maior motor mundo


Sobre o novo projeto

O primeiro módulo do projeto está em desenvolvimento no Reino Unido. O motor será a base para uma nova família de modelos UltraFan, capaz de propulsionar aviões de pequeno e grande porte, também conhecidos como aeronaves narrowbody (corredor único) e widebody (dois corredores), respectivamente. Segundo a empresa, o objetivo é de proporcionar uma melhoria de 25% na eficiência em relação ao consumo de combustível em comparação com a primeira geração do motor Trent, também desenvolvido pela Rolls-Royce.

Rolls-Royce maior motor mundo

Os executivos envolvidos com o projeto estão animados, ansiosos e confiantes. O presidente aeroespacial civil da Rolls-Royce, Chris Cholerton, afirmou que o momento é de emoção para todos na empresa. “Nosso primeiro equipamento para o desenvolvimento está chegando e estou realmente ansioso para ver o motor e pronto para teste.”, completou o presidente.


Especificações do motor

Os principais recursos de engenharia do motor incluem:

  • Fan de 140 polegadas (3,56 metros) e diâmetro total de aproximadamente 4 metros.
  • Uma nova arquitetura de núcleo Advance 3, combinada com o sistema de combustão enxuta ALECSys, para oferecer máxima eficiência na queima de combustível e baixas emissões de poluentes.
  • Pás do ventilador de titânio de carbono e um invólucro composto que reduzem o peso em até 680 kg por aeronave.
  • Componentes de composto de matriz cerâmica avançada (CMC) que operam de forma mais eficaz em temperaturas de turbina de alta pressão.
  • Um projeto com engrenagens que oferece potência eficiente para os motores de alto empuxo.

Para a empresa, a melhoria de desempenho é importante para alcançar a almejada sustentabilidade na aviação. O primeiro teste de funcionamento do motor será realizado com combustível 100% sustentável.

Baixe o app Passageiro de Primeira

google-play
app-store

10 anos! O maior portal de Programas de Fidelidade do Brasil.
Tudo sobre milhas e pontos, avaliação de voos, salas VIP, hotéis, cartão de crédito e promoções.