fbpx

Sala VIP KLM Crown Lounge – Aeroporto de Amsterdã (AMS)

Lounges Notícias

Por Lorenzo Firmino

Pessoal, no início do mês quando estava retornando do evento de contagem regressiva para os 100 anos da KLM, aproveitei para conhecer o novo lounge da companhia em Amsterdã. O KLM Crown Lounge foi revelado em dezembro do ano passado e está sendo inaugurado em estágios. Estará operando plenamente até a primavera. Com capacidade para 1.500 pessoas sentadas e 6.800 m² de área total, tem tudo para ser um dos maiores lounges de aeroportos do mundo (o maior de Guarulhos, por exemplo, tem 1.850 m²).

Lounge da KLM em Amsterdã casinhas

Logo na entrada escadas rolantes dão acesso aos dois pisos do KLM Crown Lounge (localizado fora do espaço Schengen). Ao lado das escadas, uma coleção das famosas Delft Blue houses exposta em uma parede-divisória de vidro encanta os passageiros. É impossível não perder alguns minutos observando. Hoje a KLM tem 99 modelos na sua coleção. Para comemorar seu centenário, a casa de nº 100 será apresentada em outubro.

Lounge da KLM em Amsterdã principal

O lounge, além de grande, tem o espaço bem aproveitado. Se você optar por não utilizar a escada rolante que conecta o 1º ao 2º piso, é possível ir caminhando pelo Dutch Mountain, um ‘mezanino’ cheio de mesas e assentos. Ocasionalmente, o espaço que comporta uma cabine de DJ, se transforma em uma área de eventos.

Lounge da KLM em Amsterdã mezanino

Até uma sala de TV 4K (com cara de cinema) foi construída entre os dois pavimentos do lounge.

Lounge da KLM em Amsterdã sala de tv

Observe que os assentos são posicionados em formato de plateia, oferecendo uma boa visão da TV para todos. O ambiente é ótimo para filmes e esportes (principalmente à noite, com luminosidade reduzida). É sempre empolgante acompanhar torneios e campeonatos em salas VIPs, ao lado de passageiros de todo canto do mundo – fico imaginando o quão cool seria assistir uma partida da Copa nesse espaço!

Lounge da KLM em Amsterdã sala de tv 2

Os objetos de decoração, escolhidos a dedo pela companhia, vão de louças a livros históricos.

Lounge da KLM em Amsterdã decoração

No 2º piso há um enorme mural cheio de azulejos de porcelana característicos holandeses posicionados ao lado do logo da KLM.

O destaque desse andar é a área externa (terraço), o Blue Bar e o Blue Restaurant.

O Blue Bar fica posicionado no centro espaço. Há algumas (poucas) opções de petiscos.

Lounge da KLM em Amsterdã Blue Bar

A grande maioria de bebidas alcoólicas são pagas. Geralmente, há uma opção sem custo para cada tipo delas.

  • Uma opção de gin gratuita;
  • Uma opção de rum gratuita;
  • Uma opção de vodka gratuita
  • Uma opção de conhaque gratuita;
  • Uma opção de cerveja gratuita;
  • Duas opções de uísque gratuitas;
  • Algumas opções de vinho gratuitas.

Se você deseja beber champanhe, tequila ou drink premium, terá que desembolsar alguns euros.

Outro destaque do 2º piso é o Blue Restaurant. Aconchegante e refinado. Os pratos são assinados por Joris Bijdendijk, chef estrelado pelo Guia Michelin. Lá não há opções gratuitas de comida: tudo é pago, independente de status ou classe de viagem. E qualquer um que tem acesso ao lounge, tem acesso ao restaurante.

Lounge da KLM em Amsterdã Blue Restaurant

Para quem não curte as refeições gratuitas no estilo self-service oferecidas em várias ilhas do lounge (falarei delas mais pra frente) o restaurante aparenta ser uma boa alternativa.

Como o voo de Amsterdã para São Paulo é diurno e cheguei pela manhã no aeroporto, tive muito pouco tempo no lounge e não provei a comida oferecida pelo Blue Restaurant. A foto abaixo é do cardápio do café da manhã.

Próximo ao restaurante está localizado o terraço. A área aberta do lounge tem poltronas e sofás largos, com vista privilegiada para o pátio de aeronaves.

Sala VIP KLM terraço

Como de praxe em aeroportos de cidades com clima mais frio, durante o inverno o espaço é fechado.

KLM Crown Lounge terraço

Voltando para o 1º piso do lounge, temos algumas mesas com espreguiçadeiras e um smoking room – sala onde é permitido fumar.

KLM Crown Lounge Smoking Room

Durante seis vezes por dia o acesso ao smoking room é bloqueado para limpeza por meia hora.

Não muito longe dali, cabines individuais (work stations) estão disponíveis para viajantes a negócio e/ou estudo. São equipadas com tomadas e um único assento.

KLM Crown Lounge Work Station

Em frente as cabines, iMacs estão à disposição de passageiros que viajam sem computador (‘dureza’ deve ser trabalhar nesse assento).

KLM Crown Lounge iMacs

Agora vamos ao serviço de self-service! Há ilhas com buffet nos dois pisos. Entre opções de bebidas: água, chá, café, leite, sucos e refrigerantes.

KLM Crown Lounge buffet

Lembrando que cheguei no lounge no início do dia e as opções disponíveis eram para o café da manhã.

Achei o serviço bastante limitado nesse horário, nada além do básico. Tive certa dificuldade para montar meu prato e comi pouco. Acredito que durante o almoço e jantar as opções sejam mais diversas.

KLM Crown Lounge buffet

Há uma estação com pratos quentes, que na correria, acabei não experimentando.

Sala VIP KLM

Todos os pratos e talheres oferecidos no lounge são recicláveis, feitos de papel e madeira. Particularmente, prefiro os bons e velhos pratos de porcelana e talhares de metal (a “sensação” do garfo de madeira seco na boca não é a melhor do mundo). Me pergunto, também, se tal medida é eficaz. Afinal, após o uso de pratos e talheres de papel e madeira, eles são imediatamente dispensados – enquanto os ‘tradicionais’ são reutilizados milhares de vezes. (ps: ainda que pró-ambiente, não sou especialista no assunto!)

KLM Crown Lounge prato talheres

Para quem viaja com mala de mão, lockers estão disponíveis no 1º piso. É uma boa facilidade para aproveitar o espaço sem precisar ficar carregando mala para cima e para baixo.

KLM Crown Lounge armários


Elegibilidade e Acesso

Horários de funcionamento:

  • KLM Crown Lounge: 04:45 até à partida do último voo do dia da KLM;
  • Blue Bar: 07:00 às 21:00;
  • Blue Restaurant: 07:00 às 22:00.

Tem acesso gratuito:

  • Passageiros em classe executiva/primeira classe de qualquer companhia da SkyTeam;
  • Passageiros em classe econômica com status SkyTeam Elite Plus (+1 convidado);
  • Passageiros em classe econômica da Air France ou KLM com status Smiles Diamante (sem convidado);
  • Passageiros em classe econômica com status Gold e Platinum no Flying Blue (+1 convidado);
  • Passageiros com status nos programas da Belavia, Georgian Airways e China Southern.

É possível comprar o acesso de convidados mediante pagamento de taxa (entre 25 e 50 euros/pessoa). Confira mais informações sobre acesso aos lounges da KLM nesse link.

KLM Crown Lounge acesso


Mapa do Lounge

Como a “sala” ainda não foi 100% inaugurada, banheiros equipados com chuveiros e a área de descanso (rest area) continuam indisponíveis. Temporariamente é possível tomar banho no Hotel Mercure do terminal, as reservas devem ser feitas na recepção do KLM Crown Lounge.


Comentário

O lounge foi bem construído e planejado. Chama atenção pelo tamanho. É fácil gastar algumas (boas) horas por lá. Dado a quantidade de facilities oferecidas, diria que é fácil até perder o voo! Tem restaurante, bar, terraço, work station e mini-cinema. Um spa será inaugurado na última etapa de lançamento da obra. O ambiente é descolado, colorido e cheio de vida. A iluminação natural está por todo canto – bem diferentes daquelas salas escuras e cansativas. Os quase 7.000 m² têm a cara da KLM!

Em contrapartida, a comida deixa a desejar. Pelo menos no café da manhã não tinha nada demais, as opções eram escassas. E essa ideia de oferecer drinks pagos à parte (ainda que tenham opções gratuitas), não me agrada muito. Tira um pouco do ‘VIP’, da sala VIP.

Outro quesito que não leva nota dez é a lotação. O espaço estava (bastante) cheio. O que é até compreensível, Schiphol é um dos maiores hubs da Europa e a sala recebe passageiros de todas as companhias aéreas da SkyTeam, mais parceiros. O lounge sofre com essa lotação mesmo com uma área total muito além da média de salas VIPs pelo mundo. Uma dica é ficar no 2º andar, menos movimentado que o principal.

Vale lembrar ainda que agentes da companhia estão à disposição de passageiros que precisam de um serviço personalizado e auxílio com a reserva. Além disso, totens de autoatendimento também estão disponíveis.

O que você achou do novo KLM Crown Lounge? Já passou por lá? Está dentro das suas expectativas?

Avaliação

  • Tamanho:
  • Atendimento:
  • Internet:
  • Conforto:
  • Buffet:
  • Chuveiros:
  • Business Center:
  • Entretenimento:
  • Limpeza:
  • Ocupação:
Média
8.6

Newsletter

O maior portal de Programas de Fidelidade do Brasil.
Tudo sobre milhas e pontos, avaliações de voos, salas vips, hotéis, cartões de crédito e promoções.